Ampliação do Uso de Assistente Virtual
Trata-se de melhoria nos canais de disseminação de informação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, através da utilização de uma assistente virtual para esclarecimentos de dúvidas do público interno e externo, através do sistema de chatbot.
Atualmente, a assistente virtual disponibilizada no site do TJRJ - a IETE - se restringe a esclarecer questões relativas ao sistema PJe. O projeto visa ampliar sua abrangência, aproveitando suas funcionalidades para responder dúvidas de diversas unidades judiciais e administrativas, tratando-se, portanto, de inovação incremental.
Inicialmente, o projeto está sendo desenvolvido com a formação da base de dados fornecida pelo Departamento de Gestão de Acervos Arquivísticos – SGADM-DEGEA e pelo Departamento de Compliance e Gestão de Risco - SGGIC-DEGER (com a inclusão do Código de Ética do Servidor e do Colaborador do TJRJ).
Com o projeto, são esperados os seguintes benefícios:
- Para o público interno: diminuição nos atendimentos realizados pelos funcionários, presenciais ou por telefone/e-mail, com consequente redução dos recursos (humanos e de tempo) empenhados por essas unidades para o atendimento ao público e com liberação da mão de obra para as demais atividades.
- Para o público externo: poderá tirar suas dúvidas fora do horário de expediente, além da maior segurança de que as respostas lhe sejam dadas de forma mais completa e correta, uma vez que sua redação terá sido previamente validada e aprovada pelas chefias das unidades.
ARQUIVAMENTO DO PROJETO
No final de agosto/2024, o setor de informática do TJRJ (SGTEC) informou ao IdeaRio que iria desenvolver ‘um chatbot de atendimento universal, ou de grande escopo, para o TJRJ por meio da Assessoria de Inteligência Artificial da SGTEC (ASSIA)’, o que, além de atender ao objetivo da presente iniciativa, representaria também uma redução de custos ao Tribunal com o fim da operação da atual assistente IETE.
Assim, decidiu-se pelo sobrestamento do projeto até ulterior notícia da construção do referido chatbot pela SGTEC-ASSIA. Por fim, o presente projeto foi cadastrado no Contêiner de Ideias do IdeaRio.
- E-mail do laboratório: deind.ideario@tjrj.jus.br