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Iniciativa

Lideranças do Futuro

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  • O que é:

Trata-se de um programa de educação para a cidadania, cujo público-alvo são estudantes de nível fundamental e médio.

Utilizando metodologias ativas, são realizadas apresentações, debates e simulações que abordam temas ligados à cidadania, à democracia, à participação política e ao direito de votar e ser votado(a), buscando o desenvolvimento de lideranças do futuro.

  • Justificativa:

A participação de jovens na política é fundamental para democracias e governos efetivamente representativos. A cultura política compõe a base de sustentação de todos os regimes democráticos, mas ela não surge dentro de um vácuo social, é preciso incentivá-la, com atividades educativas e práticas.

  • Objetivos:
    • Contribuir com a formação de jovens eleitores, ampliando os conhecimento sobre a democracia brasileira;
    • Estimular o alistamento eleitoral entre jovens a partir dos 16 anos;
    • Fomentar o desenvolvimento de líderes futuros;
    • Incentivar a participação feminina na política;
    • Explicar a história, as atribuições, as estruturas e as funções da Justiça Eleitoral;
    • Enfrentar a desinformação eleitoral;
    • Aumentar a confiança na Justiça Eleitoral;
    • Propiciar o contato com a urna eletrônica e diversas formas de participação no processo eleitoral;
    • Apresentar a imagem de uma instituição mantida por pessoas (humanização), cidadãos brasileiros, sejam magistrados, servidores ou mesários.
  • Métodos utilizados: storytelling, simulações e outras metodologias ativas.

 

  • Escopo:

O programa teve início com a demanda de uma escola para realizar a eleição de representantes de turma com uso da urna eletrônica. Além disso, gostariam de ouvir explicações da própria Justiça Eleitoral para maior conhecimento sobre nosso sistema e processo.

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS adotou a ideia e desenvolveu um programa mais amplo, voltado a aumentar a participação dos jovens eleitores, aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade e ampliar o conhecimento sobre o processo eleitoral brasileiro.

Para tanto, a Justiça Eleitoral oferece apresentações interativas divididas em 4 eixos temáticos:

  1. Cidadania: Papo Cidadania
  2. Participação Feminina na Política: Mais Gurias na Política
  3. Segurança do Processo Eletrônico de Votação: Desvendando o Voto no Brasil
  4. Desinformação Eleitoral: “Me Engana que eu Posto”

Há foco em metodologias ativas durante as apresentações: com linguagem jovem, títulos chamativos e incentivo à participação, a ação aguça a curiosidade dos jovens e desmistifica a participação política.

Há também eleições simuladas que podem contar com a participação de estudantes como candidatos, candidatas, mesários, mesárias, eleitoras e eleitores.

Exemplo 1) "Me Engana que eu posto" é uma palestra sobre desinformação (fake news), que apresenta conceitos e casos, estimulando o debate dos jovens. Em certo ponto da palestra são convidados a levantar placas de “posto” ou “não posto” para manchetes que são mostradas.

Exemplo 2) "Alice no país das urnas eletrônicas” - para os mais jovens, em torno de 9 a 14 anos, utiliza-se de uma história baseada no livro da Alice no país das Maravilhas. Nesse storytelling, Alice é levada ao Brasil e apresentada ao sistema eleitoral brasileiro e à forma como o Brasil exerce sua democracia. Essa palestra é sempre um sucesso entre os pequenos e desperta orgulho deles em relação nossa Justiça Eleitoral.

Exemplo 3) Papo Cidadania – usando um personagem muito conhecido de videogame (Kratos) e outras analogias, são abordados conceitos ligados à importância da democracia e do voto.

  • Resultados:
    • 2022: aproximadamente 3.000 estudantes envolvidos nas ações.
    • 2023 (1º semestre): 6.210 estudantes em 21 ações.
  • O site do Programa contém mais informações e notícias de eventos realizados: https://ava.tre-rs.jus.br/ejers/course/view.php?id=31

 

 

Tags: LINGUAGEM - SIMPLES 188 Capacitação 72 Comunicação 107 Interinstitucional 14 Jornada de Aprendizagem 9 Eleições 46
  • E-mail do laboratório: asplan@tre-rs.jus.br