AMAZÔNIA INOVA
1. Descrição:
O Projeto "Amazônia Inova" surgiu da necessidade de implementar um plano de comunicação para os laboratórios de inovação, com o intuito de ampliar a visibilidade dos programas e projetos desenvolvidos nos tribunais e difundir, de maneira mais eficaz, a cultura da inovação de norte a sul do país. Simultaneamente a essa iniciativa de aprimoramento dos fluxos comunicativos essenciais para promover a cultura da inovação no judiciário, nos últimos anos têm ocorrido encontros de inovadores do Poder Judiciário, fortalecendo parcerias e estabelecendo metas de trabalho conjuntas.
Entre a 6ª Edição do EXPOJUD - Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito, realizado em Belo Horizonte/MG, em outubro de 2022, e a 2ª Edição do evento Convergência 2024, organizado pela Conexão Inovação Pública, realizado em São Luís/MA, em abril de 2024, surgiu a ideia da "Caravana Amazônica da Inovação", posteriormente denominada "Amazônia Inova – Divulgando Inovações dos Tribunais da Amazônia Legal". Esse projeto colaborativo desde o princípio objetivou criar um hub de disseminação da cultura da inovação e práticas inovadoras a partir de tribunais brasileiros situados na Amazônia Legal, elaborado por membros dos seguintes laboratórios: Tucujuris Lab (TJAP), Toada Lab (TJMA) e LAB-IN (TRE/AP).
2. Objetivos:
A missão do Projeto Amazônia Inova é estabelecer uma governança nodal para disseminar a cultura da inovação e contribuir para ampliar o alcance das iniciativas de planejamento de estratégias de comunicação para programas e projetos inovadores no judiciário, alinhadas às políticas recentes do CNJ. Alguns objetivos específicos incluem:
- Promover a cultura da inovação e fortalecer a inovação no Poder Judiciário: através do diálogo e da troca de ideias com especialistas, a iniciativa busca fortalecer e otimizar a cultura da inovação no judiciário, visando uma maior integração entre os órgãos do Poder Judiciário através da inovação. Isso permite a resolução mais dinâmica de questões relacionadas à inovação, com a colaboração direta de múltiplos tribunais.
- Estimular debates sobre temas relevantes na inovação do Judiciário.
- Divulgar as inovações desenvolvidas pelos Laboratórios da Amazônia Legal.
3. Justificativa:
Sem uma estratégia de comunicação sólida, a disseminação da cultura da inovação fica limitada, restringindo a participação e o compartilhamento de ideias inovadoras. Sugerimos, então, que ninguém mais caminhe sozinho, e que os ventos do norte e do nordeste também impulsionem as engrenagens da inovação no judiciário.
Nesse contexto, a missão do Projeto AMAZÔNIA INOVA é propor uma governança central para difundir a cultura da inovação e contribuir para ampliar o alcance de iniciativas de planejamento de estratégias de comunicação para programas e projetos inovadores do judiciário, em conformidade com as recentes políticas do CNJ e da ONU.
Promover a cultura da inovação e fomentar a interação entre os tribunais são elementos fundamentais para impulsionar a qualidade e a acessibilidade da justiça na região da Amazônia Legal e em todo o Brasil. A criação de um projeto com esse propósito é justificada por diversas razões:
- Troca de Experiências: os tribunais da Amazônia Legal enfrentam desafios semelhantes e podem se beneficiar consideravelmente da troca de experiências e melhores práticas. Um projeto que promova a interação entre os tribunais permitirá o compartilhamento de conhecimentos e experiências, acelerando o progresso e o aprimoramento do sistema judicial como um todo.
- Estímulo à Inovação: a cultura da inovação é crucial para a melhoria contínua do sistema judicial. Ao incentivar a adoção de práticas inovadoras, o projeto não apenas fortalece a eficiência operacional dos tribunais, mas também promove uma abordagem mais proativa e orientada para o futuro na prestação de serviços jurídicos à população.
- Ampliar o alcance da Plataforma Renovajud: Embora a plataforma Renovajud do CNJ represente um avanço significativo, o projeto “Amazônia Inova” surge como um complemento às suas limitações de alcance, proporcionando momentos de maior assertividade e participação do ecossistema de inovação e disseminando de maneira mais específica as inovações dos Tribunais da Amazônia Legal.
Benefícios para a sociedade:
- Promoção de inovação voltada à difusão da cultura da inovação.
- Potencial de cooperação com o plano de comunicação da RENOVAJUD.
- Ampliação da visibilidade dos laboratórios de inovação dos tribunais.
- Divulgação dos produtos inovadores desenvolvidos pela Justiça brasileira.
- Destaque para as boas práticas já presentes na Plataforma RENOVAJUD.
- Ênfase nos programas e projetos dos tribunais da Amazônia Legal.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este projeto se alinha ao ODS/ONU 16, que tem como critério “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.
Projetos como o "AMAZÔNIA INOVA – DIVULGANDO INOVAÇÕES DOS TRIBUNAIS DA AMAZÔNIA LEGAL" ajudam a desenvolver instituições eficazes, responsáveis e mais transparentes (ODS/ONU 16.6), reforçando o conceito de accountability no âmbito dos tribunais.
Além disso, esse projeto visa garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis (ODS/ONU 16.7), no que diz respeito à Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.
4. Abordagem e Ferramentas:
No desenvolvimento do projeto, foram utilizadas algumas técnicas e ferramentas tecnológicas, tais como Zoom, Trello, Canva, Drives On-line, Brainstorming, Estrutura de decomposição de trabalho (EDT) e Matriz 5w2h.
Além disso, também foi empregada a abordagem do Design Thinking, que tem por finalidade solucionar problemas de forma inovadora, com foco nas pessoas.
Adotamos a abordagem do Design Thinking, seguindo as etapas abaixo:
- Identificação do Problema:
- Inicialmente, realizou-se um brainstorming com provocações iniciais. A hipótese inicial a ser investigada era que existem muitas iniciativas inovadoras nos tribunais, mas é necessário incentivar a divulgação dos projetos mais relevantes e com maior potencial de replicação.
- O problema foi consolidado como: Como podemos implementar uma estratégia eficaz que não apenas divulgue a inovação dentro dos tribunais brasileiros, mas também envolva ativamente os magistrados e servidores na adoção e desenvolvimento de práticas inovadoras, utilizando meios de comunicação audiovisual capazes de promover tal cultura organizacional?
- Criação da Persona:
- Foi criada uma representação fictícia do consumidor ideal, baseada em comportamento, características e histórias pessoais. Isso foi feito com o objetivo de criar uma conexão mais efetiva com o público, através de abordagens mais humanizadas e afetuosas.
- Imersão:
- Durante a fase de imersão, magistrados e servidores dos equipamentos parceiros – Tucujuris Lab (TJAP), Toada Lab (TJMA) e Laboratório de Inovação do TRE/AP – participaram de discussões para entender o desafio e seu contexto (necessidades, limitações e desejos das pessoas) com uma visão mais panorâmica e empática.
- Ideação:
- Utilizou-se um método de votação e agrupamento para escolher as ideias mais promissoras que surgiram no brainstorming. Algumas ideias propostas foram: webinários, podcast, diretrizes paralelas de divulgação, rádio e TV.
- Ao final, optou-se pelo produto de comunicação audiovisual no estilo webinário, com periodicidade bimestral e duração variando entre 45 minutos e 1 hora. O público-alvo direto são os magistrados e servidores dos tribunais brasileiros, e o público-alvo indireto são outros atores do sistema de justiça e a comunidade acadêmica.
- Implantação:
- A implantação do Projeto Amazônia Inova – Divulgando Inovações dos Tribunais da Amazônia Legal será realizada por meio da Estrutura de Decomposição de Trabalho, dividida em fases.
a. Estrutura de Decomposição de Trabalho: Definição de Tarefas
b. Utilização da Ferramenta 5W2H para gerenciamento de atribuições de cada Tribunal no projeto:
5. Etapas da Execução:
- Etapas Realizadas:
Oficina de Design Thinking - Estrutura de Decomposição de Trabalho
Definição de atividades: 5W2H
- Etapas em Andamento:
Desenvolvimento do Protótipo - MVP: Webinário: 15 minutos para exposição e 30 minutos para debates
- Etapas a Realizar:
Junho/2024 - Primeira edição - Divulgação da Semana Nacional dos Juizados (CNJ)
- Avaliação dos Benefícios à Sociedade:
Dez/2024
6. Papéis dos parceiros
Links
PROJETO AMAZÔNIA INOVA - DETALHADO NO CANVA
PROJETO AMAZÔNIA INOVA (VERSÃO EM .PDF)
PAROJETO AMAZÔNIA INOVA (VERSÃO DINÂMICA)
- E-mail do laboratório: edgar.castelo@tjap.jus.br