Projeto Avalie!
Nome do projeto oriundo do laboratório de inovação: |
AVALIE! |
Partes interessadas |
Ouvidoria Eleitoral, Corregedoria Regional Eleitoral (Coodenadoria e unidade supervisora do atendimento), 8ª Zona Eleitoral (representando cartórios do interior), Seção de Redes, Diretoria-Geral (demandante), Juiz Eleitoral da 8ª Zona, Assessoria de Comunicação, Seção de Capacitação |
Situação-problema (necessidade de melhoria) diagnosticada |
Demanda recebida da Diretoria-Geral do TRE do Acre em razão da necessidade Avaliação do atendimento pelo eleitor, logo após ser atendido, e por ferramenta de acesso e resposta rápidos, e com inclusão digital. Inicialmente, foi pensada a implementação na forma de um QR Code, gerado por meio do Sistema de Chamados e um por atendente. Contudo, detalhes como os objetos de avaliação, normatização, prototipagem e fase de testes, bem como necessidade de envolvimento das partes interessadas, foram discutidos na primeira reunião de apresentação da proposta para o Laboratório de Inovação. |
Justificativa: |
O projeto está alinhado com o macrodesafio estratégico de fortalecimento da relação institucional com a sociedade, e com os valores institucionais da transparência, inovação, agilidade e credibilidade. Oferecer um atendimento de qualidade, eficiente e satisfatório ao cidadão é essencial para o sucesso de qualquer instituição pública. Em busca de aprimorar continuamente os serviços prestados e atender às necessidades da população, O TRE/AC pretende implantar um sistema de avaliação de atendimento ao cidadão, com feedbacks constantes e disposto a realizar ajustes e melhorias para atender às necessidades da população de forma cada vez mais eficiente. Ao implantar um sistema de avaliação de atendimento ao cidadão, o TRE/AC demonstra que um dos seus objetivos é a prestação de serviços de qualidade e busca alinhar suas ações com as expectativas e demandas da sociedade. O feedback dos cidadãos é uma ferramenta poderosa para aprimorar os serviços e fortalecer o vínculo entre a instituição e a população que serve. A instalação desse sistema em uma instituição pública requer um planejamento cuidadoso e a consideração de aspectos específicos do setor público. |
Impacto da implementação |
Objetivo Geral: Implantar uma ferramenta de avaliação que possa ser oferecida e acessada de forma rápida e fácil pelo usuário do serviço de atendimento ao eleitor, de modo que o cidadão se sinta estimulado a fornecer dados que orientem as políticas de gestão relacionadas às estruturas, capacitação e outras destinadas à melhoria contínua do atendimento prestado ao eleitor. Objetivos Específicos: 1. Definir claramente os objetivos da avaliação; 2. Escolher as formas de realizar a avaliação, considerando a acessibilidade e a disponibilidade dos meios para garantir uma maior taxa de resposta. 3. Criar perguntas claras, objetivas e direcionadas para obter informações úteis sobre o atendimento público, de modo a sobrecarregar o cidadão e incentivar sua participação. 4. Realizar testes pilotos antes da implementação, com uma amostra representativa de cidadãos, o que permitirá ajustar o sistema conforme as necessidades específicas e garantir sua efetividade. 5. Integrar a avalição com os canais de atendimento já existentes. Uma vez que se trata de solução de melhoria, deve ser integrada aos canais de atendimento já existentes, como a ouvidoria e avaliação do portal de internet, facilitando a participação do cidadão. 6. Capacitar os atendentes. O instrumento de avaliação não visa punir, pelo contrário, ter subsídios para a capacitação adequada daqueles que realizam o atendimento ao cidadão-eleitor. 7. Analisar os resultados e identificar padrões e áreas de melhoria, possibilitando a tomada de decisões embasadas na busca por melhorias contínuas no serviço público. 8. Conferir transparência e prestar contas sobre as mudanças implementadas com base nas avaliações. Isso demonstra o comprometimento com a melhoria do serviço e com a prestação de contas à sociedade. 9. Melhorar continuamente, tendo em vista que a avaliação é um processo contínuo de aprimoramento do serviço prestado à sociedade. |
Ferramenta de inovação utilizada:
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Foi utilizada a ferramenta do Design Thinking, com estratégia de facilitação visando, inicialmente, o surgimento de todas as ideias relacionadas ao projeto para, posteriormente, relacionar as ideias e entregas viáveis e necessárias para atingimento do objetivo inicial proposto. |
Impactos sobre os ODS da Agenda 2030 |
Projeto está relacionado ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e seus objetivos de: 16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis 16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis |
Dados e links ativos que permitam a compreensão pela sociedade
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Período de realização |
3 meses (julho a outubro de 2023) |
Local de realização: |
Atividades desenvolvidas presencialmente no Laboratório de Inovação e ODS Local dos testes: 8ª Zona Eleitoral Implantação: atendimento nas zonas eleitorais |
CRONOGRAMA PREVISTO:
Ação |
Participantes |
Início |
Fim |
Situação |
Custo |
Reunião de “briefing”: apresentação do projeto pelos demandantes e definição da equipe |
Laboratoristas e DG/Serede |
18/07/2023 |
18/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
Reunião de planejamento das oficinas |
Laboratoristas |
19/07/2023 |
19/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
1ª Oficina – Início utilização das ferramentas do “design thinking” para gerar interação |
Laboratoristas e equipe designada |
21/07/2023 |
21/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
2ª Oficina - continuação |
Laboratoristas e equipe designada |
27/07/2023 |
27/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
3ª Oficina - continuação |
Laboratoristas e equipe designada |
28/07/2023 |
28/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
Prototipação |
Laboratoristas e equipe designada |
31/07/2023 |
31/07/2023 |
Finalizada |
Não há |
Realização de testes-piloto |
Equipe designada |
21/08/2023 |
31/08/2023 |
A iniciar |
Não há |
Plano de comunicação |
Assessoria de Comunicação |
11/09/2023 |
22/09/2023 |
Em andamento |
Não há |
Normatização |
Corregedoria Regional Eleitoral |
25/09/2023 |
06/10/2023 |
A iniciar |
Não há |
Previsão de finalização e implantação definitiva |
Seção de Redes |
09/10/2023 |
09/10/2023 |
A iniciar |
Não há |
Equipe AVALIE!:
Laboratoristas: Lidiane Castro Pires/Renata dos Santos Maia
Diretoria-Geral: Rosana Magalhães
Seção de Redes: Edcley Firmino
Corregedoria Regional Eleitoral: Adenilson Pontes/Sheila Carvalho
Assessoria de Comunicação: Daniele Carlos
Ouvidoria Eleitoral: Reinaldo Colares
8ª Zona Eleitoral: Juiz Afonso Braña/João Gularte Sena (representante atendentes)
- E-mail do laboratório: liods@tre-ac.jus.br