Planejando a Aposentadoria
Desafio Priorizado: Como podemos acolher, auxiliar e fornecer informações individualizadas a servidores e magistrados em processo de aposentadoria e aos que já se encontram aposentados, de forma mais humanizada, eficiente, célere, objetiva e de fácil compreensão?
Demandante: Presidência do Tribunal
Data de Início: 5/12/2023
Estágio atual: em teste de MVP
O TRT-15 lançou em abril de 2024 o Portal dos Aposentados e instituiu programas de Preparação à Aposentadoria (PPA) e de Valorização do Magistrado e do Servidor Aposentado. Desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação do Tribunal, o Co.Labora 15, as iniciativas visam colaborar com o processo de transição para a aposentadoria, contribuir para uma aposentadoria saudável e sustentável, valorizar a experiência acumulada pelos profissionais e fomentar sua participação ativa em projetos sociais e institucionais.
Metodologia:
O portal e os programas foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar do Co.Labora15, laboratório de inovação do TRT-15, utilizando como metodologia o design thinking. Este processo colaborativo envolveu, em sete oficinas on-line, etapas de imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento com magistrados e servidores, ativos e aposentados, para entender suas necessidades, permitindo a criação de soluções humanizadas e centradas no usuário. O trabalho foi documentado na plataforma Miro e encontra-se disponível neste link.
Resultados:
O projeto teve início em 5 de dezembro de 2023 e alcançou uma etapa significativa em 9 de abril de 2024 com o lançamento de um Produto Mínimo Viável (MVP), o Portal dos Aposentados, em fases de teste atualmente. Este portal oferece duas interfaces: "Aposente Bem", para os que estão se preparando para a aposentadoria, e "Continuando a Vida", para os aposentados, facilitando a continuidade da relação com a instituição. As iniciativas proporcionam um aumento no engajamento dos aposentados e fortalecem sua integração com a comunidade jurídica.
Beneficiários:
As iniciativas são direcionadas a magistrados e servidores do TRT-15, tanto ativos quanto inativos. Elas visam apoiar os que estão se preparando para a aposentadoria ou que já estão aposentados, garantindo que continuem a contribuir e se beneficiar da comunidade jurídica.
Iteração:
Atualmente, o projeto está em uma fase de iteração, com a implementação de um formulário no portal para coleta das avaliações dos usuários. Essas avaliações são essenciais para entender as experiências e expectativas dos magistrados e servidores, permitindo revisões periódicas e melhorias no portal e nos programas baseadas nos feedbacks recebidos. Esta abordagem assegura que as soluções continuem evoluindo e se alinhando às necessidades reais dos usuários, garantindo a eficácia e a relevância das iniciativas ao longo do tempo.
Outras Informações Relevantes:
O desenvolvimento e a implementação do portal e dos programas foram realizados integralmente por laboratoristas do TRT-15, destacando o compromisso do tribunal com o uso de metodologias inovadoras e colaborativas. Este projeto não só responde às necessidades dos beneficiários, mas também alinha o tribunal aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sublinhando o compromisso do TRT-15 com o bem-estar de seus colaboradores em todas as fases de suas carreiras.
- E-mail do laboratório: co.labora15@trt15.jus.br