Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Conexão Estratégica

  • 0

 

O Plano Integrado de Gestão no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT) é um instrumento estratégico que conecta o Plano Estratégico Institucional, os anseios da Administração e as necessidades das áreas e visa coordenar e direcionar as atividades administrativas e judiciais do Tribunal de forma integrada, promovendo a colaboração de magistrados e servidores na busca de soluções comuns para o Tribunal.

 

As etapas executadas para elaboração do plano foram:



Etapa

Descritivo

Data

Reunião inicial para definições e apresentação da metodologia

Apresentação da metodologia OKR ao presidente do Tribunal e discussão sobre a necessidade de uma abordagem mais ágil e integrada na gestão estratégica.

16/01/2024

Kick-off

Apresentação da metodologia OKR à alta gestão do tribunal, destacando os benefícios e as expectativas em relação à sua implementação.

25/01/2024

Realização de pesquisa interna

Pesquisa destinada a todos os servidores e magistrados, em que puderam opinar e descrever quais deveriam ser as prioridades da administração do Tribunal, nos eixos: Pessoas, Prestação Jurisdicional, Processos de Trabalho e Infraestrutura física e Tecnológica.

O resultado da pesquisa pode ser acessada no link:

https://app.powerbi.com/view?

r=eyJrIjoiZTk0MzBjMTQtZDhkYy00MGFhLTlmMTktZDI2ZTQ3YjQ0NmMwIiwidCI6ImI1NTM5NTJhLTYxNTYtNGNkOC04NTcxLW

5 a 15/02/2024

Definição das prioridades estratégicas

Com base nos resultados da pesquisa, a presidência e a alta gestão definiram as 3 prioridades estratégicas para o Plano Integrado de Gestão: Conexão Estratégica.

27/02/2024

Oficina com gestores para propor Objetivos Estratégicos

Discussão e proposta de objetivos estratégicos para 1 ano, conectados a cada prioridade estratégica.

29/02/2024

Reunião com o presidente para definição dos Objetivos Estratégicos

Definição dos objetivos estratégicos de 1 ano com base nas deliberações da oficina.

05/03/2024

Oficina para definição dos Key Results

Definição dos indicadores de resultados-chave para cada OKR estratégico de 1 ano, visando garantir a mensuração e o acompanhamento efetivo do progresso.

13/03/2024

Oficinas para definição dos OKRs Táticos

Realização de oficinas com servidores e gestores táticos para definir os OKRs táticos de curto prazo (3 meses).

25/03 a 01/04/2024






Para a elaboração do Plano Integrado, foram envolvidos magistrados(as) e servidores(as) de diversas áreas do Tribunal, judiciárias e administrativas, que puderam contribuir diretamente em cada etapa de sua construção, desde o início do ano de 2024. Participaram representantes da Diretoria-Geral, Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria Geral Judiciária, Secretaria Administrativa, Secretaria da Corregedoria Regional, Secretaria de Tecnologia da Informação, Ouvidoria Escola Judicial e Coordenadoria de Saúde, além dos Juízes Auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Juiz Gestor Estratégico de Metas, bem como o próprio Desembargador Presidente do Tribunal.

 

Para acompanhamento dos objetivos estratégicos, objetivos táticos e metas definidas no Plano Integrado de Gestão: Conexão Estratégica, serão realizadas reuniões periódicas de acompanhamento (check-in) em que os responsáveis por cada indicador deverão apresentar os esforços que foram realizados no período para atingir a meta, bem como problemas encontrados e planos de ação para o próximo período.

 

O Plano propõe uma abordagem flexível e orientada para resultados, permitindo um alinhamento eficaz das ações das diferentes áreas do tribunal com os objetivos estratégicos traçados. Por meio da metodologia OKR - Objectives and Key Results – que quer dizer Objetivos e Resultados-Chave - busca-se criar um ambiente de trabalho mais eficiente e colaborativo, onde as equipes têm maior autonomia na definição e acompanhamento de suas metas, promovendo assim um maior engajamento e comprometimento com os resultados organizacionais.

 

 

 
 
 

Tags: Premio2024 114
  • E-mail do laboratório: labinova@trt12.jus.br