PROJETO PROVA DE VIDA
Metodologia utilizada: Design Thinking
Etapas:
A questão foi trazida por um usuário direto do serviço de Prova de Vida, que relatou sua dificuldade e insatisfação no atual modelo oferecido pelo Tribunal.
- Briefing: A partir disso, o Laboratório de Inovação solicitou junto à área responsável (Diretoria de Recursos Humanos) uma pequena reunião para reconhecimento inicial do procedimento. Nessa reunião foram definidas as partes interessadas (diretas, indiretas e afetadas) e foi descrito o procedimento utilizado até então, conforme imagem abaixo: Com a realização do Briefing foram definidos os participantes necessários para compor as oficinas de inovação de modo que todas as partes estivessem representadas.
- Imersão (Empatia e Definição): As fases denominadas Empatia e Definição foram realizadas em uma oficina de inovação. Iniciou-se pela empatia, com o uso da ferramenta Persona. Objetivou aqui definir os usuários extremos do serviço prova de vida para que todo o grupo fosse atendido. Na sequência foi utilizada a ferramenta Jornada do Usuário, a fim de definir e conhecer quais as etapas necessárias ao usuário para comprovar estar vivo. Para finalizar a fase de Imersão, partimos para a etapa Definição, do qual foi empregada a ferramenta Aprofundamento da Questão, com o objetivo de definir de fato qual seria a questão a ser respondida durante o processo. Ao fim da oficina, definiu-se a pergunta: Como podemos facilitar a prova de vida, de forma a atender a todos?
- Ideação: Realizada uma oficina utilizando inicialmente a ferramenta Brainstorm para que os participantes pudessem expor suas ideias de forma livre e ilimitada com o objetivo de responder a pergunta, resultado da primeira oficina. Em seguida, o grupo foi orientado a agrupar as sugestões semelhantes por temas: Ao fim da atividade, o grupo acordou pela escolha das seguintes ideias: Fazer a prova de vida através de instituição bancária; e Adotar no TJMMG o mesmo modelo adotado no INSS.
- Prototipação: Nesta fase o grupo foi orientado a responder às questões da ferramenta Preparação do Protótipo, com o objetivo de definir o passo a passo para construção do protótipo.
- Teste: Ao final da oficina definiu-se que após a construção do protótipo será escolhido um usuário para realização do teste e avaliação do resultado.
- Resultados: a prova de vida foi implementada conforme notícia: https://tjmmg.jus.br/recadastramento-de-aposentados-e-pensionistas-do-tjmmg-tem-nova-regulamentacao/
RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES, COM RESPECTIVOS CARGOS E FUNÇÕES QUE PARTICIPARAM DE CADA ETAPA:
Os listados abaixo participaram de todas as etapas da metodologia Design Thinking:
- Cecília Tereza Gomes Costa dos Santos - Diretora de Recursos Humanos
- Gabriel Oliveira Viana - Oficial Judiciário - Responsável pelo serviço prova de vida
- Rosangela Molina - Servidora Aposentada - Usuária da Prova de Vida
- Lisiane Carvalho Nepomuceno - Oficial Judiciária - Laboratorista
- Michelly Fernandes de Melo - Assistente de Direção - Laboratorista
- Leonardo Vaz de Melo - Coordenador de área - Laboratorista
- Nathan Piezarolli Campos Salvador - Oficial Judiciário - Laboratorista
- Thiago Augusto Duarte Pereira - Assistente Judiciário - Laboratorista
OBSERVAÇÕES
Todas as oficinas, inclusive o Briefing, foram realizadas de forma remota pela plataforma Zoom. Utilizou-se também o recurso Miro para participação e registro das atividades.
O Habeas Mentis, criado com o objetivo de estimular a criatividade e a colaboração entre magistrados, servidores e jurisdicionados para aprimorarmos o serviço público prestado em benefício da população, promove ações para fomentar a busca por soluções criativas e eficientes.
A utilização do Design Thinking, uma abordagem centrada no usuário, aliada à diversidade de perspectivas trazida pelos envolvidos, proporciona um ambiente propício à geração de ideias inovadoras para otimizar a administração da justiça.
Conheça o Habeas Mentis acessando: https://sites.google.com/tjmmg.jus.br/habeasmentis/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0
Conheça mais sobre essa e outras iniciativas aqui: https://sites.google.com/tjmmg.jus.br/habeasmentis/desafios-e-oportunidades?authuser=0
- E-mail do laboratório: escritorioprojetos@tjmmg.jus.br