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RECICLE+

 

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS

 

PLANO DE AÇÃO

NOME DO PROJETO

RECICLE+

DATA DE INÍCIO:

19/06/2023

PREVISÃO DE CONCLUSÃO:

15/12/2023

CLIENTES

Servidores do TRE-AL

MACRODESAFIO

PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

LÍDER

ADRIANA VILLAS BOAS COSTA TENÓRIO

LOTAÇÃO

APGS

CONTATO:

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JUSTIFICATIVA (WHY?/POR QUE?)

 

Observou-se que o TRE-AL vem apresentando baixo desempenho nos índices de monitoramento da gestão sustentável.

Isso impacta negativamente na sociedade ao considerar que o Tribunal deixa de cumprir sua responsabilidade social, implica aumento dos gastos e gera uma má impressão da gestão do TRE-AL entre os demais tribunais pátrios.

O CNJ erigiu a promoção da sustentabilidade como um macrodesafio do Poder Judiciário e atribuiu 25 pontos do Prêmio de Qualidade para performance dos indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável - IDS.

Para alcançar melhores níveis de performance, é imprescindível dar atenção aos pequenos hábitos das servidoras e dos servidores que compõem o Tribunal. Pretendemos disponibilizar gatilhos mentais positivos e reduzir entraves para que hábitos sustentáveis se consolidem e promovam uma melhora na atitude do servidor.

Para criar um ambiente favorável à melhora na cultura organizacional, este projeto almeja sensibilizar, capacitar e acompanhar o consumo realizado por cada unidade, possibilitando o monitoramento em conjunto e estimulando aquelas que apresentem melhor desempenho.

 

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 

3.1. Problema inicial detectado

Recebemos da Secretaria de Administração e da Assessoria de Planejamento e de Gestão Socioambiental, o problema de que o TRE-AL está apresentando baixos níveis dos indicadores do IDS - Índice de Desempenho de Sustentabilidade e nos indicadores do PLS, ambos geridos pelo CNJ.

 

3.2. Metodologia

Para enfrentar o problema, utilizou-se da metodologia do design thinking com os dois diamantes de divergência e convergência para ampliar e aprofundar a visão sobre o desafio inicial e depois identificar quais são os principais elementos que contribuem para os baixos resultados. Em seguida, após a coleta do maior número de soluções possíveis, sem filtro, partiu-se para a identificação daquelas mais viáveis e de maior impacto. 

Foram utilizadas inicialmente as seguintes técnicas: Diagramas de afinidade, Brainstorming,  Pesquisa quantitativa com o público-alvo para validar alguns dos pontos de vista identificados e matriz de viabilidade e impacto.

 

3.3. Fase da definição do problema

Na fase de amadurecimento do problema, foram convidados servidores da Assessoria de Planejamento e Gestão Socioambiental, Secretaria de Administração, Assessoria de Gestão de Contratos, Coordenadoria de Orçamento e Finanças, Escola Judiciária Eleitoral, Secretaria de Gestão de Pessoas e Assessoria de Gestão Estratégico para junto do Laboratório trabalhar o problema.

 

 

Na fase de amadurecimento do problema, foram convidados servidores da Assessoria de Planejamento e Gestão Socioambiental, Secretaria de Administração, Assessoria de Gestão de Contratos, Coordenadoria de Orçamento e Finanças, Escola Judiciária Eleitoral, Secretaria de Gestão de Pessoas e Assessoria de Gestão Estratégico para junto do Laboratório trabalhar o problema.

Por meio de sessão de tempestade de ideias e diagramas de afinidade, chegou-se à conclusão que ao modificar a conduta dos servidores por meio de hábitos mais sustentáveis seria possível garantir uma melhora nos referidos indicadores. 


PROBLEMA REDEFINIDO: A falta de cultura de sustentabilidade nos servidores do TRE-AL contribui significativamente para o desempenho aquém do ideal nos índices socioambientais.

 

2.3.  Empatia: pesquisa quantitativa

A fim de validar o problema identificado, o Laboratório elaborou questionário para todas as servidoras e os servidores do Tribunal de modo a verificar o grau de conhecimento de todos sobre sustentabilidade, bem como seu interesse no tema e sua percepção como agente de impacto em seu local de trabalho. A pesquisa foi respondida por 144 participantes de várias áreas do Tribunal, tanto da Secretaria como dos Cartórios Eleitorais.

 

Foi realizada reunião com grupo focal, composto por servidores do LIODS e das unidades afetadas, notadamente Secretaria de Administração, gestão contratual e Assessoria de Planejamento e Gestão Socioambiental, a fim de analisar as respostas e validar a viabilidade de execução das iniciativas dentro dos limites orçamentários e contratuais.

A partir das respostas, percebeu-se que apesar de os participantes alegarem não possuir conhecimento elevado sobre sustentabilidade, há um interesse em aprender mais e também a consciência de que são partes importantes na gestão sustentável. Ademais, também houve pela maioria dos participantes o interesse de realizar ações em seu local de trabalho.

 

2.4. Ideação

Partindo-se do problema identificado, foram realizadas sessões de tempestade de ideias com os servidores do Laboratório de Inovação junto com servidoras convidadas, Andréa Cristina de Lima Belchior e Thaise Marinho Tenório, do gabinete da Secretaria de Administração e da Assessoria de Gestão Contratual, respectivamente, para traçar possíveis soluções. 

Após a etapa de discussão, foi traçada uma matriz de impacto e viabilidade para priorizar as principais ideias. Entre as escolhidas como soluções está o lançamento de campanha de conscientização por meio de mensagens na intranet e proteção de tela das estações de trabalho, alinhada com a sensibilização e capacitação em ferramentas de gestão sustentável para servidores. 

A capacitação será desenhada para fornecer ferramentas práticas para a aplicação de práticas de sustentabilidade e também realçar o papel crucial do servidor como agente na mudança de cultura organizacional.

Dentro da capacitação inicial, será feito o lançamento da iniciativa de engajamento para descarte de resíduos sólidos e aumento da reciclagem. No dia seguinte, lixeiras com sacos em cor diferente serão disponibilizadas em cada ambiente para o recolhimento e separação.

Após a execução da primeira etapa, será publicado periodicamente por meio de painel de inteligência de negócio (BI) o desempenho de cada seção ou zona eleitoral, de modo a ser visível para todas as demais unidades. 

Como forma de incentivar a participação e manter o engajamento, foi sugerida a criação de premiação semestral para unidades que reciclarem mais, bem como entrega de selos para servidores envolvidos.

Também foi escolhida pelo grupo a criação de manuais práticos de reciclagem disponíveis na intranet, aliada a pequenos adesivos em locais estratégicos para lembrar sobre o uso sustentável e a importância da separação e descarte de recicláveis.

Com estas ações, espera-se contribuir para o reforço de hábitos positivos que paulatinamente vão contribuir para uma mudança positiva na cultura organizacional acerca da sustentabilidade.

 

 

 

OBJETIVOS (WHAT?/ O QUE FAZER?)

 

OBJETIVO MACRO

Implementar uma cultura sustentável de reciclagem no TRE-AL 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

META

Realizar campanha de conscientização com imagens e plano de fundo de estações de trabalho

Realizar uma rodada mensal de mensagens e afixar adesivos em locais estratégicos

Capacitar os servidores e dar ferramentas de consumo consciente

Capacitar ao menos um servidor de cada seção/cartório/unidade por ano

Implantar um painel de BI com indicadores para os prédios da Justiça Eleitoral de Alagoas

Painel implementado até o final de setembro/23

Estabelecer uma gamificação entre os prédios quanto à redução no consumo 

Apresentar ao menos uma notícia mensal com divulgação dos resultados do Game

Aumentar os indicadores de descarte de resíduos do IDS 

Aumento de pelo menos 5% (conforme os critérios do PLS TRE-AL) na quantidade de descarte de resíduos sólidos

Reconhecer os setores que mais economizaram 

Entrega de insígnia e de selo para os setores com maior redução do consumo

 

MACRODESAFIO: 

“Garantias dos Direitos Fundamentais", "Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade" .


DIRETRIZ ESTRATÉGICA:

Gestão da Inovação

 

ODS ESCOLHIDO:

ODS 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

 

INICIATIVAS (HOW?/COMO?)

 

CRONOGRAMA

ETAPA

DESCRIÇÃO

PERÍODO

STATUS

PLANEJAMENTO

DEFINIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA

19/06/2023 A 03/07/2023

CONCLUÍDO

IDEAÇÃO

SESSÕES COM LABORATORISTAS E ATORES ENVOLVIDOS

03/07/2023 A 14/07/2023

CONCLUÍDO

IMERSÃO

PESQUISA QUANTITATIVA E INSIGHTS

10/07/2023 a 14/07/2023

CONCLUÍDO

ORGANIZAÇÃO

CONVITE DO PALESTRANTE E ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

15/07/2023 a 21/07/2023

CONCLUÍDO

CAPACITAÇÃO INICIAL

PALESTRA COM VIRGÍNIA MILLER

04/08/2023

PENDENTE

PROTOTIPAGEM

INSTALAÇÃO DE LIXEIRAS E AFERIÇÃO DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS 

04/08/2023 A 19/12/2023

PENDENTE

CAMPANHA INSTITUCIONAL

DIVULGAÇÃO DA MARATONA DA SUSTENTABILIDADE

04/08/2023 a 31/08/2023

PENDENTE

TESTAGEM

ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS E RANKING

31/08/2023 A 31/11/2023

PENDENTE

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

PREMIAÇÃO DOS SERVIDORES E UNIDADES

05/12/2023

PENDENTE

 

EQUIPE (WHO?/QUEM?)

 

Adriana Villas Boas Costa Tenório - Assessoria de Planejamento e Gestão Socioambiental

Alex Henrique Monte Nunes - Chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistema Corporativos

Andrea Cristina de Lima Belchior - servidora do Gabinete da Secretaria de Administração

Fabiana Henrique de Brito e Silva - servidora da Secretaria Judiciária

Flávia Lima Costa Gomes de Barros - Assessora de Comunicação

Gustavo Antonio Gois dos Santos - Secretário da Escola Judiciária Eleitoral

Janaína de Oliveira Albuquerque - servidora da Secretaria de Gestão de Pessoas

Rogério da Rocha Silva - servidor da Coordenadoria de Finanças e Orçamento

Sérgio de Abreu Brito - desembargador eleitoral e coordenador do LIODS

Thaise Tenório Marinho - servidora da Assessoria de Gestão de Contratos

Yuri Anísio Gonçalves - servidor da 50ª Zona Eleitoral de Maravilha-AL

 

CUSTOS (HOW MUCH?/QUANTO?)

 

Material gráfico: 500,00 (quinhentos reais)

Despesas com material de limpeza não foi computada ante a utilização de material já adquirido.

A palestrante não cobrou pagamento para a capacitação inicial.

Tags: premio-cnj-qualidade-2023 27
  • E-mail do laboratório: liods@tre-al.jus.br