Lideranças do Futuro
- O que é:
Trata-se de um programa de educação para a cidadania, cujo público-alvo são estudantes de nível fundamental e médio.
Utilizando metodologias ativas, são realizadas apresentações, debates e simulações que abordam temas ligados à cidadania, à democracia, à participação política e ao direito de votar e ser votado(a), buscando o desenvolvimento de lideranças do futuro.
- Justificativa:
A participação de jovens na política é fundamental para democracias e governos efetivamente representativos. A cultura política compõe a base de sustentação de todos os regimes democráticos, mas ela não surge dentro de um vácuo social, é preciso incentivá-la, com atividades educativas e práticas.
- Objetivos:
- Contribuir com a formação de jovens eleitores, ampliando os conhecimento sobre a democracia brasileira;
- Estimular o alistamento eleitoral entre jovens a partir dos 16 anos;
- Fomentar o desenvolvimento de líderes futuros;
- Incentivar a participação feminina na política;
- Explicar a história, as atribuições, as estruturas e as funções da Justiça Eleitoral;
- Enfrentar a desinformação eleitoral;
- Aumentar a confiança na Justiça Eleitoral;
- Propiciar o contato com a urna eletrônica e diversas formas de participação no processo eleitoral;
- Apresentar a imagem de uma instituição mantida por pessoas (humanização), cidadãos brasileiros, sejam magistrados, servidores ou mesários.
- Métodos utilizados: storytelling, simulações e outras metodologias ativas.
- Escopo:
O programa teve início com a demanda de uma escola para realizar a eleição de representantes de turma com uso da urna eletrônica. Além disso, gostariam de ouvir explicações da própria Justiça Eleitoral para maior conhecimento sobre nosso sistema e processo.
A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS adotou a ideia e desenvolveu um programa mais amplo, voltado a aumentar a participação dos jovens eleitores, aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade e ampliar o conhecimento sobre o processo eleitoral brasileiro.
Para tanto, a Justiça Eleitoral oferece apresentações interativas divididas em 4 eixos temáticos:
- Cidadania: Papo Cidadania
- Participação Feminina na Política: Mais Gurias na Política
- Segurança do Processo Eletrônico de Votação: Desvendando o Voto no Brasil
- Desinformação Eleitoral: “Me Engana que eu Posto”
Há foco em metodologias ativas durante as apresentações: com linguagem jovem, títulos chamativos e incentivo à participação, a ação aguça a curiosidade dos jovens e desmistifica a participação política.
Há também eleições simuladas que podem contar com a participação de estudantes como candidatos, candidatas, mesários, mesárias, eleitoras e eleitores.
Exemplo 1) "Me Engana que eu posto" é uma palestra sobre desinformação (fake news), que apresenta conceitos e casos, estimulando o debate dos jovens. Em certo ponto da palestra são convidados a levantar placas de “posto” ou “não posto” para manchetes que são mostradas.
Exemplo 2) "Alice no país das urnas eletrônicas” - para os mais jovens, em torno de 9 a 14 anos, utiliza-se de uma história baseada no livro da Alice no país das Maravilhas. Nesse storytelling, Alice é levada ao Brasil e apresentada ao sistema eleitoral brasileiro e à forma como o Brasil exerce sua democracia. Essa palestra é sempre um sucesso entre os pequenos e desperta orgulho deles em relação nossa Justiça Eleitoral.
Exemplo 3) Papo Cidadania – usando um personagem muito conhecido de videogame (Kratos) e outras analogias, são abordados conceitos ligados à importância da democracia e do voto.
- Resultados:
- 2022: aproximadamente 3.000 estudantes envolvidos nas ações.
- 2023 (1º semestre): 6.210 estudantes em 21 ações.
- O site do Programa contém mais informações e notícias de eventos realizados: https://ava.tre-rs.jus.br/ejers/course/view.php?id=31
- E-mail do laboratório: asplan@tre-rs.jus.br