OFICINA COLABORATIVA PARA FORTALECER A IMAGEM DA COMISSÃO DE ASSÉDIO E ORIENTAR PÚBLICO INTERNO DA JFPR SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL.
- Data de Início: 19/03/2021
- Horário Início: 00:00
- Data de Fim: 29/03/2021
- Horário Fim: 00:00
- Modalidade: Presencial
OFICINA COLABORATIVA PARA FORTALECER A IMAGEM DA COMISSÃO DE ASSÉDIO E ORIENTAR PÚBLICO INTERNO DA JFPR SOBRE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL.
DATA: 19 A 29 DE MARÇO DE 2021
O DESAFIO:
O desafio trabalhado foi apresentado pela Comissão de Assédio da SJPR, com o objetivo de realizar um diagnóstico de dúvidas, necessidades e anseios dos atores desta instituição a respeito do tema Assédio Moral e Sexual. Paralelamente, o laboratório teria a missão de criar uma logomarca que firmasse a identidade visual da Comissão, trazendo posicionamento, confiança e vínculo com nosso público interno.
A EQUIPE DE INOVAÇÃO:
Paula Nascimento - Proponente (Servidora - Comissão de Assédio)
Pedro Pimenta - Proponente (Magistrado - Comissão de Assédio)
Aline Lorusso Busse - Legal Designer convidada
Olivia Fernandes Boretti - Especialista em inovação jurídica convidada
Lorena Tavares Gontijo - Servidora
Nardra Rhanni Langer - Servidora
Nanci de Fátima Cardoso - Servidora
Dirceu Stresser - Servidor
Fábio André Maia Hreisemnou - Servidor
Danilo Muraro Canhoto - Servidor
Michelli Anne Campanari - Servidora
Isabel Caldas Rodrigues - Servidora
Jordana Frossard - Estagiária de Design
Laboratorista monitora: Marcia Ditzel Goulart – Supervisora da Seção de Inovação
Os participantes desta equipe multidisciplinar foram selecionados com base em suas respostas ao formulário-convite enviado a todos os servidores e magistrados, no período de preparação deste trabalho.
O DESENVOLVIMENTO:
O Laboratório de Inovação e Criatividade da JFPR utiliza o Design Thinking – uma abordagem cognitiva não linear para a resolução de problemas complexos.
Na fase de empatia, onde o time de inovação mergulha profundamente no problema, estudamos a jornada dos usuários, mediante observação e entrevistas dirigidas ao público interno. Para o desgin thinking, importa a qualidade da pesquisa e não quantidade de respostas. Igualmente, a pesquisa é aberta, sendo que o entrevistado tem a oportunidade e liberdade para se manifestar anonima e sigilosamente sobre suas percepções e fatos acerca do assunto. Minimizamos possibilidades de respostas dicotômicas e baseadas em opinião. O trabalho todo é orientado a dados.
Em 4 dias, o grupo entrevistou 49 pessoas, que responderam a 14 perguntas cada uma. A compilação das entrevistas constitui o diagnóstico solicitado pela Comissão e será uma das entregas deste trabalho.
Foram estabelecidos muitos pontos de atrito na jornada do servidor que sofre assédio até a consecução de resultados. Há lacunas de informação, confiança, credibilidade e segurança. E muitas questões relacionadas à cultura organizacional. Tudo conforme o relatório diagnóstico e o caderno do laboratório, anexos.
A REDEFINIÇÃO DO PROBLEMA:
Durante o processo, o problema inicial foi redefinido em 4 espectros:
1. COMO PODEMOS AUMENTAR A CONFIANÇA DAS PESSOAS NA INSTITUIÇÃO, PROMOVENDO UMA CULTURA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO?
2. COMO PODEMOS GARANTIR QUE AS PESSOAS COMUNIQUEM ATOS DE ASSÉDIO, CIENTES DE QUE NÃO ESTÃO SOZINHAS, QUE SERÃO ACOLHIDAS E ORIENTADAS E QUE SUA DENÚNCIA SERÁ LEVADA ADIANTE, SEM REPRESÁLIAS?
3. COMO PODEMOS ESCLARECER AS PESSOAS SOBRE O QUE É ASSÉDIO, DE MODO QUE O CONHECIMENTO ATINJA TODOS OS ATORES DA JFPR?
4. COMO PODEMOS CRIAR UMA IDENTIDADE VISUAL PARA A COMISSÃO DE ASSÉDIO, QUE FORTALEÇA SUA IMAGEM E VÍNCULO COM AS PESSOAS E QUE ABARQUE OS 3 PILARES DEFINIDOS: INFORMAR, ACOLHER E ENFRENTAR?
AS SOLUÇÕES:
Com base na metodologia aplicada, prototipamos um conjunto de soluções que cumprem os 3 filtros da inovação: Desejável (ao usuário), Viável (financeiramente) e Praticável (tecnologicamente).
- PARA A QUESTÃO 1: Capacitação massiva; Proatividade da Comissão nas unidades e Estabelecimento de procedimentos institucionais.
- PARA A QUESTÃO 2: Canal de Denúncia multiplataforma e Tutorial sobre o funcionamento do canal e garantia de sigilo e ausência de represálias.
- PARA A QUESTÃO 3: Feedback inverso (avaliação de superiores por seus subordinados); Oficinas virtuais com pessoas de vários setores e Campanhas semelhantes ao "não é não".
- PARA A QUESTÃO 4: Seleção de 3 imagens mais votadas, para avaliação pela Comissão de Assédio.
Além dos protótipos, a equipe de inovação elaborou itens a serem encaminhados à Comissão de Assédio, a título de recomendações e sugestões.
Assim, fazem parte das entregas à unidade demandante:
- 8 protótipos
- relatório diagnóstico oriundo das entrevistas
- encaminhamento de sugestões à Comissão.
As soluções são apresentadas baseadas em dados. A tomada de decisões e implementações caberá à Comissão de Assédio, com apoio da Direção do Foro, para encaminhamentos às áreas envolvidas, no que couber.
O LINC poderá prestar consultoria e apoio aos setores envolvidos nas execuções dos projetos, seja para orientar sobre as demandas, seja para ajudar a desenhar o desenvolvimento das soluções, colaborativamente.
OS PROTÓTIPOS:
Os protótipos foram testados por 10 dias, mediante apresentação da solução e 5 usuários e coleta de feedbacks para validação ou melhorias. Foram apresentados à Comissão de Assédio e Direção do Foro, em cerimônia de pitch, no dia 15/4/2021, às 14h, via Zoom, e validados para implementação paulatina.
- E-mail do laboratório: inova@jfpr.jus.br