Inclusão360: Registro de Pessoas com Deficiência
OBJETIVO: A iniciativa “Inclusão360: Registro Integral de Pessoas com Deficiência” tem como objetivo manter cadastro atualizado das pessoas com deficiência que compõem a força de trabalho do TRT10. Esse registro tem como finalidade possibilitar a implementação de ações de acessibilidade e inclusão, conforme a Resolução CNJ nº 401/2021.
Definição prévia do problema: Não há cadastro único com a indicação das pessoas com deficiência.
Etapas da abordagem design thinking:
1ª. Imersão para definir o real problema
Nessa etapa, os participantes das unidades interessadas se reuniram para discussão do problema de fato. Foram utilizadas as ferramentas BRAINSTORMING e MAPAS MENTAIS para registro das seguintes informações:
- causas e consequências do problema;
- público impactado;
- importância da situação;
- benefícios a serem proporcionados; e
- fatores impeditivos para a solução do problema.
Após a discussão, houve a redefinição do problema: Ausência de fluxo definido para manter um único cadastro de pessoas com deficiência.
2ª. Ideação
Nessa etapa, foi utilizada novamente a ferramenta BRAINSTORMING, onde cada pessoa descreveu suas ideias (máximo de 8) sobre o que deveria ser feito para solucionar o problema.
Depois, cada um escolheu apenas uma ideia como solução do problema. Todos os demais participantes complementavam a ideia com novas perspectivas. No fim, apenas uma ideia foi escolhida para ser utilizada na fase da prototipação: construção de uma planilha única com os dados de três bases para solução imediata do problema.
3ª. Prototipagem
Nesse momento, utilizou-se o STORYBOARD para estabelecer como o projeto seria executado por meio de colagens e roteiros para ilustrar a solução.
4ª. Testes
Esta etapa está, atualmente, em implementação para, posteriormente, verificar o que pode ser aprimorado para estabelecer o fluxo mais adequado para o cadastro de pessoas com deficiência no Regional.
Atores envolvidos no problema:
- Bruno Sigilião de Arruda - Coordenador de Informações Funcionais
- Flávia Naves David Amorim Boaventura – Chefe do Setor de Inclusão
- Juliana Santos Pereira Miatelo – servidora da Secretaria de Gestão de Pessoas
- Márcia Fernandes Casagrande – Chefe da Seção de Governança
- Maria Luísa Gomes Penha – Assistente Social da Divisão de Saúde
- Marcos Aurélio do Carmo Dombroski – Gestor de Sistemas Nacionais
- Selma Valdete Gordijo – Chefe da Seção de Responsabilidade e Metas Socioambientais
Período de desenvolvimento do Projeto:
Início: 02/06/2024
Reuniões preliminares/alinhamento: junho/2024
Oficina: 09/07/2024
Etapa de testes: em andamento
- E-mail do laboratório: presidencia@trt10.jus.br