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OFICINA COLABORATIVA PARA FORTALECER A IMAGEM DA COMISSÃO DE ASSÉDIO E ORIENTAR PÚBLICO INTERNO DA JFPR SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL.

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  • Data de Início: 19/03/2021
  • Horário Início: 00:00
  • Data de Fim: 29/03/2021
  • Horário Fim: 00:00
  • Modalidade: Presencial

OFICINA COLABORATIVA PARA  FORTALECER A IMAGEM DA COMISSÃO DE ASSÉDIO E ORIENTAR PÚBLICO INTERNO DA JFPR SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL.

 

DATA: 19 A 29 DE MARÇO DE 2021

 

O DESAFIO:

O desafio trabalhado foi apresentado pela Comissão de Assédio da SJPR, com o objetivo de realizar um diagnóstico de dúvidas, necessidades e anseios dos atores desta instituição a respeito do tema Assédio Moral e Sexual. Paralelamente, o laboratório teria a missão de criar uma logomarca que firmasse a identidade visual da Comissão, trazendo posicionamento, confiança e vínculo com nosso público interno.

 

A EQUIPE DE INOVAÇÃO:

Paula Nascimento - Proponente (Servidora - Comissão de Assédio)

Pedro Pimenta - Proponente (Magistrado - Comissão de Assédio)

Aline Lorusso Busse - Legal Designer convidada

Olivia Fernandes Boretti - Especialista em inovação jurídica convidada

Lorena Tavares Gontijo  - Servidora

Nardra Rhanni Langer - Servidora

Nanci de Fátima Cardoso - Servidora

Dirceu Stresser - Servidor

Fábio André Maia Hreisemnou - Servidor

Danilo Muraro Canhoto - Servidor

Michelli Anne Campanari - Servidora

Isabel Caldas Rodrigues - Servidora

Jordana Frossard - Estagiária de Design

 

Laboratorista monitora: Marcia Ditzel Goulart – Supervisora da Seção de Inovação

 

Os participantes desta equipe multidisciplinar foram selecionados com base em suas respostas ao formulário-convite enviado a todos os servidores e magistrados, no período de preparação deste trabalho.

 

O DESENVOLVIMENTO:

O Laboratório de Inovação e Criatividade da JFPR utiliza o Design Thinking – uma abordagem cognitiva não linear para a resolução de problemas complexos.

 

Na fase de empatia, onde o time de inovação mergulha profundamente no problema, estudamos a jornada dos usuários, mediante observação e entrevistas dirigidas ao público interno. Para o desgin thinking, importa a qualidade da pesquisa e não quantidade de respostas. Igualmente, a pesquisa é aberta, sendo que o entrevistado tem a oportunidade e liberdade para se manifestar anonima e sigilosamente sobre suas percepções e fatos acerca do assunto. Minimizamos possibilidades de respostas dicotômicas e baseadas em opinião. O trabalho todo é orientado a dados.

 

Em 4 dias, o grupo entrevistou 49 pessoas, que responderam a 14 perguntas cada uma.  A compilação das entrevistas constitui o diagnóstico solicitado pela Comissão e será uma das entregas deste trabalho.

 

Foram estabelecidos muitos pontos de atrito na jornada do servidor que sofre assédio até a consecução de resultados. Há lacunas de informação, confiança, credibilidade e segurança.  E muitas questões relacionadas à cultura organizacional. Tudo conforme o relatório diagnóstico e o caderno do laboratório, anexos.

 

A REDEFINIÇÃO DO PROBLEMA:

Durante o processo, o problema inicial foi redefinido em 4 espectros:

1. COMO PODEMOS AUMENTAR A CONFIANÇA DAS PESSOAS NA INSTITUIÇÃO, PROMOVENDO UMA CULTURA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO?

2. COMO PODEMOS GARANTIR QUE AS PESSOAS COMUNIQUEM ATOS DE ASSÉDIO, CIENTES DE QUE NÃO ESTÃO SOZINHAS, QUE SERÃO ACOLHIDAS E ORIENTADAS E QUE SUA DENÚNCIA SERÁ LEVADA ADIANTE, SEM REPRESÁLIAS?

3. COMO PODEMOS ESCLARECER AS PESSOAS SOBRE O QUE É ASSÉDIO, DE MODO QUE O CONHECIMENTO ATINJA TODOS OS ATORES DA JFPR?

4. COMO PODEMOS CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL PARA A COMISSÃO DE ASSÉDIO, QUE FORTALEÇA SUA IMAGEM E VÍNCULO COM AS PESSOAS E QUE ABARQUE OS 3 PILARES DEFINIDOS: INFORMAR, ACOLHER E ENFRENTAR?

 

AS SOLUÇÕES:

Com base na metodologia aplicada, prototipamos um conjunto de soluções que cumprem os 3 filtros da inovação: Desejável (ao usuário), Viável (financeiramente) e Praticável (tecnologicamente).

- PARA A QUESTÃO 1: Capacitação massiva; Proatividade da Comissão nas unidades e Estabelecimento de procedimentos institucionais.

- PARA A QUESTÃO 2: Canal de Denúncia multiplataforma e Tutorial sobre o funcionamento do canal e garantia de sigilo e ausência de represálias.

- PARA A QUESTÃO 3: Feedback inverso (avaliação de superiores por seus subordinados); Oficinas virtuais com pessoas de vários setores e Campanhas semelhantes ao "não é não".

- PARA A QUESTÃO 4: Seleção de 3 imagens mais votadas, para avaliação pela Comissão de Assédio.

 

Além dos protótipos, a equipe de inovação elaborou itens a serem encaminhados à Comissão de Assédio, a título de recomendações e sugestões. 

Assim, fazem parte das entregas à unidade demandante: 

  • 8 protótipos
  • relatório diagnóstico oriundo das entrevistas
  • encaminhamento de sugestões à Comissão.

As soluções são apresentadas baseadas em dados. A tomada de decisões e implementações caberá à Comissão de Assédio, com apoio da Direção do Foro, para encaminhamentos às áreas envolvidas, no que couber.

O LINC poderá prestar consultoria e apoio aos setores envolvidos nas execuções dos projetos, seja para orientar sobre as demandas, seja para ajudar a desenhar o desenvolvimento das soluções, colaborativamente.

 

OS PROTÓTIPOS: 

Os protótipos foram testados por 10 dias, mediante apresentação da solução e 5 usuários e coleta de feedbacks para validação ou melhorias. Foram  apresentados à Comissão de Assédio e Direção do Foro, em cerimônia de pitch, no dia 15/4/2021, às 14h, via Zoom, e validados para implementação paulatina.

  • E-mail do laboratório: inova@jfpr.jus.br
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