Arquipélago Digital: Conectando Comunidades
Projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação - LINOVA, e a Assessoria de Otimização de Projetos da Diretoria-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com o objetivo de instalar Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em locais distantes ou com dificuldade de acesso para as unidades físicas do Poder Judiciário, em conformidade com a Resolução CNJ nº 508/2023.
Para implementação do projeto, foram escolhidas duas localidades: a Ilha da Pintada e a Ilha do Pavão, situadas no bairro Arquipélago, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
As localidades foram escolhidas para a instalação das unidades piloto do projeto em razão da dificuldade de acesso e à vulnerabilidade da população. A região das ilhas é frequentemente atingida por inundações e concentra vários pontos de fragilidade socioeconômica do município. Segundo dados da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 35% da população nas ilhas declara ter renda familiar mensal inferior a um salário mínimo. Algumas famílias declaram não dispor de nenhum meio de comunicação.
A fim de viabilizar a instalação dos PIDs, foram realizados acordos de cooperação técnica com duas entidades comunitárias sem fins lucrativos, onde serão disponibilizados pelo TRT4 os equipamentos e a conexão com a internet para o acesso aos serviços da Justiça do Trabalho. Os acordos tem duração inicial de seis meses, período em que serão verificadas as oportunidades de melhoria e expansão do projeto.
O projeto envolve também a atuação de diversas áreas do TRT4, como a Secretaria de Comunicação Social, na confecção do material de identificação do PID; a Secretaria de Administração, com fornecimento do mobiliário; a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, no fornecimento e preparação dos equipamentos; a Secretaria de Serviços, responsável pelo transporte do material; a Central de Atendimento ao Público (CAP), a qual compete o atendimento, via Balcão Virtual.
- E-mail do laboratório: linova@trt4.jus.br