OFICINA COLABORATIVA PARA SIMPLIFICAÇÃO DO MANUAL DE ACESSIBILIDADE DAS EDIFICAÇÕES DO CJF E JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª E 2ª INSTÂNCIA.
- Data de Início: 15/03/2022
- Horário Início: 00:00
- Data de Fim: 27/06/2022
- Horário Fim: 00:00
- Modalidade: Presencial
OFICINA COLABORATIVA PARA SIMPLIFICAÇÃO DO MANUAL DE ACESSIBILIDADE DAS EDIFICAÇÕES DO CJF E JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª E 2ª INSTÂNCIA.
PERÍODO: 15 DE MARÇO A 27 DE JUNHO DE 2022
O DESAFIO:
O desafio trabalhado foi apresentado pela Direção do Foro da SJPR , por ocasião da reunião de Diretores de Foro da JFPR, realizada em fevereiro do corrente ano, documentada no processo SEI nº 0003989-77.2021.4.04.8003.
A demanda inicial foi a conversão da Resolução 560/2019, que dispõe sobre a instituição do Manual de Acessibilidade para as edificações do Conselho e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, em documento de fácil visualização e entendimento por qualquer pessoa, através do visual law.
As oficinas colaborativas foram realizadas nos dias 15, 22, 29 de março e 5 e 12 de abril, sempre das 14h às 17h, totalizando 12 horas de atividades síncronas, mais 8 horas de atividades assíncronas para finalização dos protótipos e criação da logomarca, totalizando 20 horas de trabalho.
A EQUIPE DE INOVAÇÃO:
O time (12 pessoas) multidisciplinar foi formado por servidoras da SJPR e também da comunidade, especialistas em Linguagem Simples e Legal Design:
Michely Massa - Jornalista e Estagiária de Direito JFPR - Paranavaí
Vera Lúcia Buss - Analista Judiciária JFPR - Ponta Grossa Nardra Gaspar Langer - Técnica Judiciária JFPR - Ponta Grossa.
Isabel Caldas Rodrigues - Analista Judiciária JFPR - Curitiba
Fabiane Beatriz Ardigo - Técnica Judiciária JFPR - Curitiba
Camila Menezes Abou Ghaouche - Técnica Judiciária JFPR - Curitiba
Olivia Fernandes Boretti - Legal Designer, Especialista de Facilitação de Inovação Jurídica - Cuiabá/MT
Andreza Lage Raimundo - Advogada e Legal Designer - Cuiabá/MT
Claudia Cappelli - Doutora em Computação com especialização em gestão e entendimento de informações - Rio de Janeiro/RJ
Laboratoristas monitoras:
Giovanna Mayer - Coordenadora do LINC
Marcia Ditzel Goulart – Supervisora da Seção de Inovação
Jordana Frossard - Estagiária de Design
Os participantes desta equipe multidisciplinar foram selecionados com base em suas respostas ao formulário-convite enviado a todos os servidores e magistrados, no período de preparação deste trabalho. Convidamos, ainda, especialistas integrantes da Rede Nacional de Linguagem Simples.
O DESENVOLVIMENTO:
O Laboratório de Inovação e Criatividade da JFPR utilizou a metodologia de simplificação de linguagem orientada pelo LAB 011, Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo, pioneiro da aplicação do tema no serviço público brasileiro. Para aplicação de visual law, utilizamos conteúdo da escola Admirável Direito Novo, especializada em treinamento de Visual Law.
A REDEFINIÇÃO DO PROBLEMA:
Durante o processo, por meio de técnicas específicas, fundadas em empatia e experiência do usuário, a equipe concluiu que o Manual de Acessibilidade elaborado pelo CJF estava muito bem estruturado e com elementos visuais adequados ao fim a que se destina.
Ouvimos técnicos das áreas de engenharia, arquitetura e execução de contratos, que responderam não terem dificuldades para compreender o conteúdo do manual e consequente cumprimento da norma legal.
Assim, a solução do problema foi direcionada para a persona "diretor de foro" , direcionando a leitura e resumindo o manual de forma compartimentada e simples.
AS SOLUÇÕES:
Com base na metodologia aplicada, prototipamos um conjunto de soluções que cumprem os 3 filtros da inovação: Desejável (ao usuário), Viável (financeiramente) e Praticável (tecnologicamente).
Paralelamente, solicitamos apoio do GT-Comunicação para edição de vídeo de apresentação do Manual, com a participação de servidores a advogado portadores de deficiência física, bem como do Engenheiro e Diretor do Foro da SJPR.
As soluções são apresentadas baseadas em dados. A tomada de decisões e implementações caberá à Direção do Foro, para encaminhamentos às áreas envolvidas, no que couber.
OS PROTÓTIPOS:
Os protótipos foram apresentados às Direções de Foro da Seção e Subseções Judiciárias do Paraná convidadas, em cerimônia de pitch, no dia 5 de julho de 2022, às 14h, via Zoom. São eles.
- Guia Rápido do Manual de Acessibilidade;
- Resumo do Manual;
- Página exclusiva do Manual, no Linktr.ee, com divisão de capítulos, de áreas de adaptação, check-list para implementação de obras, legislação, guia rápido, resumo e o vídeo de apresentação.
Os produtos podem ser acessados em: https://linktr.ee/acessibilidade.jfpr? utm_source=linktree_profile_share<sid=a2c5d826-be86-4f1d-8bce-4c73851f4043
Todo o material produzido está apto, inclusive, a encaminhamento ao Conselho da Justiça Federal, para que dele tome conhecimento e se aproveitem todas as regiões da Justiça Federal.
Finalizado processo de solução de problemas aqui proposto, submetemos à Direção do Foro, que deu os seguintes encaminhamentos:
1. regravação parcial do vídeo, das falas do Engenheiro responsável, para melhor qualidade de áudio e escolha de pano de fundo - responsável Camila Menezes (GT Comunicação);
2. finalizado e encaminhado o vídeo, salvar a nova versão no canal do YouTube e inserir no Drive próprio e em https://linktr.ee/acessibilidade.jfpr - responsável Marcia Ditzel (LINC);
3. agendamento de apresentação do projeto aos diretores de foro das subseções judiciárias do Paraná, diretamente interessados e demandantes da tarefa - responsável José Antônio Savaris (Juiz Federal Diretor do Foro;
4. inserção como conteúdo fixo no site e intranet da JFPR, em local a ser definido com NTI e COMSOC - responsável Daniela Ynoue (DSA);
5. ampla divulgação da existência do material, como notícia no portal/intra e matéria do boletim da capacitação e jornal mural - responsáveis Aline Menezes (Capacitação) e Valéria Araújo (COMSOC);
Todo o material produzido encontra-se neste processo e na página (linktr.ee) acima mencionada.
É o relatório.
- E-mail do laboratório: inova@jfpr.jus.br