Remington Nunca Mais
APRESENTAÇÃO
Para quem não conhece, em geral o público mais jovem, Remington é uma marca de máquina de escrever que foi muito utilizada no Brasil. Até o começo da década de 1980, as máquinas de escrever eram um acessório padrão na maioria dos escritórios. A partir da década de 1980 até o final dos anos 1990, elas começaram a ser substituídas em grande parte pelos computadores e foram desaparecendo dos órgãos públicos a partir dos anos 2000.
Assim, o nome Remington Nunca Mais remete a esse passado não tão distante, em que o trabalho era feito, muitas vezes, de forma manual e mecânica. Com cada vez menos pessoas sendo nomeadas para os cargos do Poder Judiciário, a automatização de tarefas repetitivas tornou-se uma necessidade.
ESCOPO
O escopo do projeto é automatizar atividades reiteradas da área administrativa que envolvem o pagamento de contratos, inicialmente. Para isso, serão criados agentes de IA (robôs) para executar essas tarefas, o que economizará tempo e recursos humanos, aumentando a eficiência no trabalho.
O projeto está sendo desenvolvido por meio da metodologia do design thinking, cujas etapas implementadas até o momento foram as seguintes:
- Definição do problema: Inicialmente, identificaram-se algumas dores sentidas pelas unidades de Governança de Contratações, Orçamento e Finanças e pelas equipes de fiscalização de contratos, como o retrabalho na elaboração de planilhas; a ausência de mecanismo de buscas automáticas nos sistemas de informações orçamentárias e contratuais; e a repetição no preenchimento de formulários para pagamento mensal de serviços/produtos.
- Pesquisa e compreensão: Foi realizada pesquisa para obter uma melhor compreensão dos usuários envolvidos, suas necessidades, desejos e comportamentos, a fim de entender o contexto no qual o problema ocorre e analisar as informações disponíveis.
- Mapeamento da jornada do usuário: Foi realizado o mapeamento das atividades desenvolvidas pelos usuários que farão uso dos serviços, com identificação das interações e dos pontos de contato relevantes.
- Geração de ideias: Foram promovidas reuniões e sessões de brainstorming com uma equipe multidisciplinar (Orçamento e Finanças, Governança de Contratações, Tecnologia da Informação, Governança e Gestão Estratégica, Laboratório de Inovação) para gerar o maior número possível de ideias, sem preocupação com a viabilidade inicial do projeto.
- Seleção das soluções: Foram avaliadas e selecionadas as melhores ideias geradas na etapa anterior, considerando critérios como viabilidade técnica, viabilidade financeira e alinhamento com as necessidades dos usuários.
- Canvas de projeto: como de praxe, os projetos submetidos ao Laboratório de Inovação do TRT24 são elaborados por meio da ferramenta de Canvas de Projeto, em que constam as principais informações sobre o projeto. Neste caso, a equipe multidisciplinar se reuniu para preencher as informações sobre o problema enfrentado, a solução proposta, equipe necessária, parcerias, infraestrutura, ODS atendidos etc., conforme estrutura previamente definida.
- Prototipagem: A princípio, utilizou-se a ferramenta Windows Automate para o desenvolvimento do protótipo, que gerou bons resultados iniciais e apontou para a viabilidade do projeto.
OBSERVAÇÕES
O projeto está em fase de desenvolvimento, por isso ainda não foram completadas todas as etapas normalmente envolvidas na aplicação da metodologia do design thinking, restando a testagem pelos usuários, a implementação da solução, a avaliação do desempenho e os ajustes eventualmente necessários. Contudo, na medida em que cada etapa for concluída, ter-se-á a metodologia plenamente aplicada.
PESSOAS ENVOLVIDAS NA CRIAÇÃO
Alexandre Rosa Camy, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações. Participou das etapas 4) Geração de ideias, 5) Seleção das soluções, 6) Canvas de projeto e 7) Prototipagem.
Amon Micael Fernandes Flores, Analista Judiciário – Especialidade Engenharia, Chefe do Núcleo de Manutenção e Projetos de Engenharia. Membro da equipe do laboratório de inovação, participou de todas as etapas desenvolvidas até o momento.
Bonifácio Tsunetame Higa Júnior, Analista Judiciário, Chefe da Divisão de Governança de Contratações. Participou de todas as etapas desenvolvidas até o momento.
Crisóstomo Kolling, Técnico Judiciário – Especialidade Tecnologia da Informação, Chefe do Núcleo de Desenvolvimento ... Participou das etapas: 4) Geração de ideias, 5) Seleção das soluções, 6) Canvas de projeto e 7) Prototipagem.
Gessica Damásio Cabral, Técnica Judiciária. Membro da equipe do laboratório de inovação, participou de todas as etapas desenvolvidas até o momento.
Jarbas Renê Gonçalves, Analista Judiciário – Especialidade Contabilidade, Chefe da Seção de Conformidade de Contratações. Membro da equipe do laboratório de inovação, participou de todas as etapas desenvolvidas até o momento.
José Silva Barbosa, Secretário de Governança e Gestão Estratégica. Participou das etapas: 4) Geração de ideias e 5) Seleção das soluções e 6) Canvas de projeto.
Leão Maldonado, Analista Judiciário – Especialidade Contabilidade, Chefe da Seção de Contabilidade. Membro da equipe do laboratório de inovação, participou de todas as etapas desenvolvidas até o momento.
Mateus Cominetti, Técnico Judiciário, Chefe da Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inovação. Membro da equipe do laboratório de inovação, participou de todas as etapas desenvolvidas até o momento.
ODS ATENDIDOS
Avalia-se que o projeto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs):
ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura, pois apoia o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação;
ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, pois visa a aumentar a eficiência institucional ao promover maior celeridade às atividades laborais, com melhor aproveitamento dos recursos humanos disponíveis.
- E-mail do laboratório: inovar@trt24.jus.br