Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Ver Eventos Públicos

Eventos

OFICINA COLABORATIVA PARA MELHORIA DA ATERMAÇÃO

  • 0
  • Data de Início: 05/07/2022
  • Horário Início: 00:00
  • Data de Fim: 14/07/2022
  • Horário Fim: 00:00
  • Modalidade: Presencial

OFICINA COLABORATIVA PARA MELHORIA DA ATERMAÇÃO

DATA: 5, 7, 12 E 14 DE JULHO DE 2022

 

O DESAFIO:

O desafio trabalhado teve como objetivo de encaminhar os formulários mais frequentemente utilizados pelo Setor de Atermação, vinculado ao Núcleo de Apoio Judiciário, ao Laboratório de Inovação e Criatividade da Justiça Federal do Paraná a fim de que seja implementado um projeto de Visual Law em referido material.

 

A EQUIPE DE INOVAÇÃO:

· Isabel Caldas Rodrigues

· Vera Lucia Buss

· Danilo Muraro Canhoto

· Jonas Amorim

· Silvana De Amorim

· Samantha Dias Ferreira Hekave

· Elizabeth Rodrigues Simão

· Silvana Ferreira

· Luciano Starepravo

 

Laboratorista monitora: Marcia Ditzel Goulart – Supervisora da Seção de Inovação

Jordana Frossard - Estagiária de Design

 

Os participantes desta equipe multidisciplinar foram selecionados com base em suas respostas ao formulário-convite enviado, no período de preparação deste trabalho.

 

O DESENVOLVIMENTO:

O Laboratório de Inovação e Criatividade da JFPR utiliza o Design Thinking – uma abordagem cognitiva não linear para a resolução de problemas complexos.

Na fase de empatia, onde o time de inovação mergulha profundamente no problema, estudamos a jornada dos usuários, mediante observação e entrevistas dirigidas ao público interno. Para o desgin thinking, importa a qualidade da pesquisa e não quantidade de respostas. Igualmente, a pesquisa é aberta, sendo que o entrevistado tem a oportunidade e liberdade para se manifestar anonima e sigilosamente sobre suas percepções e fatos acerca do assunto. Minimizamos possibilidades de respostas dicotômicas e baseadas em opinião. O trabalho todo é orientado a dados.

Da compilação das entrevistas, o grupo diagnosticou lacunas de informação, incompreensão da linguagem e falta de objetividade nos documentos. O público interno considera que há dificuldade de compreensão dos termos, por parte dos contratados, leigos em termos jurídicos ou linguagem excessivamente formal.

Em 4 encontros, o grupo realizou a reescrita do formulário de petição inicial, aplicando linguagem simples e posteriormente o criando um protótipo que inclui o preenchimento por formulário eletrônico, que converte as respostas em documento de atermação.

 

AS SOLUÇÕES:

Com base na metodologia aplicada, prototipamos um documento que cumpre os 3 filtros da inovação: Desejável (ao usuário), Viável (financeiramente) e Praticável (tecnologicamente).

· Link para o formulário: https://forms.gle/VKmUVwMMeWmqfVkcA

· Vídeo explicativo: https://drive.google.com/file/d/1qit1lZZ1iIjAIbbrMHzajIxPcK2YTUa7/view 

  • E-mail do laboratório: inova@jfpr.jus.br
Excluir Evento
Tem certeza que deseja excluir este evento ?
Excluir