Relevância da JMU
Em agosto de 2023 o Ímpetus - Laboratório de Inovação da Justiça Militar da União (JMU), recebeu um macrodesafio: a relevância da JMU perante a sociedade. Uma equipe formada por servidores das áreas de tecnologia da informação, comunicação, inovação e com uma magistrada está encarregada de buscar possíveis soluções para esse tema. A apresentação utilizada na condução da oficina podem ser acessados no link: https://drive.google.com/file/d/1dqloZxyARPo-rOTsHeZVVnQE-tZ9w3N2/view?usp=sharing.
Partindo-se da abordagem clássica de Design Thinking, o objetivo inicial foi realizar uma imersão no macrodesafio proposto, começando pela fase de divergência com relação ao que seria o problema a ser resolvido. A primeira ferramenta utilizada foi a Matriz CSD (certezas, suposições e dúvidas), a partir da qual o grupo participante da oficina concluiu que:
- Certeza: a JMU é desconhecida pela sociedade;
- Suposição: a JMU pode não ser necessária;
- Dúvida: qual valor da JMU entrega à sociedade.
A partir desse entendimento, a segunda ferramenta utilizada foi o Mapa de Atores. Buscou-se identificar e classificar os atores envolvidos nos processos referentes ao macrodesafio,de acordo com o impacto das ações dos mesmos. Os magistrados da JMU foram definidos como os atores principais no âmbito da relevância da JMU perante a sociedade.
Atores principais definidos, a ferramenta seguinte foi o Mapa de Empatia dos magistrados da JMU, onde buscou-se compreender o que eles pensam, ouvem, comportam-se, entre outros atributos. Os resultados parciais podem ser acessados no link: https://drive.google.com/file/d/1YBmjP2noaHt5aao3E8SHG08cP09A2g8h/view?usp=sharing.
O estágio atual do projeto está na validação de um questionário para envio aos magistrados com o objetivo de se investigar melhor a situação antes de se definir o problema a ser resolvido, conforme prescreve a Grounded Theory. Espera-se, com as respostas obtidas, uma definição mais precisa do desafio a ser enfrentado e das habilidades necessárias ao alcance da sua resolução, seguindo para as fases de prototipação e testagem de possíveis soluções.
- E-mail do laboratório: agest@stm.jus.br