Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Quatorze ações do TJMG recebem o Certificado Agenda 2030
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, fez, nesta terça-feira (7/5), a entrega do Certificado Agenda 2030 às iniciativas internas que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A certificação é um reconhecimento às boas práticas que vêm sendo desenvolvidas em setores diversos do Judiciário mineiro. O certificado, que agora é entregue anualmente, foi conferido a 14 projetos e ações.
O Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública/Coordenação e Administração Predial recebeu oito certificações, com os projetos Biblioteca Ajuizada; Sistema Multiportas; Restabelecimento do Solo e Criação de Jardins; Doação de Papéis e Comunicação Visual para Práticas de Sustentabilidade; Doação de Materiais, Eletrodomésticos e Eletrônicos Inservíveis; Feirinha do Jesp; Clube de Leitura e Setores de Atendimento, Atermação e Triagem (Saat).
Já a 6ª Vara Cível da Comarca de Contagem recebeu duas certificações, com os projetos Gestão do Conhecimento – Manual do Estagiário e Gestão da Felicidade e do Bem-Estar dos Servidores, Colaboradores e Estagiários.
À Turma Recursal de Araxá foi conferida a certificação com o projeto Estagiário, o Líder do Futuro. Também foram reconhecidas as ações Eliminação de Documentos Administrativos, da Coordenação de Arquivo da Secretaria do Tribunal de Justiça (Coarq); Projeto de Mapeamento de Dados Pessoais e Gestão de Riscos à Privacidade do TJMG, do Centro de Governança de dados e Segurança da Informação Pessoal (Ceginp); e Notas Técnicas com Identificação de ODS’s, do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG).
Inovação
O presidente José Arthur Filho parabenizou cada um dos representantes das ações certificadas e salientou a importância do reconhecimento aos projetos que vêm sendo desenvolvidos: “Estamos dando ênfase e valorizando magistrados, servidores, colaboradores e estagiários que produzem inovações e que investem em novas ideias, de modo a tornar o Tribunal cada vez mais inovador e efetivo na prestação jurisdicional”, afirmou.
Ele afirmou que a entrega dos certificados é um momento de muita alegria, que deve integrar as ações permanentes do TJMG em prol do cumprimento dos ODS’s da Agenda 2030. “A certificação valoriza a atuação de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários, além de criar um banco de iniciativas que podem ser replicadas em outras localidades. Em nome do Poder Judiciário mineiro, gostaria de expressar meu reconhecimento a cada uma das equipes certificadas. Agradecemos por terem sido capazes de criar iniciativas que estão comprometidas em tornar nossa sociedade mais igualitária, próspera e pacífica”, disse.
O presidente do TJMG também ressaltou que a certificação é uma forma de levar mais informação sobre a Agenda 2030, conscientizando o público interno sobre o tema. “A certificação surgiu para incentivar e reconhecer ações e projetos que contribuem para o cumprimento dos ODS’s, dando-lhes mais visibilidade e alcance”, frisou.
Presenças
Participaram da cerimônia de entrega, além do presidente José Arthur Filho, o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch, diretor superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef); a superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lílian Maciel Santos; o coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) e juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria; a juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Mônica Silveira Vieira; a coordenadora dos Juizados Especiais do Estado de Minas Gerais, juíza Cláudia Luciene Silva Oliveira; e o juiz da 6ª Vara Cível da Comarca de Contagem, Marcos Alberto Ferreira.
Também compareceram à cerimônia a administradora predial do Jesp, Jessica Fonseca Rodrigues; a gerente de Secretaria da 6ª Vara Cível de Contagem, Clarissa Carneiro Desmots; os estagiários Thiago Campos e Áquila Hilel; a gerente da Gerência de Arquivo e Gestão Documental e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes (Gedoc), Simone Meireles Chaves; Giselle Santos Cesario da Costa, da Coarq; o gestor do Ceginp, Giovanni Vilaça; a analista de Privacidade e Proteção de Dados no TJMG Amanda Lage Perez; a assessora do CIJMG Beatriz Moreira Pereira; a diretora executiva de Logística e Sustentabilidade, Selmara Alves Fernandes; a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj), Priscila Pereira de Souza; Guilherme Chiodi, do Núcleo de Gestão da Inovação (Nugin); e as laboratoristas Renata Marques e Nathalia Matos.
No âmbito do Poder Judiciário nacional, a Agenda 2030 foi fomentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No TJMG, a iniciativa de certificar as ações que contribuem para o avanço dessa pauta foi lançada em outubro de 2022 e é coordenada pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab).
Agenda 2030
Criada em 2015 por líderes mundiais reunidos na ONU, a Agenda 2030 é um plano de ação global para enfrentar algumas das questões mais imperativas que afligem a humanidade. A Agenda contém 17 ODS’s que, seguidos na prática, podem transformar o planeta.
Entre eles, se destacam a erradicação da pobreza e da fome, o bem-estar para todos os cidadãos do planeta, a educação inclusiva, a igualdade de gênero, a gestão sustentável da água e o saneamento para todos, o acesso à energia, a pacificação das sociedades em geral, e o fortalecimento de uma parceria global para um desenvolvimento sustentável.
- E-mail do laboratório: uailab@tjmg.jus.br