Pop Rua Jud
Apresentação do projeto
O Projeto Pop Rua Jud visa ao aprimoramento da participação da Justiça Eleitoral nos Mutirões Pop Rua Jud coordenados pelo Tribunal Regional Eleitoral da 3ª Região (TRF3), visando o atendimento às pessoas em situação de rua.
Justificativas
- A promoção da cidadania e a responsabilidade social são objetivos estratégicos do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) relacionados à garantia dos direitos fundamentais, e um dos macrodesafios do Poder Judiciário para o sexênio 2021-2026.
- A Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, prevendo, dentre outras iniciativas, a operacionalização de itinerância para atendimento das pessoas em situação de rua.
Objetivos
1 - Padronização e otimização dos preparativos e atuação da justiça eleitoral nos mutirões Pop Rua Jud no Estado de São Paulo;
2 - Definição de fluxo para a tramitação de processos no tribunal;
3 - Elaboração de cartilha dirigida às equipes dos cartórios eleitorais que atuam nos mutirões;
4 - Disponibilização de informações e dados relativos ao projeto no Portal do TRE.
Benefícios
- Melhor organização e gerenciamento das atividades de preparação e da atuação nos mutirões;
- Apoio às equipes eleitorais;
- Agilidade na tramitação do processo SEI no tribunal;
- Aprimoramento do atendimento às pessoas em situação de rua.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vinculados
1 - Erradicação da pobreza;
5 - Igualdade de gênero;
8 - Trabalho decente e crescimento econômico;
10 - Redução das desigualdades;
16 - Paz, justiça e instituições eficazes;
17 - Parcerias e meios de implementação.
Metodologia
As abordagens voltadas aos projetos de inovação estiveram presentes. Pode-se destacar:
- A presença dos elementos necessários para a inovação, já que se tratou de trabalho extremamente colaborativo, com o melhor aproveitamento da diversidade da equipe, tendo sempre presente a empatia relativa à usuária ou ao usuário do projeto;
- A utilização de Mapa de empatia para a criação de personas;
- O emprego da metodologia Lean Startup, considerando seus ciclos de aprendizado (ideia, construção, medição e aprendizados, para novo ciclo). Um MVP (produto minimamente viável, ou do inglês Minimum Viable Product) foi criado e testado em duas oportunidades, com importantes reflexões que contribuíram para a versão final do material;
- A gestão do projeto contou com a utilização de recursos visuais em quadro branco virtual, e o emprego de algumas técnicas de gestão ágil da estrutura Scrum, com o planejamento de sprints para a elaboração de atividades, além de reuniões diárias de acompanhamento.
Acesse a página do projeto: Projeto Pop Rua Jud - TRE-SP
- E-mail do laboratório: seinova@tre-sp.jus.br