Processo de Contratação de Pessoa Física da EMERON
Esta postagem tem o propósito de registrar o planejamento, a execução e os desdobramentos das oficinas realizadas nos dias 15, 16, 19, 20 e 21 de fevereiro de 2024. Neste contexto, o Laboratório de Inovação Gênesis da Escola da Magistratura de Rondônia desempenhou o papel de organizador e facilitador.
Para realização das oficinas, contamos com uma equipe diversificada e multidisciplinar, composta por diversas unidades da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.
- José Miguel de Lima - Secretário-Geral da EMERON;
- Evanice Cunha da Silva - Diretora do DepartamentoAdministrativo;
- Marciane Rossi - Diretora do Departamento Pedagógico;
- Brenda Mara Martins de Oliveira- Diretora da Divisão de Planejamento Aquisição e Patrimônio;
- Débora Mendes de Sousa Gemelli - Diretora da Divisão de Planejamento Técnico Pedagógico ;
- Cínthia Mendes Cabral - Chefe da Seção de Aquisição e Contratação;
- Fábio Henrique Carvalho Rocha - Assessor Jurídico da EMERON;
- Felipe Idalgo Estigarribia - Laboratorista e membro do Laboratório de Inovação Gênesis.
As oficinas foram orientadas pela abordagem do Design Sprint, que combina elementos de design thinking, métodos ágeis e criatidade. metodologia centrada no ser humano que busca resolver problemas complexos por meio de empatia, colaboração e criatividade. Abaixo comentamos um pouco sobre as técnicas e ferramentas utilizadas:
- Árvore de problemas: uma ferramenta utilizada na metodologia do Design Thinking, para ajudar a identificar e entender os problemas enfrentados pelos usuários de um produto, serviço ou sistema;
- Aprofundamento do Problema: Fase crucial do processo, pois é nesse momento que nos dedicamos a compreender, de maneira mais detalhada e abrangente, a natureza do desafio que estamos enfrentando. Essa etapa envolve uma imersão profunda no problema;
- Como podemos: Adentramos a etapa de ideação com a técnica que propõe reformular a questão como uma oportunidade de criação. Ao transformar os desafios em perguntas abertas, estimula-se o pensamento criativo e a exploração de soluções inovadoras;
- Mapa de Calor: No contexto de um Design Sprint, o mapa de calor é uma representação gráfica que destaca visualmente as áreas críticas ou problemáticas em um processo específico. Ele é construído com base em dados, feedback dos usuários ou insights da equipe. Ao analisar o mapa de calor, é possível identificar as regiões onde ocorrem os principais desafios levantados e oportunidades de melhoria;
- Demonstração Relâmpago: Esta etapa tem o objetivo de expor a equipe a exemplos inspiradores e lições aprendidas a partir de soluções existentes ou similares. A Demonstração Relâmpago é uma maneira eficaz de aproveitar a sabedoria coletiva da equipe, expondo-a a diferentes abordagens e perspectivas que podem influenciar positivamente o processo de geração de soluções inovadoras.
- Oito Ideias Malucas: É uma técnica de ideação, na qual os participantes são desafiados a criar o maior número possível de soluções em um curto período de tempo. É eficaz para romper barreiras mentais, gerar ideias criativas e impulsionar a colaboração em equipe;
- Conceito da solução: Na etapa do Conceito da Solução, nosso foco é concretizar ideias por meio de protótipos navegáveis. Essas simulações interativas transformam abstrações em algo tangível, permitindo visualização e teste eficientes das soluções propostas;
- Votação Informal: Durante esta atividade os participantes defendem ideias e destacam razões para a escolha de propostas. Ao final, selecionamos uma representação tangível do conceito para validar a viabilidade da solução antes do desenvolvimento completo;
- Fluxo de Teste do Usuário: Aqui concentramo-nos em dar vida ao conceito eleito como nossa solução. São criadas jornadas de seis passos que o usuário seguirá para testar a solução. Essa etapa resulta na escolha do fluxo de teste principal, estabelecendo uma base clara para a prototipagem nas fases seguintes;
- Roteiro Sequencial (Storyboard): Aqui o objetivo é traduzir o fluxo eleito na etapa anterior, representando cada passo da jornada, transformando esses passos em desenhos concretos, garantindo que não haja espaço para interpretações;
- Prototipação: Técnica fundamental no processo de Design Thinking. Consiste na criação de representações simplificadas dos conceitos gerados durante a fase de ideação. Esses propótipos podem variar em complexidade, desde esboços iniciais até simulações mais avançadas.
Oficinas (15, 16, 19, 20 e 21 de fevereiro)
15 e 16 - Problematização, Aprofundamento do Problema e Ideação
As oficinas de problematização desempenham um papel crucial ao promover a colaboração interinstitucional, proporcionando um ambiente propício para identificar, compreender e solucionar desafios enfrentados pelo público participante. A seguir, detalharemos cada um deles, apresentando suas causas e consequências.
Afastamento e Designações de Magistrados do 1º Grau |
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Servidor 1 |
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Problema |
Causas |
Consequências |
Burocracia para contratação |
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Cadastro e documentos solicitados |
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Comprovação de preços |
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Servidor 2 |
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Fluxo de contratação para Pessoa Física 💠 |
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Servidor 3 |
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Burocracia excessiva para a contratação de Pessoa Física ⭕ |
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Servidor 4 |
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Dificuldade na contratação de docentes |
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Demora na instrução processual |
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Redundância nas exigências documentias em varios setores do TJ ⭕ |
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Servidor 5 |
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Muitas exigências no processo de contratação (pessoa física) |
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Valor da hora-aula abaixo do que os ministrantes costumam cobrar ⭕ |
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Servidor 6 |
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Burocratização do processo de contratação de pessoa física |
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Servidor 7 |
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Solicitação de documentos de maneira fatiada |
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Falta de colaboração do contratado |
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Distância dos grandes centros econômicos |
Durante a clusterização dos problemas, foi eleito como mais prioritário o desafio: "Fluxo de contratação para pessoa física". Em seguida, fizemos o aprofundamento do problema, identificando quem impacta, por que é importante, os benefícios esperados com sua resolução. Findamos esta etapa consolidando em pergunta aberta o desafio prioritário para que estimule o pensamento criativo e a exploração de soluções inovadoras. Os detalhes podem ser observados na tabela abaixo.
Problema prioritário: Falta de visão da Seção Judiciária como um todo |
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Aprofundamento do problema |
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Impacta quem? → |
Por que é importante? |
Benefícios a proporcionar |
O que está impedindo? |
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Como podemos? |
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Como podemos aperfeiçoar o fluxo de contratação de Pessoas Físicas para os envolvidos na contratação (contratante/contratado) |
Mapa de Calor
Ao analisar o mapa de calor, identificamos que as regiões onde ocorrem os principais desafios identificados são:
◾ Indica/Exige o ministrante a ser contratado;
◾ Orienta para elaboração da Proposta/Documentos;
◾ Elaborar a proposta e enviar docs.;
◾ Cadastra fornecedor e comprovar os valores.
Demonstração Relampago
A equipe pode compartilhar experiências e discutir as soluções. Destacou-se as identificadas na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.
Oitos Ideias Malucas
Abaixo listamos as ideias e oportunidades mais votadas durante a atividade. Essas ideias foram aproveitadas durante a montagem das soluções.
Ideias |
Oportunidades |
Criação de formulário eletrônico no EMERONWEB para propostas com autorizações |
Consultar outras Escolas Judiciais para conhecer seus fluxos |
Banco de formadores como base de cadastros das contratações |
Desenvolver sistema para acompanhamento do processo |
Não emitir Nota Fiscal |
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Criar unidade específica (na EMERON) |
Eliminar as fases de cadastro em Sistemas do TJ |
Unificar o trabalho inicial da DIPED e DEAD |
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Utilizar o fluxo de pagamento do TCE, somente adaptando à nossa realidade |
Prever valores de hora-aula atraentes para instrutores externos |
Conceito da Solução
Consolidamos as ideias em vários conceitos. Os participantes apresentaram e explicaram aos demais presentes seu conceito e posteriormente, realizamos uma votação para determinar qual conceito adotaremos para concretizar a solução. O desfecho foi a fusão do conceito desenvolvido pela equipe do DEAD com o do DEPED.
1º Passo: Recibimento da indicação; orientação ao contratado; orientação voltada ao preenchimento dos dados necessários; upload de documentos; aceite das obrigações; conferência dos documentos e formulários; liberação para planejamento.
2º Passo: Planejamento pedagógico/execução; preenchimento dos elementos pedagógicos da ação; prover informações orçamentárias, de cadastros e de registro; inserir demonstrativo de cálculo (impostos); Parecer Jurídico; Encaminhar para decisão;
3º Passo: Empenho da despesa; executar e acompanhar os cursos; certificar a execução e encaminhar para o pagamento.
Roteiro Sequencial (Storyboard)
Pegamos estes passos e buscamos detalhar em um roteiro sequencial, com o objetivo de detalharmos ainda mais cada processo.
① DIPED provoca unidade solicitante sobre demanda;
→ Unidade solicitante faz proposta de ministrante e formato da ação ;
→ DIPED trata a sugestão e submete à direção para aprovação; realiza correções se necessário (contato inicial com o pretenso ministrante);
→ Instrução da Proposta por meio dos dados preenchidos no formulário e assinadados pelo ministrante (DIPED - MINISTRANTE);
→ Inserção dos documentos necessários no processo e proposta.
② Elaboração do Projeto Pedagógico que contará com: dados gerais; ementa, justificativa e objetivo; justificativa da contratação; metodologia; recursos; custos; plano de ação;
→ Envio para ciência da DEAD, DIFOR e GABSG.
③ Processo vai para DEAD visando o provisionamento orçamentário, a verificação da regularidade fiscal e cadastral e coleta de dados bancários;
→ Demonstrativo de cálculo de retenção de impostos;
→ Encaminhar demanda para parecer da assessoria jurídica.
④ Assessoria jurídica providenciará o parecer jurídico e tratativas quanto a decisão do Ordenador de Despesa;
→ Será encaminhado para o DEXOR para empenho.
⑤ A DEXOR realiza o empenho e retorna o processo para o DEAD acompanhar.
⑥ Com o término do curso, o DEAD provoca a DIFOR para certificação do curso e verificará sobre a necessidade de haver a elaboração de um relatório final.
⑦ O DEAD recebe a certificação de realização do curso e faz a instrução do processo para liquidação e pagamento;
→ O processo é encaminhado para DEXOR.
⑧ DEXOR liquida, retém os imposso, emite guias necessárias;
→ DIF faz a ordem bancária.
Prototipação dos Produtos Mínimo Viável (19, 20 e 21)
A versão inicial da solução incorporou apenas os elementos essenciais, identificados e priorizados, para atender às necessidades fundamentais do pleito. Abaixo, detalhamos o que competirá ao MVP:
- Um novo fluxo com foco na contratação de pessoas físicas, que teve por objetivo facilitar a experiência da Pessoa Física pretendida para contratação, assim como, dos servidores e unidades da EMERON.
- Formulário eletrônico com o objetivo de agilizar o processo de colhimento de dados pessoais, profissionais, referentes à proposta, ao evento, certidões do proponente, outras documentação necessárias e o fornecimento de instruções legais e institucionais.
- E-mail do laboratório: laboratoriodeinovacao@tjro.jus.br