Inventário de Gases de Efeito Estufa 2022 - TRE-AM
Objetivo
O principal objetivo deste projeto é elaborar o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) baseado em dados de 2022 para o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Buscamos quantificar e analisar as emissões de gases de efeito estufa associadas às atividades do tribunal, identificando oportunidades para mitigação e redução dessas emissões. Ao alcançar esse objetivo, o projeto visa contribuir para a sustentabilidade ambiental e a promoção de práticas mais ecoeficientes dentro da instituição.
Justificativa
A elaboração do Inventário de GEE é de extrema relevância para o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Compreender as emissões de gases de efeito estufa decorrentes de suas atividades permite à instituição tomar medidas concretas para reduzir seu impacto ambiental e alinhar-se com diretrizes nacionais e internacionais de sustentabilidade. Além disso, demonstra o compromisso do tribunal em promover a responsabilidade ambiental e contribuir para a proteção do meio ambiente na região, o que é fundamental, considerando a importância do Amazonas para o equilíbrio climático global.
Em razão da oportunidade gerada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a disponibilização de capacitação específica sobre a matéria aos TREs, alteramos o projeto da Meta 9, deslocando o projeto anteriormente definido (Painéis Contextuais de Sustentabilidade) para o ano de 2024.
Alinhamento Estratégico e Agenda 2030
Este projeto está alinhado com a estratégia do TRE-AM que prevê o objetivo "Promoção da sustentabilidade", bem como com a Política de Sustentabilidade do Poder Judiciário (Res. CNJ nº 400/2021, Art. 24). Também alinha-se com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente com dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em primeiro lugar, com o ODS 13 - "Ação contra a Mudança Global do Clima", a elaboração do Inventário de Gases do Efeito Estufa e as ações decorrentes buscam mitigar as mudanças climáticas, promover a educação ambiental e a conscientização sobre as questões climáticas, e contribuir para a construção de uma instituição mais sustentável e resiliente aos desafios ambientais.
Além disso, o projeto também está em consonância com o ODS 16 - "Paz, Justiça e Instituições Eficazes", uma vez que promove a transparência, a prestação de contas e a eficácia institucional. Ao quantificar e analisar as emissões de gases de efeito estufa associadas às atividades do TRE-AM, o projeto busca fortalecer a integridade, responsabilidade e eficiência da instituição, contribuindo para um sistema de justiça mais transparente e eficaz em benefício da sociedade amazonense.
Ações relacionadas
O projeto integra o Programa de Sustentabilidade do TRE-AM que conta ainda com as seguintes iniciativas:
- Reestruturação da Política de Sustentabilidade;
- Reestruturação do Processo de Coleta de Dados de Sustentabilidade (baseado em nuvem);
- Painéis Contextuais de Sustentabilidade.
Acesse aqui o plano de ação do projeto
- E-mail do laboratório: liods@tre-am.jus.br