Projeto Barco Escola TRT11
Durante as oficinas de Design Thinking realizadas entre março e abril de 2023 com os servidores do TRT-11, umas das dores recorrentes foi a falta de aproximação do poder judiciário das comunidades ribeirinhas. Após escuta ativa identificou-se a falta de integração social, tecnológica e ambiental.
Resolveu-se adotar a metodologia do Diamante Duplo para buscar soluções que pudessem contribuir para a entrega de seu objetivo social e ambiental, promovendo a integração entre o TRT-11 e as comunidades locais.
Aplicação do DESIGN THINKING
Etapa de EMPATIA - Utilização da Ferramenta MAPA EMPATIA
Resultados
Com o objetivo de criar um ambiente propício para a Escuta Ativa foi aplicado a ferramenta do Mapa de Empatia, seguido da apresentação dos grupos, os quais convergiram para dois grandes eixos:
1- Linguagem rebuscada e dificuldade de comunicação entre o Poder Judiciário e a sociedade;
2- Falta de aproximação do Poder Judiciário das comunidades ribeirinhas, além da pouca integração social, tecnológica e ambiental.
Etapa de DEFINIÇÃO - Utilização da Ferramenta do BRAINWRITER com a TÉCNICA 365
Resultados
Nessa fase foi apresentada a problemática:
Falha na comunicação e falta de aproximação do Poder Judiciário das comunidades ribeirinhas. Falta de integração social, tecnológica e ambiental.
Após aplicação da Técnica 365 foram colhidas dos grupos as principais causas que iam de encontro ao problema em destaque para:
1 - Dimensões geográficas continentais do Amazonas;
2 - Dificuldades de logística dos moradores para chegar até um ponto de presença do Poder Judiciário;
3 - Muito se fala da Amazônia vista por satélite, seja um gigante verde ou grande lacunas de destruição pela exploração ilegal das sua riquezas, mas pouco se apresenta solução para quem mora abaixo das copas das árvores e quem pode de fato cuidar corretamente do Bioma.
Etapa de IDEAÇÃO - Utilização da Ferramenta SCAMPER
Resultados
Após explicação da ferramenta SCAMPER foi realizado uma atividade em equipe para propor soluções que bloqueassem a causa raiz dentro dos 7 verbetes da metodologia, conforme segue:
Substituir - Substituir a linguagem jurídica rebuscada por palestra com liguagem simples e acessível adotando temas como Trabalho Infantil, Trabalho Escravo, Assédio Moral e Sexual.
Combinar - Combinar as atividades com o Barco Escola para realizar ações sustentáveis, como plantio de mudas nativas.
Adaptar - Adotar o conceito da Justiça Itinerante para se aproximar das comunidades com o objetivo de Educar, Prevenir e Orientar sobre o Poder Judiciário.
Rearrumar - Rearrumar as agendas dos magistrados, servidores e empresários para ir até as comunidades participar das ações e ouvir as necessidades.
Propor - Propor políticas públicas que atendam as necessidades das comunidades locais e de uma sociedade mais atenta ao meio ambiente.
Etapa de IDEAÇÃO - Utilização da Ferramenta CANVAS DE PROJETO
Resultados
Ainda na etapa de IDEAÇÃO os grupos apresentaram soluções estruturadas dentro da ferramenta Canvas de Projeto, conforme lista abaixo:
1- TEA: Projeto para integração do servidores autistas na JT;
2 - Linguagem Simples TRT-11: Desenvolvimento de uma interface digital que traduza o “juridiquês” para uma linguagem de fácil entendimento;
3- TRT Carbono Neutro: Inventário de Gases de Efeito Estufa - GEE do Regional e Painel de Sustentabilidade;
4- Barco Escola TRT-11: Educação Ambiental Itinerante nas comunidades ribeirinhas do lago Puraquequara.
Etapa de PROTOTIPAÇÃO e VALIDAÇÃO
Dentre os projetos apresentados, o Barco Escola TRT-11 despontou como sendo o Projeto que melhor atenderia os anseios apresentados nas sessões de Design Thinking, tendo um impacto Social e Ambiental relevante, porém com um alto grau de complexidade e risco de falha na execução.
Escopo do projeto Barco Escola TRT-11 :
Objetivos:
- Capacitação em Empreendedorismo Digital e Artesanato-Biojóias para os alunos das escolas municipais do lago do Puraquequara, Jatuarana, Tabocal, Terra Nova, Marimba e Assentamento.
- Capacitação em ESG na Prática para os Magistrados, Servidores, Empresários, Diretores e Gerentes das empresas do Polo Industrial de Manaus.
- Aproximar a Justiça do Trabalho, por meio de palestras e participação ativa, das Comunidades Ribeirinhas e Ouvir e Plantar Mudas Nativas junto a elas.
Impactos esperados do Projeto
1000 Mudas nativas plantadas e georreferenciadas com o Tree Earth
- Recuperação ambiental de áreas degradadas, educação ambiental, compensação ambiental para o GHG Protocol e ISO 14000.
90 Alunos Capacitados
- Oportunizar a visão empreendedora para os alunos ribeirinhos.
- Oportunizar o contato com magistrados e empresários ampliando a visão de futuro.
- Capacitar em uma técnica fortalecendo a bioeconomia da região.
Divulgação nas Redes Sociais
- Divulgação orgânica realizada pelos ribeirinhos.
- Tração pela constância do projeto ao longo dos 6 meses.
- Divulgação realizada pelos colaboradores nas ações de educação e plantio das mudas.
Escolas Municipais da área rural na região do Puraquequara
1. E.M São Francisco
2. EM Monte Sinai
3. EM Nossa S. do Carmo
4. EM Francisco Coelho
5. EM São Lázaro
6. EM Canaã I
7. EM São L. de Gonzaga
8. EM Manoel Chagas
9. EM Luiz Alberto
Nesse cenário foram realizadas visitas técnicas à Startup Tree Earth(https://treeearth.com.br/), ao Viveiro Puraquequara e às instalações do Barco a ser adotado pelo projeto. Diante de um grupo maior de informações foi possível elaborar um projeto detalhado e reduzir o risco de execução.
O Projeto Barco Escola TRT-11, foi lançado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) no dia 26/6/23, com a visita a Comunidade Menino Jesus com plantio de 50 mudas nativas da floresta Amazônica registradas na BlockChain Polygon conforme link https://opensea.io/collection/trt-11-tree-earth.
Ressaltamos que o LIODS do TRT11 possui outro projeto (META 9) no segmento das ODS, o Carbono Neutro, que tem por escopo a realização de Inventário de GEE e o Plano de Compensação Ambiental para o TRT-11. Com efeito, o Projeto Barco Escola se conecta com a Carbono Neutro, pois o plantio de mudas servirá para a compensação ambiental.
No lançamento do Barco Escola foram plantadas 50 mudas nativas na Comunidade Menino Jesus. https://portal.trt11.jus.br/index.php/comunicacao/8299-acoes-em-barco-escola-aproximam-trt-11-de-comunidades-ribeirinhas-com-objetivo-de-preservar-a-amazonia
- E-mail do laboratório: gab.planejamento@trt11.jus.br