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Projeto "Gerenciar+"

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Relatório do Projeto “GERENCIAR +”

Art. 5, inciso XV – Gestão da Inovação, alínea “b”

  

Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região

Data: 26/07/2023

  1. Identificação do Projeto

 

Nome do Projeto

 

Projeto voltado à melhoria do Programa de Desenvolvimento Gerencial, previsto na Lei 11.416/2006 e na Resolução CSJT Nº 159, de 27 de novembro de 2015.

 

Área Demandante

 

Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (EJUD20)

 

  1. Justificativa do Projeto

O Programa de Desenvolvimento Gerencial é anual e encontra-se em consonância com a RESOLUÇÃO CSJT N.º 159, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015, que dispõe em seu artigo 8º inciso VII § 2º “Será exigida a carga horária mínima de 30 horas de aula, em período não superior a dois anos, para os ocupantes de cargos ou funções de natureza gerenciais”.

Na prática, qual o problema?

Com o passar dos anos, está havendo um desinteresse e mesmo desestímulo quanto à participação no Programa de Desenvolvimento Gerencial

Como ocorre hoje?

Os ocupantes de cargos e funções comissionadas de natureza gerencial (aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão, especificados em regulamento) recebem uma programação pré-estabelecida e numa determinada época do ano, sem haver debate sobre conteúdo, carga horária, disciplinas, instrutores, local etc.

 

  1. Objetivo do Projeto

O projeto "GERENCIAR+" tem como objetivo aumentar o engajamento dos gestores no curso de desenvolvimento gerencial, proporcionando uma experiência enriquecedora e prática que irá impulsionar suas habilidades de liderança e aprimorar suas competências de gestão. Por meio de uma abordagem inovadora, o projeto visa criar uma atmosfera dinâmica e interativa, que estimule a participação ativa dos gestores e os motive a aplicar os conceitos aprendidos em seu contexto profissional


 

 

  1. Alinhamento estratégico

O projeto alinha-se ao Objetivo Estratégico: INCREMENTAR MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS EM ÂMBITO NACIONAL, cuja descrição é a seguinte:

Descrição do Objetivo: Desenvolver, regulamentar e aplicar estratégias eficientes de alocação de força de trabalho, bem como propiciar um ambiente de trabalho saudável, levando-se em consideração os aspectos físicos e psicossociais que envolvam a organização do trabalho, a gestão por competências, tendo como referencial a corresponsabilidade das lideranças e a autorresponsabilidade dos servidores e magistrados, os normativos dos órgãos de controle, as peculiaridades da jurisdição trabalhista, as competências exigíveis para o trabalho digital, como também as modalidades de trabalho presencial e à distância, além da inovação dos métodos de trabalho.

Alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário: Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas.

 

  1. Escopo

 

O escopo desse projeto limita-se a:

I- Aperfeiçoamento do modelo atual do programa de Desenvolvimento gerencial;

II- Incrementar o uso da inovação e da metodologia de design thinking na solução de problemas corporativos priorizados.

III- Estimular a cultura da inovação;

IV- Desenvolver competência de laboratorista a partir da realização de oficinas em casos concretos.

 

  1. Partes Interessadas

São partes interessadas nesse projeto:

  • Escola Judicial do TRT20;
  • Secretaria de Gestão de Pessoas;
  • Diretoria Geral;
  • Secretaria de Governança e Gestão Estratégica;
  • Secretaria de Tecnologia da Informação.
  • LAB INOVA TRT20;
  • Ocupantes de funções e cargos gerenciais.


 

 

  1. Gerente do Projeto

Nome: Juíza Luciana Dória de Medeiros Chaves

Unidade Administrativa: Escola Judicial do TRT da 20ª Região

Telefone: (79) 2105-8842
E-Mail: luciana.chaves@trt20.jus.br

 

  1. Equipe do Projeto


Claudia Regina Zecchin Delle Vedove Levita – Chefe da Divisão da Escola Judicial;

Sheila Moura Araújo- Chefe da Seção de Capacitação e Desenvolvimento de Servidores;

Mônica Oliveira Barreto – Secretária de Gestão de Pessoas.

  1. Cronograma

 

O cronograma do Projeto está discriminado nas etapas a  seguir:

 


Ação

Início

Fim

Situação

Responsável

KickOff e Visão do Produto

01/06

09/06

Planejado

Claudia Leviata

Realização de oficina de inovação

21/06

21/06

Planejado

Luciana Dória

Análise de resultado

1º/07

31/07

Planejado

Claudia Levita

Validação

1º/08

10/08

Planejado

Luciana Dória

Aplicação

14/08

31/10

Planejado

Claudia Levita

Avaliação

06/11

30/11

Planejado

Luciana Dória

 

 

  1. Ferramentas

 

Para execução do projeto, foi aplicada a metodologia do design thinking, desdobrada nas seguintes etapas:

 

  1. a) Diagnóstico (Empatia): Realizar um diagnóstico detalhado para identificar os principais desafios enfrentados pelos gestores em relação ao engajamento no curso de desenvolvimento gerencial. Isso pode ser feito por meio de entrevistas, pesquisas e levantamento de feedbacks.

 

  1. b) Desenvolvimento de Conteúdo Personalizado (Definição/Ideação): Com base nos resultados do diagnóstico, criar conteúdos personalizados que sejam relevantes para as necessidades e interesses dos gestores. Isso pode incluir estudos de caso, simulações, exercícios práticos e exemplos específicos do setor de atuação dos gestores.

 

  1. c) Plataforma Online Interativa (Definição/Ideação): Desenvolver uma plataforma online interativa que ofereça acesso ao conteúdo do curso, bem como ferramentas de comunicação e colaboração. A plataforma deve ser intuitiva, fácil de usar e permitir a interação entre os gestores e os facilitadores do curso.

 

  1. d) Aprendizado Experiencial (Prototipação): Introduzir elementos de aprendizado experiencial no curso, como projetos práticos, atividades em grupo, mentorias e feedbacks construtivos. Isso permitirá que os gestores apliquem os conceitos aprendidos em situações reais e desenvolvam suas habilidades de forma prática.

 

  1. e) Recompensas e Reconhecimento (Teste): Implementar um sistema de recompensas e reconhecimento para incentivar o engajamento dos gestores. Isso pode incluir certificados de conclusão, pontos por participação ativa, reconhecimento público de conquistas e oportunidades de desenvolvimento contínuo.

 

  1. f) Avaliação e Feedback Contínuos (Teste): Realizar avaliações periódicas do curso e coletar feedback dos gestores para identificar áreas de melhoria e fazer ajustes necessários ao longo do tempo. A opinião dos gestores deve ser valorizada e utilizada para aprimorar continuamente o curso.

 

  1. Custos

 

O projeto não possuirá custos além da alocação da equipe.

 

 

  1. Indicadores

 

Os indicadores utilizados são a realização da oficina de inovação e a avaliação de reação dos participantes.

 

  1. Mais informações

 

O resumo do projeto encontra-se no anexo.

 

  1. Histórico de Revisões

 

Não há.

 

 

 

Tags: GESTAO 160
  • E-mail do laboratório: segest@trt20.jus.br