Portal de Serviços do TRT7 - Carta de Serviços ao Cidadão Eletrônica
Concluído o projeto para a criação do novo Portal de Serviços do TRT7, concebido com foco na simplificação do acesso dos usuários finais (externos e internos) aos serviços prestados pelo Tribunal, sejam eles eletrônicos ou não.
Acesse o Portal de Serviços em https://servicos.trt7.jus.br/
Abaixo, segue vídeo de apresentação e tutorial do Portal de Serviços:
https://www.youtube.com/watch?v=sAdQ8jTAWuk
Com mais de trezentos serviços mapeados, incluindo acesso a sistemas, portais, painéis, formulários, solicitações, certidões, consultas, serviços judiciários, serviços administrativos, o Portal de Serviços do TRT7 é o ponto central de pesquisa, descrição e acesso de todos os serviços prestados pelo Tribunal.
No Portal de Serviços do TRT7, a Carta de Serviços ao Cidadão do Tribunal é alimentada e atualizada automaticamente, tornando-se "viva", em substituição à Carta de Serviços anterior, que era mantida em um PDF estático no sítio institucional do Tribunal.
Com um foco especial em linguagem simples, a descrição de cada um dos serviços (e suas finalidades, canais de atendimento, horários de atendimento, prioridades, etc) foi concebida de forma a facilitar a compreensão pelos usuários. O trabalho de mapeamento e descrição dos serviços que compõem Novo Portal foi realizado de forma colaborativa por um grupo multidisciplinar, tendo envolvido mais de 50 pessoas e realizado mais de 7 reuniões / oficinas no ano de 2024. Nas primeiras reuniões / oficinas, foram mapeados os nomes dos serviços que seriam disponibilizados no Portal , sempre pensando nos usuários finais e evitando jargões ou palavras de difícil compreensão. Após a listagem inicial dos nomes dos serviços, o grupo multidisciplinar recebeu orientações mais detalhadas sobre como descrever cada um dos serviços (sempre de forma alinhada aos princípios de linguagem simples), dando preferência a frases curtas, palavras de fácil compreensão, frases na ordem direta, etc.
O Portal também possui um grande foco em acessibilidade, possibilitando pleno acesso aos portadores de deficiências e dispondo de alto contraste, leitor de Libras, estruturação do conteúdo de forma a facilitar acesso por deficientes visuais e sintetizadores de voz. O Portal passou por avaliações de acessibilidade utilizando ferramentas automatizadas, e também por avaliações manuais realizadas por servidores deficientes visuais do TRT7.
O login de usuários externos para acesso a serviços restritos é realizado através do Login Único do Portal .gov.br do governo federal, dispensando um cadastro adicional pelos usuários, e considerando a ampla difusão do .gov.br entre a população.
O Portal de Serviços do TRT7 também é a plataforma tecnológica que permitirá ao Tribunal descontinuar alguns de seus sistemas legados (com tecnologias defasadas), mas que ainda possuem serviços necessários, que serão migrados ao Portal, que possui uma arquitetura tecnológica moderna, escalável e resiliente, alinhada às melhores tecnologias utilizadas no Poder Judiciário.
O Portal de serviços foi liberado ao público no mês de Setembro de 2024.
O projeto foi conduzido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação com apoio e participação do laboratório Inova7.
- E-mail do laboratório: inova7@trt7.jus.br