Projeto Lab + Pai D'égua
Projeto Lab + Pai D'égua
Se um lab é Pai D'égua, imagina vários...
O Projeto Lab + Pai D’égua tem como objetivo inaugurar extensões do Laboratório de Inovação do Poder Judiciário do Pará em grandes comarcas do estado, viabilizando o desenvolvimento de atividades inovadoras pelos próprios fóruns, de forma descentralizada, conferindo autonomia e disseminando a inovação no PJPA.
Para isso, serão inauguradas salas com ambiente desinibido e propicio à realização de oficinas e demais projetos de inovação dentro dos Fóruns das maiores comarcas do estado do Pará.
Em parceria com a Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará, o projeto também visa a capacitação de servidores(as) e magistrados(as) para que estejam aptos a realizar oficinas e demais eventos de inovação.
Através das inaugurações dos Lab+, busca-se divulgar e fortalecer a importância e o comprometimento do PJPA com a inovação, bem como estimular a busca por soluções criativas pelos servidores(as) e magistrados(as) para os desafios cotidianos enfrentados pelo Poder Judiciário no Pará, considerando as peculiaridades de cada região.
O que buscamos com isso?
De maneira geral, buscamos disseminar a cultura da inovação no Poder Judiciário do Estado do Pará, por meio da realização da instalação de extensões do Laboratório de inovação, para viabilizar a busca por soluções inovadoras pelos próprios fóruns, de forma descentralizada, conferindo autonomia e criando focos de inovação no PJPA.
E de maneira específica, buscamos:
- Criar um espaço com layout inovador e que estimule debates desinibidos e busca por soluções inovadoras, considerando as peculiaridades de cada região.
- Introduzir os conceitos e princípios do Design Thinking aos servidores(as), magistrados(as) do Poder Judiciário nas comarcas do Estado do Pará.
- Capacitar os(as) participantes nas diversas ferramentas e técnicas do Design Thinking, para que possam realizar oficinas e aplicar a referida abordagem na busca de soluções para problemas cotidianos enfrentados pelo Poder Judiciário.
- Descentralizar a inovação, valorizando o conhecimento e a capacidade inovadora do maior número de servidores(as) e magistrados(as) possível.
- Estimular a colaboração, o pensamento criativo e a empatia entre os participantes, promovendo uma cultura de inovação e resolução de problemas de forma coletiva.
- Promover a conscientização sobre a importância da inovação no Poder Judiciário e seu impacto na eficiência e qualidade dos serviços prestados à população do Estado do Pará.
No fórum, sem cara de fórum...
As salas para a implantação dos Lab+ serão cedidas de acordo com a Direção do Fórum onde será implantada.
Os layouts das salas dos Laboratórios nas comarcas do interior serão desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Engenharia e Arquitetura do TJPA, devendo ser um espaço desinibido, propício para a realização de oficinas e atividades de inovação. O layout da atual sala do Lab Pai D’égua pode servir de referência para as demais salas, ficando a critério da Direção do Fórum e da SEA a inclusão de itens de decoração diversos.
O Lab + deve contar, em sua entrada, com placa de identificação, tendo como parâmetro a placa do Lab Pai D’égua.
Método, do grego, Methodos: Seguir um caminho.
- Identificação das Comarcas: Identificar as principais comarcas do Estado do Pará, considerando critérios como volume de processos e usuários, abrangência geográfica, disponibilidade de recursos.
- Reunião de sensibilização: o Coordenador do Laboratório se desloca até a Comarca identificada e conversa com servidores e magistrados, divulgando a cultura da inovação, identificando interesse na participação no laboratório.
- Planejamento das Instalações: Elaborar um cronograma de instalações, definindo datas e locais, de acordo com os(as) diretores(as) dos fóruns envolvidos.
- Equipe Responsável: Constituir uma equipe de facilitadores capacitados em Design Thinking, com experiência na aplicação dessa metodologia em projetos de inovação. A equipe também será responsável por acompanhar e dar suporte aos participantes após as oficinas, estimulando a continuidade das práticas de inovação.
- Capacitação: realização de Oficina de Inovação, com capacitação realizada nos dias da instalação do Lab+ e certificação dos novos laboratoristas, com a parceria da Escola Judicial do Pará.
Conteúdo Programático Básico da Oficina:
Introdução ao Design Thinking: conceitos, princípios e benefícios.
Etapas do processo de Design Thinking: empatia, definição, ideação, prototipação e testagem.
Ferramentas e técnicas do Design Thinking: mapa de empatia, persona, jornada do usuário, brainstorming, prototipação rápida, entre outras.
Exemplos práticos de aplicação do Design Thinking no contexto do Poder Judiciário.
Exercícios práticos em grupo, com desafios relacionados ao cotidiano do Poder Judiciário, visando a aplicação dos conceitos e técnicas aprendidas.
- Inauguração do Lab +: evento de inauguração, convidando magistrados(as) e servidores(as) para conhecerem o novo Lab.
Aprimoramento constante
Serão realizadas avaliações de cada oficina realizada durante as instalações, através de questionários de satisfação aplicados aos participantes, por meio do Forms, visando identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. A equipe responsável também fará um acompanhamento periódico das ações e projetos desenvolvidos a partir das oficinas, com o objetivo de medir o impacto das atividades e fornecer suporte adicional quando necessário.
Resultados esperados
- Descentralização da Inovação e criação de focos inovadores em diversas regiões do estado.
- Criação de um ambiente propício à colaboração e à troca de ideias entre os participantes, fomentando a cultura da inovação.
- Capacitação de servidores(as) como laboratoristas aptos a realizarem oficinas de inovação.
- Maior conscientização e compreensão dos(as) servidores(as), magistrados(as) do Poder Judiciário do Pará sobre a importância da inovação no desenvolvimento de soluções criativas.
- Aprimoramento de habilidades e ferramentas para a busca de soluções criativas e inovadoras para os problemas enfrentados no cotidiano do Poder Judiciário.
- Possibilitar autonomia na inovação, viabilizando a criação de produtos inovadores e diversos.
Quando e onde?
O cronograma das instalações será definido após a seleção das comarcas e a montagem da equipe responsável, considerando as disponibilidades de agenda e os recursos necessários para a realização das atividades. Estima-se que o projeto possa ser executado ao longo de 8 meses, com a realização de instalações em diferentes comarcas em períodos específicos.
Cronograma de inaugurações e oficinas | ||
Fórum | Data | Situação |
Fórum de Marabá | 05 e 06 de fevereiro de 2024 | Inaugurado |
Fórum de Santarém | 29/02 e 01 de março de 2024 | Inaugurado |
Fórum de Redenção | Junho de 2024 | Em andamento |
Fórum de Altamira | Junho de 2024 | Em andamento |
Por fim...
Com as instalações dos Lab+, espera-se disseminar a cultura da inovação no Poder Judiciário do Estado do Pará, fortalecendo o comprometimento do Tribunal com a busca por soluções criativas e eficientes para os desafios enfrentados no cotidiano, bem como busca-se oportunizar a maior participação, a autonomia e descentralização da inovação dentro dos fóruns atendidos pelo projeto.
- E-mail do laboratório: lab.paidegua@tjpa.jus.br