RECICLE +
RECICLE+
CARACTERÍSTICAS GERAIS
PLANO DE AÇÃO |
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NOME DO PROJETO RECICLE+ |
DATA DE INÍCIO: 19/06/2023 |
PREVISÃO DE CONCLUSÃO: 15/12/2023 |
CLIENTES Servidores do TRE-AL |
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MACRODESAFIO PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE |
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LÍDER ADRIANA VILLAS BOAS COSTA TENÓRIO |
LOTAÇÃO APGS |
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JUSTIFICATIVA (WHY?/POR QUE?)
Observou-se que o TRE-AL vem apresentando baixo desempenho nos índices de monitoramento da gestão sustentável.
Isso impacta negativamente na sociedade ao considerar que o Tribunal deixa de cumprir sua responsabilidade social, implica aumento dos gastos e gera uma má impressão da gestão do TRE-AL entre os demais tribunais pátrios.
O CNJ erigiu a promoção da sustentabilidade como um macrodesafio do Poder Judiciário e atribuiu 25 pontos do Prêmio de Qualidade para performance dos indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável - IDS.
Para alcançar melhores níveis de performance, é imprescindível dar atenção aos pequenos hábitos das servidoras e dos servidores que compõem o Tribunal. Pretendemos disponibilizar gatilhos mentais positivos e reduzir entraves para que hábitos sustentáveis se consolidem e promovam uma melhora na atitude do servidor.
Para criar um ambiente favorável à melhora na cultura organizacional, este projeto almeja sensibilizar, capacitar e acompanhar o consumo realizado por cada unidade, possibilitando o monitoramento em conjunto e estimulando aquelas que apresentem melhor desempenho.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
3.1. Problema inicial detectado
Recebemos da Secretaria de Administração e da Assessoria de Planejamento e de Gestão Socioambiental, o problema de que o TRE-AL está apresentando baixos níveis dos indicadores do IDS - Índice de Desempenho de Sustentabilidade e nos indicadores do PLS, ambos geridos pelo CNJ.
3.2. Metodologia
Para enfrentar o problema, utilizou-se da metodologia do design thinking com os dois diamantes de divergência e convergência para ampliar e aprofundar a visão sobre o desafio inicial e depois identificar quais são os principais elementos que contribuem para os baixos resultados. Em seguida, após a coleta do maior número de soluções possíveis, sem filtro, partiu-se para a identificação daquelas mais viáveis e de maior impacto.
Foram utilizadas inicialmente as seguintes técnicas: Diagramas de afinidade, Brainstorming, Pesquisa quantitativa com o público-alvo para validar alguns dos pontos de vista identificados e matriz de viabilidade e impacto.
3.3. Fase da definição do problema
Na fase de amadurecimento do problema, foram convidados servidores da Assessoria de Planejamento e Gestão Socioambiental, Secretaria de Administração, Assessoria de Gestão de Contratos, Coordenadoria de Orçamento e Finanças, Escola Judiciária Eleitoral, Secretaria de Gestão de Pessoas e Assessoria de Gestão Estratégico para junto do Laboratório trabalhar o problema.
Na fase de amadurecimento do problema, foram convidados servidores da Assessoria de Planejamento e Gestão Socioambiental, Secretaria de Administração, Assessoria de Gestão de Contratos, Coordenadoria de Orçamento e Finanças, Escola Judiciária Eleitoral, Secretaria de Gestão de Pessoas e Assessoria de Gestão Estratégico para junto do Laboratório trabalhar o problema.
Por meio de sessão de tempestade de ideias e diagramas de afinidade, chegou-se à conclusão que ao modificar a conduta dos servidores por meio de hábitos mais sustentáveis seria possível garantir uma melhora nos referidos indicadores.
PROBLEMA REDEFINIDO: A falta de cultura de sustentabilidade nos servidores do TRE-AL contribui significativamente para o desempenho aquém do ideal nos índices socioambientais.
2.3. Empatia: pesquisa quantitativa
A fim de validar o problema identificado, o Laboratório elaborou questionário para todas as servidoras e os servidores do Tribunal de modo a verificar o grau de conhecimento de todos sobre sustentabilidade, bem como seu interesse no tema e sua percepção como agente de impacto em seu local de trabalho. A pesquisa foi respondida por 144 participantes de várias áreas do Tribunal, tanto da Secretaria como dos Cartórios Eleitorais.
Foi realizada reunião com grupo focal, composto por servidores do LIODS e das unidades afetadas, notadamente Secretaria de Administração, gestão contratual e Assessoria de Planejamento e Gestão Socioambiental, a fim de analisar as respostas e validar a viabilidade de execução das iniciativas dentro dos limites orçamentários e contratuais.
A partir das respostas, percebeu-se que apesar de os participantes alegarem não possuir conhecimento elevado sobre sustentabilidade, há um interesse em aprender mais e também a consciência de que são partes importantes na gestão sustentável. Ademais, também houve pela maioria dos participantes o interesse de realizar ações em seu local de trabalho.
2.4. Ideação
Partindo-se do problema identificado, foram realizadas sessões de tempestade de ideias com os servidores do Laboratório de Inovação junto com servidoras convidadas, Andréa Cristina de Lima Belchior e Thaise Marinho Tenório, do gabinete da Secretaria de Administração e da Assessoria de Gestão Contratual, respectivamente, para traçar possíveis soluções.
Após a etapa de discussão, foi traçada uma matriz de impacto e viabilidade para priorizar as principais ideias. Entre as escolhidas como soluções está o lançamento de campanha de conscientização por meio de mensagens na intranet e proteção de tela das estações de trabalho, alinhada com a sensibilização e capacitação em ferramentas de gestão sustentável para servidores.
A capacitação será desenhada para fornecer ferramentas práticas para a aplicação de práticas de sustentabilidade e também realçar o papel crucial do servidor como agente na mudança de cultura organizacional.
Dentro da capacitação inicial, será feito o lançamento da iniciativa de engajamento para descarte de resíduos sólidos e aumento da reciclagem. No dia seguinte, lixeiras com sacos em cor diferente serão disponibilizadas em cada ambiente para o recolhimento e separação.
Após a execução da primeira etapa, será publicado periodicamente por meio de painel de inteligência de negócio (BI) o desempenho de cada seção ou zona eleitoral, de modo a ser visível para todas as demais unidades.
Como forma de incentivar a participação e manter o engajamento, foi sugerida a criação de premiação semestral para unidades que reciclarem mais, bem como entrega de selos para servidores envolvidos.
Também foi escolhida pelo grupo a criação de manuais práticos de reciclagem disponíveis na intranet, aliada a pequenos adesivos em locais estratégicos para lembrar sobre o uso sustentável e a importância da separação e descarte de recicláveis.
Com estas ações, espera-se contribuir para o reforço de hábitos positivos que paulatinamente vão contribuir para uma mudança positiva na cultura organizacional acerca da sustentabilidade.
OBJETIVOS (WHAT?/ O QUE FAZER?)
OBJETIVO MACRO |
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Implementar uma cultura sustentável de reciclagem no TRE-AL |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
META |
Realizar campanha de conscientização com imagens e plano de fundo de estações de trabalho |
Realizar uma rodada mensal de mensagens e afixar adesivos em locais estratégicos |
Capacitar os servidores e dar ferramentas de consumo consciente |
Capacitar ao menos um servidor de cada seção/cartório/unidade por ano |
Implantar um painel de BI com indicadores para os prédios da Justiça Eleitoral de Alagoas |
Painel implementado até o final de setembro/23 |
Estabelecer uma gamificação entre os prédios quanto à redução no consumo |
Apresentar ao menos uma notícia mensal com divulgação dos resultados do Game |
Aumentar os indicadores de descarte de resíduos do IDS |
Aumento de pelo menos 5% (conforme os critérios do PLS TRE-AL) na quantidade de descarte de resíduos sólidos |
Reconhecer os setores que mais economizaram |
Entrega de insígnia e de selo para os setores com maior redução do consumo |
MACRODESAFIO:
“Garantias dos Direitos Fundamentais", "Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade" .
DIRETRIZ ESTRATÉGICA:
Gestão da Inovação
ODS ESCOLHIDO:
ODS 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
INICIATIVAS (HOW?/COMO?)
CRONOGRAMA |
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ETAPA |
DESCRIÇÃO |
PERÍODO |
STATUS |
PLANEJAMENTO |
DEFINIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA |
19/06/2023 A 03/07/2023 |
CONCLUÍDO |
IDEAÇÃO |
SESSÕES COM LABORATORISTAS E ATORES ENVOLVIDOS |
03/07/2023 A 14/07/2023 |
CONCLUÍDO |
IMERSÃO |
PESQUISA QUANTITATIVA E INSIGHTS |
10/07/2023 a 14/07/2023 |
CONCLUÍDO |
ORGANIZAÇÃO |
CONVITE DO PALESTRANTE E ORGANIZAÇÃO DO EVENTO |
15/07/2023 a 21/07/2023 |
CONCLUÍDO |
CAPACITAÇÃO INICIAL |
PALESTRA COM VIRGÍNIA MILLER |
04/08/2023 |
PENDENTE |
PROTOTIPAGEM |
INSTALAÇÃO DE LIXEIRAS E AFERIÇÃO DA QUANTIDADE DE RESÍDUOS |
04/08/2023 A 19/12/2023 |
PENDENTE |
CAMPANHA INSTITUCIONAL |
DIVULGAÇÃO DA MARATONA DA SUSTENTABILIDADE |
04/08/2023 a 31/08/2023 |
PENDENTE |
TESTAGEM |
ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS E RANKING |
31/08/2023 A 31/11/2023 |
PENDENTE |
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS |
PREMIAÇÃO DOS SERVIDORES E UNIDADES |
05/12/2023 |
PENDENTE |
EQUIPE (WHO?/QUEM?)
Adriana Villas Boas Costa Tenório - Assessoria de Planejamento e Gestão Socioambiental
Alex Henrique Monte Nunes - Chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistema Corporativos
Andrea Cristina de Lima Belchior - servidora do Gabinete da Secretaria de Administração
Fabiana Henrique de Brito e Silva - servidora da Secretaria Judiciária
Flávia Lima Costa Gomes de Barros - Assessora de Comunicação
Gustavo Antonio Gois dos Santos - Secretário da Escola Judiciária Eleitoral
Janaína de Oliveira Albuquerque - servidora da Secretaria de Gestão de Pessoas
Rogério da Rocha Silva - servidor da Coordenadoria de Finanças e Orçamento
Sérgio de Abreu Brito - desembargador eleitoral e coordenador do LIODS
Thaise Tenório Marinho - servidora da Assessoria de Gestão de Contratos
Yuri Anísio Gonçalves - servidor da 50ª Zona Eleitoral de Maravilha-AL
CUSTOS (HOW MUCH?/QUANTO?)
Material gráfico: 500,00 (quinhentos reais)
Despesas com material de limpeza não foi computada ante a utilização de material já adquirido.
A palestrante não cobrou pagamento para a capacitação inicial.
- E-mail do laboratório: liods@tre-al.jus.br