Elementos de linguagem simples e direito visual
- Data de Início: 15/09/2022
- Horário Início: 00:00
- Data de Fim: 18/10/2022
- Horário Fim: 00:00
- Modalidade: Virtual
Nome do curso: Elementos de linguagem simples e direito visual
Carga horária: 10 horas Público-alvo: magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) da Justiça Federal do Paraná, com oferta de vagas à Justiça Federal de Minas Gerais, com base no Termo de Cooperação Técnica nº 5997138
Formato: on-line, com aulas síncronas pelo Zoom, que ficarão gravadas para consulta posterior.
Corpo docente: Giovanna Mayer (juíza federal), Marcia Ditzel Goulart (analista judiciária da JFPR) e José Fernando Barros e Silva (analista judiciário da JFMG)
JUSTIFICATIVA:
Pesquisa realizada pela OCDE revelou que o americano médio possui compreensão de leitura equivalente a uma criança de onze ou doze anos (sétimo ano). [1] Isso significa conseguir encontrar informações sobre contato e perguntas frequentes em um site. No entanto, essa mesma pessoa não conseguiria: a) ir além de uma primeira página de pesquisa no Google para encontrar uma informação ou; b) identificar se uma informação é verdadeira ou falsa, caso fosse dada uma matéria jornalística.
O Poder Judiciário pode e deve receber demandas singelas diretamente dos interessados, sem o intermédio do advogado, dentro do sistema dos juizados especiais. Isso significa fazer com que o cidadão transite pelos ambientes virtuais, compreenda os seus comandos, bem como entenda os documentos judiciais produzidos sem o auxílio de terceiros e sem maiores explicações por parte dos servidores e estagiários do Judiciário.
Em paralelo a tal constatação, há o formalismo sem propósito da linguagem jurídica, rebuscada, com inversões, períodos longos, palavras abstratas. A linguagem simples ou clara é uma causa social, que quando bem empregada, ajuda as pessoas a compreenderem textos com maior conforto cognitivo. A linguagem simples não é uma linguagem simplória, deselegante, distante da língua culta. É um modo de aproximar o Judiciário do cidadão de forma mais direta, fazendo com que as pessoas entendam os documentos judiciais.
Além da linguagem simples, sobretudo nos documentos de comunicação com o cidadão, é preciso destacar as informações mais relevantes. Para isso, elementos de hierarquia da informação, de design gráfico e de tipografia auxiliam na forma como o cidadão recebe intimações e citações, por exemplo. Mas colocar esses elementos gráficos em um documento jurídico não é simplesmente enchê-lo de pictogramas, desenhos ou cores. O elemento gráfico só se justifica se for útil e não mero enfeite.
Portanto, como todos os integrantes do Judiciário são produtores de conteúdo jurídico, é importante conhecerem as técnicas de linguagem simples e de direito visual, de modo a ampliar a capacitação das pessoas nessas áreas.
OBJETIVO GERAL: Empregar a linguagem simples e adotar elementos de direito visual em documentos jurídicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- identificar o que é a linguagem simples;
- empregar as técnicas utilizadas para escrever em linguagem simples;
- utilizar elementos de direito visual;
- criar um projeto em direito visual usando o conceito de experiência do usuário;
- aplicar o direito visual nas diferentes ferramentas (eproc, google docs, word, canva).
STORYTELLING: O ENREDO E O CONTEXTO:
O curso foi construído em parceria com a Seção de Capacitação, que pretende lançar um concurso interno de Visual Law. Aproveitando o evento da Copa do Mundo 2022, idealizamos que o treinamento aconteça dentro do contexto do campeonato mundial, com metáforas e analogias do tema.
CONTEÚDOS, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO:
CERIMÔNIA DE ABERTURA - 1 hora
Unidade I: Apresentação
Qual o objetivo do curso
Reflexão em aula sobre como é a comunicação do Judiciário com a população em geral e o que pode ser feito para aprimorar esse diálogo.
Quem somos nós.
Para quem o curso se dirige (toda a comunidade interna da JFPR)
Lançamento da "Coopetição": contexto da Copa do Mundo; formação de times; dia do servidor.
Como o curso vai funcionar (aulas presenciais mediadas por tecnologia - Zoom + aula gravada com tutorial e mentoria para os times grupos durante a fase de mata-mata)
Combinados (praticar, foco, tentar fazer documentos reproduzívei para a JFPR)
Metodologia: Painel
ETAPA DE QUALIFICAÇÃO - 4 horas
Unidade I: Identificar o que é linguagem simples.
Conteúdo: 1. Histórico da linguagem simples. 2. Conceito de linguagem simples. 3. Previsão legal. 4. Aplicação no Brasil. 5. Aplicação no Judiciário. 6. Exemplos.
Metodologia: Aula expositiva dialogada.
Avaliação: Reflexão em aula sobre como é a comunicação do Judiciário com a população em geral e o que pode ser feito para aprimorar esse diálogo.
Unidade II: Empregar as técnicas utilizadas para escrever em linguagem simples.
Conteúdo: Diretrizes da linguagem simples; reescrita: como transformar um texto em "juridiquês" para linguagem simples.
Metodologia: Aula expositiva dialogada.
Avaliação: Reescrita de texto e evidências.
Unidade III: Utilizar elementos de direito visual.
Conteúdo: O pensamento visual; o que é o direito visual; o propósito do direito visual; análise conceitual: legal design X visual law; conceitos de design úteis ao direito (noções básicas de arquitetura da informação: coerência, hierarquia, alinhamento, agrupamento, respiro, quantidade de elementos); “nudges”.
Metodologia: Aula expositiva dialogada.
Avaliação: reflexão sobre o emprego do direito visual aos documentos jurídicos.
Unidade IV: Aplicar o direito visual utilizando diferentes ferramentas.
Conteúdo: demonstração das funcionalidades das ferramentas mais utilizadas para direito visual; como utilizar o Canva, LibreOffice, GoogleDocs e o e-Proc para confecção de documentos.
Metodologia: Oficina.
Avaliação: Entrega de documento jurídico escrito em linguagem simples e elementos de visual law. A avaliação, por meio de feedback e reflexão, compreenderá não apenas o trabalho final, mas todas as atividades entregues durante o curso.
TREINAMENTO TÁTICO - 2 horas
Unidade V: Tutorial
Conteúdo: Como o Laboratório facilitou a conversão de um documento administrativo e um judicial em oficinas de inovação.
Metodologia: Vídeo gravado.
Avaliação: Acesso ao vídeo, na íntegra.
MATA-MATA - 3 horas
Unidade VI: Criar um projeto de direito visual.
Conteúdo: aplicação do conhecimento adquirido, utilizando os elementos de experiência do usuário/leitor e o conteúdo assimilado durante o curso.
Avaliação: entrega de documento original e do projeto em direito visual; entrega de foto do time e seu representante (capitão).
ÁLBUM DE FIGURINHAS DA COPA DIREITO VISUAL
O álbum de figurinhas será o produto final do curso e será preenchido com os seguintes elementos, enviados pelas equipes:
documento original que foi escolhido para a atividade;
documento reescrito e convertido em visual law;
foto do time/seleção;
foto do capitão do time.
As equipes também poderão criar bandeiras, hinos, gritos da torcida, camisas, escudos e enviar junto com o material obrigatório. O quesito criatividade também poderá ser premiado.
CERIMÔNIA DE PÓDIUM E ENCERRAMENTO
A divulgação dos resultados, apresentação do álbum e premiação acontecerão em evento patrocinado pela Administração da SJPR, possivelmente durante as celebrações ao Dia do Servidor.
Recursos necessários: Acesso à internet e ao zoom. Não é recomendado que o aluno assista às aulas por meio de celular ou tablet. Antes de cada encontro, os formadores darão as instruções sobre a instalação dos programas necessários para a aula seguinte.
CRONOGRAMA PROPOSTO:
15/9, das 16h30 às 17h30: Apresentação
22/9, das 16h às 18h: Linguagem Simples 2
9/9, das 16h às 18h: Direito Visual
03/10: Publicação do Tutorial
04 a 18/10: Prazo para confecção do documento e produção dos elementos do álbum
18/10: Data final da entrega dos trabalhos e elementos.
Cerimônia do Dia do Servidor (data a definir):Amostra e Premiação
- E-mail do laboratório: inova@jfpr.jus.br