e-Voto
O e-Voto é uma ferramenta da Justiça Eleitoral de Santa Catarina para votações eletrônicas da comunidade. A qual permite realizar eleições, plebiscitos e referendos de forma tele presencial, minimizando os custos de logística de urnas e facilitando o acesso dos eleitores, que podem votar de
qualquer computador ou dispositivo móvel.
Em um pleito (eleição, plebiscito e referendo), é possível segmentar os eleitores em grupos, onde cada grupo poderá votar em uma cédula de votação contendo questões e opções diferentes.
As questões são os objetos a serem votados, seja um cargo, uma matéria ou um assunto específico, dentre estes são configuradas as opções, podendo ser um candidato, uma chapa, uma opção simples ou apenas sim/não.
Antes do início da votação é possível obter a “zerésima” do pleito, confirmando que o sistema ainda não possui nenhum registro de voto, e no final de cada pleito a ferramenta disponibiliza um resultado de votação e uma lista de comparecimento.
Detalhes técnicos
O sistema é composto por dois módulos: um de administração de eleições, e um módulo de votação.
Os votos são criptografados utilizando chaves assimétricas de 128 bits, e não são rastreáveis, impossibilitando identificar qual eleitor realizou o voto.
A autenticação do eleitor se dá por meio da plataforma Gov.br, sendo possível configurar os níveis de confiabilidade do Gov.br (bronze, prata e ouro) que serão aceitos para cada eleição. Permitindo assim, uma flexibilidade e ao mesmo tempo uma grande confiabilidade na autenticação do eleitor.
A comunicação entre o dispositivo do eleitor e a ferramenta é criptografada por meio do método TLS/SSL, somado a esta abordagem existe ainda uma troca de chaves de confiança a cada interação entre o usuário e a ferramenta, minimizando os riscos de ataques.
Casos de sucesso
No período de 01/12/2020 a 05/12/2020, o sistema foi utilizado pela primeira vez na Eleição da Associação dos Magistrados Catarinenses, onde os 651 eleitores puderam escolher um candidato a Presidente, doze candidatos para o Conselho Deliberativo e seis candidatos para o Conselho Fiscal,
de um total de 37 candidatos.
Foi realizada a eleição de membros do Conselho Superior de Polícia Penal de Santa Catarina no dia 02/08/2023, com 3.343 eleitores no qual foram computados 1.003 votos, sendo 10 nulos e 24 brancos.
- E-mail do laboratório: inova@tre-sc.jus.br