Acolhimento institucional - Atendimento no Fórum Adv. Sobral Pinto
De acordo com o sistema de Controle de Acesso de Visitantes (CONAV) do Tribunal de Justiça de Roraima, cerca de 24.000 pessoas passaram pelo Fórum Cível Advogado Sobral Pinto entre julho de 2022 e junho de 2023, uma média mensal de aproximadamente 2.000 pessoas. Alguns desses indivíduos têm suas demandas resolvidas já no setor de 1º Atendimento, deixando o prédio logo em seguida. Entretanto, boa parte desse quantitativo precisa acessar outras áreas dentro do Prédio, seja pela participação em audiências ou pela tratativa de problemas diretamente com as varas competentes.
No contexto atual, pela ausência de locais de espera específicos, quando há necessidade de aguardar pelo seu atendimento, as pessoas ficam à espera nos próprios corredores do prédio, o que gera , em certo nível, brechas na segurança das dependências internas. Como agravante, aquelas pessoas acompanhadas de crianças, normalmente filhos, têm ainda mais dificuldade de contarem com um experiência positiva no judiciário, pois além de não existir um local adequado para que as crianças aguardem seus pais, o tribunal não conta com áreas apropriadas para amamentação e troca de fraldas, por exemplo.
Sob essa perspectiva, a criação de um espaço adequado para espera de adultos e crianças no Tribunal traria benefícios não só para o jurisdicionado, como também para o sistema judiciário. Esses espaços proporcionariam um ambiente mais acolhedor e confortável para as pessoas que aguardam para serem atendidas, o que contribui para uma experiência mais positiva e humanizada do jurisdicionado.
Em relação aos benefícios para as crianças, um espaço de espera adequado pode ter um impacto significativo no seu bem-estar enquanto elas estiverem nas dependências do Fórum. Ao comparecerem a espaços formais como o tribunal de justiça e considerando a jornada de acompanhar os pais nos devidos afazeres, é comum que as crianças se sintam ansiosas, intimidadas ou cansadas. Dispor de uma área especialmente projetada para elas, com brinquedos, livros e atividades lúdicas, pode ajudar a reduzir o estresse e tornar o ambiente mais amigável.
Além disso, um local de espera adequado também beneficia diretamente o jurisdicionado. Ao criar um ambiente mais acolhedor, o tribunal demonstra preocupação com as pessoas que o frequentam. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o desconforto dos indivíduos que estão aguardando seus procedimentos legais, contribuindo para uma melhor experiência.
Do ponto de vista do tribunal, a criação de um local de espera adequado também traz benefícios significativos. Primeiro, ao garantir um ambiente mais agradável para as pessoas que aguardam, o tribunal promove uma imagem mais positiva e humanizada da justiça, fortalecendo a confiança da sociedade no sistema judicial como um todo.
Ademais, a criação desses espaços contribui diretamente para a eficiência do tribunal, pois ao permitir que os pais possam deixar seus filhos em locais apropriados e seguros, possibilita a essas pessoas que elas possam ficam mais tranquilas e focadas. Em caso de audiências, ajudaria a reduzir atrasos e interrupções, impactando diretamente na melhoria do fluxo de trabalho e na agilidade das atividades.
Planejamento e execução da abordagem
- E-mail do laboratório: inovajurr@tjrr.jus.br