Gestão com OKRs na Administração (TRT17 participante)
Projeto em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=882)
Problema: O projeto pretende responder ao desafio dos Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª e da 17ª Regiões (RJ e ES) nas seguintes necessidades: desdobramento da estratégia, planejamento anual participativo, monitoramento da gestão com base em resultados, priorização dos esforços e fortalecimento da comunicação das chefias com os gestores subordinados.
Solução: Adoção da Gestão com OKRs na Secretaria Geral da Presidência e unidades subordinadas dos dois tribunais.
Já há recomendação do CNJ para a utilização de OKRs na Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), além de experiências positivas em diversos Órgãos Públicos no país, como, por exemplo, o Ministério Público do Mato Grosso do Sul, o TRE-RJ e o TCU. OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português) é uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas no Vale do Silício. De modo simplificado, pode se dizer que é uma fórmula para definir metas sendo como "Eu vou" (Objetivo) "medido por" (conjunto de resultados-chave).
Público impactado: Diretamente, os Gestores e servidores da Secretaria Geral da Presidência e unidades subordinadas, e indiretamente a Alta Administração dos tribunais.
Proposta de Valor: Adoção de ferramenta de gestão e comunicação capaz de auxiliar na criação de foco e alinhamento do esforço de toda a equipe em torno de objetivos desafiadores.
Benefícios para os TRTs: Fortalecimento das lideranças, aumento da colaboração e do engajamento e maior clareza e empoderamento para tomada de decisão.
Benefícios para a sociedade: Aumento da transparência na gestão, melhoria do desempenho dos Tribunais e aumento da geração de valor para a sociedade.
Métricas de avaliação / Indicadores de resultado: 1. Definição de pelo menos um OKR para cada unidade participante. 2. Realização de pelo menos um ciclo completo da metodologia em cada unidade participante.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável impactado: 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Etapas de implementação: Datas / Eventos: 24/5 às 14h / Reunião para elaboração do Canvas do projeto 06/6 às 14h / Palestra de sensibilização sobre adoção de OKRs com o professor Marcos Barros e a servidora do MPMS Sabrina Baes 13/6 às 14h / Reunião de análise de cenário e proposta de objetivos trimestrais De 13/6 a 12/9 / Reuniões quinzenais de impulsionamento 12/9 / Reunião de fechamento do 1º ciclo de OKRs e celebração dos resultados e lições aprendidas.
Recursos humanos: Representantes das áreas de Inovação, Gestão de Pessoas, Governança e Estratégia e servidores da Secretaria Geral da Presidência e unidades subordinadas.
Infraestrutura: Salas de reuniões e Recursos de TI, inclusive para teleconferências.
Parcerias: TRT1, TRT17, MP-MS e Prof. Marcos Barros.
Recursos financeiros: Não identificados.
- E-mail do laboratório: inovacao@trt17.jus.br