CAJU - Central de Atendimento do Judiciário
Trata-se de uma Central hibrida de atendimento e orientação a sociedade, servidores e magistrados com atendimento presencial em postos estratégicos, e Atendimento digital usando linguagem acessível - IA que busca acolher o usuário, ampliar o acesso à justiça, ser Suporte informativo, e um Repositório para aperfeiçoamento do CAJU, além de alcançar aqueles sem Letramento Digital.
Foi concebido durante a formação de laboratoristas, realizada pelo Grupo Encantar do IDEIAS/ESMAPE do TJPE, no CEIIN (Centro de Inteligência e Inovação do Judiciário Paraibano), foram lançados dois desafios a cinco grupos distintos e o Grupo “Big Head” foi o vencedor. Eles receberam o desafio “Justiça Digital”. Durante três dias, por meio da abordagem “Design Thinking”, chegaram à ideia, criando o protótipo que será desenvolvido, em até 120 dias, através do Programa i-Nova Justiça do TJPB.
O Programa i-Nova Justiça tem como objetivo precípuo a execução de projetos inovadores que aperfeiçoem e garantam a melhoria contínua dos diversos processos de trabalho do TJPB, estabelecendo parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTCPB), por meio de Termo de Aliança Estratégica, tendo como resultado a incorporação, por parte do TJPB, de expertise, métodos e processos ágeis, estrutura e soluções inovadoras.
Execução do projeto: Está agendado para o dia 04/08/2023, reunião com o grupo de trabalho e a Fundação do Parque Tecnológico para execução de parte do Projeto, que consiste em uma IA, chamada MarIÁ, para atendimento virtual a usuários e servidores. A outra parte, que se trata de uma central física de atendimento ao usuário, será realizada pelo próprio TJ aperfeiçoando, nas comarcas sedes de circunscrição, o espaço já existente do Telejudiciário.
Estas etapas serão monitoradas pela Gerência de Projetos e Gestão Estratégica do Tribunal através do Painel de Projetos, disponível no link:
- E-mail do laboratório: ceiin@tjpb.jus.br