Voto 70 Mais
- Histórico:
A ideia surgiu em um dos grupos da oficina de design thinking realizada no TRE-MG nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2023, que, inicialmente criou hipóteses relativas ao desafio das “filas de votação nas eleições 2022".
A média de idade da população do País e, consequentemente do eleitorado, vem aumentando a cada ano, cabendo à Justiça Eleitoral se voltar para as necessidades do eleitor mais idoso e, ao mesmo tempo, atuar contra o preconceito voltado para esse público ("etarismo"). No caso das eleições 2022, provavelmente, alguns problemas ocorridos estiveram relacionados, direta ou indiretamente, ao voto do eleitor mais idoso.
Esse público pode ter contribuído de variadas formas com a existência de congestionamentos nos locais de votação e, também, pode ter sido bem impactado pela existência das filas. Consideradas as que levaram o eleitor ter espera de mais de 15 minutos, as filas provavelmente foram ocasionadas por vários fatores, entre os quais atrasos na identificação biométrica do eleitor, dificuldades na gestão de prioridades para votar, problemas ligados às urnas eletrônicas, atraso do eleitor na digitação do voto (principalmente por quem não levou colinhas), concentração de idosos e pessoas com deficiência em uma mesma seção ou em um mesmo local de votação, falhas dos mesários, comparecimento maior de idosos comparado a eleições anteriores, seções com grande número de eleitores, concorrência de quem foi votar com quem foi se justificar (por não haver mesas exclusivas para recepção de justificativas), má sinalização em locais de votação (eleitores entrando em filas de seções erradas), entre outros.
- Objetivo:
Após refinamento de reflexões durante a oficina e, diante da necessidade de fazermos recortes no desafio inicial, concluímos que boa parte dessas variáveis tem algum ponto de relação com o segmento de eleitores com mais de 60 anos, que nunca foi objeto de projeto/tratamento especifico por parte do TRE e que tende a crescer a cada pleito.
Ao pensarmos no escopo do projeto, contudo, entendemos ser mais adequado considerar a linha de corte adotada pela Constituição ao estabelecer parâmetros de idade em relação à obrigatoriedade do voto. Entre os 18 e os 69 anos, votar é um direito e um dever, conforme previsto na Constituição Federal. É dos 70 anos em diante que o voto, tornado facultativo às pessoas desta faixa etária, torna-se exclusivamente um direito. Essa linha dos 70 anos que estratifica e muda a natureza da relação dos cidadãos e cidadãs com as Eleições. Daí, propôs-se que o projeto focaria nesse público e se chamaria “Voto 70 Mais”.
Nesse sentido, colocamos como redefinição do desafio inicial "como podemos melhorar a experiência de voto para o eleitor idoso" e , entre as conclusões que chegamos, foi da importância de se ouvir, em entrevistas/pesquisas de natureza qualitativa, pessoas desse grupo de eleitores, para conhecer as percepções sobre o que ocorreu no dia da eleição em 2022 e coletar eventuais sugestões para as próximas.
A ideia é que esse projeto sirva também como uma espécie de insumo para que o as percepções coletadas possam alimentar as reflexões do projeto que trata das filas na votação em 2022, liderado pela SGE, que já se dispôs a trabalhar em parceria com o LIODS.
- Metodologia:
Projeto desenvolvido por meio da abordagem do design thinking, durante oficina realizadas nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2023, no TRE-MG.
Para acesso aos documentos elaborados durante a oficina, em formato canvas, vide arquivo a seguir:
- Ferramentas:
- Reuniões de escuta ativa dos eleitores de 70 anos ou mais.
- Áreas envolvidas:
- Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS)
- Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Rogério Tavares e Karina Bedran)
- Secretaria de Gestão de Atos Eleitorais e Partidários (Beatriz Barbosa)
- Secretaria de Tecnologia da Informação (Valéria Machado)
- 10ª Zona Eleitoral - Alpinópolis (Cláudia Izidoro)
- 243ª Zona Eleitoral - Sacramento (Wesley Naves)
- Secretaria de Comunicação Social
- Escola Judiciária Eleitoral
- Cronograma
Fase 1: Realização de design thinking – Início: 12/06/23 - Término: 14/06/23
Fase 2: Sistematização, validação e registro do projeto perante o CNJ – Início: 28/06/23 - Término: 15/08/23
Fase 3: Elaboração do roteiro das entrevistas/ reuniões de escuta ativa para teste e organização – Início: 29/06/23 - Término: 31/08/23
Fase 4: Aplicação dos testes, avaliação dos pontos a aprimorar, reelaboração do roteiro e organização – Início: 01/09/23 - Término: 30/09/23
Fase 5: Realização das entrevistas ou reuniões de escuta ativa com os eleitores que se dispuserem a colaborar – Início: 01/10/23 - Término: 31/10/23
Fase 6: Avaliação dos resultados obtidos/construção de relatório – Início: 01/11/23 - Término: 30/11/23.
- Período de execução:
- Junho a novembro de 2023
- Benefícios:
A instituição pretende incorporar ideias extraídas da escuta do eleitor com 70 anos ou mais à gestão e ao planejamento, para contemplar a visão desse público em projetos/processos de trabalho, visando à melhoria da experiência do voto desse eleitor e, eventualmente, de outros segmentos do eleitorado.
- E-mail do laboratório: liods@tre-mg.jus.br