UAILive sobre o tema “Nudges: vai um empurrãozinho aí?”
- Data de Início: 28/06/2023
- Horário Início: 19:00
- Data de Fim: 28/06/2023
- Horário Fim: 20:00
- Modalidade: Virtual
A Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais promoveu, no dia 28/06/2023 um debate online (UAILive) sobre o tema “Nudges: vai um empurrãozinho aí?”. O evento foi transmitido pelo canal do youtube da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O público-alvo foram magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, colaboradores terceirizados e colaboradoras terceirizadas do TJMG e público externo.
A UAILive abordou o que incentiva você a realizar uma escolha, tomar uma decisão ou influencia seu comportamento, também conhecido como “nudges” (empurrãozinho, em inglês). Essa teoria vem ganhando espaço nas rodas de conversa e está associada ao conceito de “arquitetura de escolhas”.
Os mediadores da atividade foram o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da UAILab, Rodrigo Martins Faria, e a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj) do TJMG, responsável pelo UAILab, Priscila Pereira de Souza. O palestrante foi o juiz Salomão Akhnaton Zoroastro Spencer Elesbon, do 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Colatina (ES) e membro da 2ª Turma Recursal do Espírito Santo.
Segundo o juiz Rodrigo Martins Faria, a live tratou da utilização da neurociência e de como o subconsciente controla e molda o nosso comportamento. "O nudge, que significa 'empurrãozinho', em tradução livre do inglês, vem dessa ideia de neurociência aplicada às políticas públicas no Poder Judiciário e em qualquer campo em que você lida com pessoas e o comportamento delas é relevante”, disse.
Ele acrescentou que “os nudges trabalham com a ideia de criar ambientes e aproveitar-se de recursos que se utilizam do comportamento cerebral para conduzir as pessoas de alguma forma. Um bom exemplo é estimular as pessoas a jogar lixo na lixeira. Os nudges podem ajudar a aumentar os cuidados com a saúde, fazer caridade com os necessitados etc”.
A live contou também com a participação da servidora do TJMG, Stefânia Ferraz, da 1ª Câmara Criminal, e do músico Wibner Canuto, que apresentaram alguns sucessos da Música Popular Brasileira na abertura e no encerramento da atividade.
Assista à live na íntegra Uailive
- E-mail do laboratório: uailab@tjmg.jus.br