A Rede Mineira de Laboratórios de Inovação realizou, em Ouro Preto, a 2ª Confraria da Inovação, no dia 16/6. O evento reuniu os membros da Rede para a leitura de livros e de artigos relacionados à inovação e fomentar uma discussão que possa contribuir com o desenvolvimento de ações e de ideias inovadoras. Além disso, o encontro teve o propósito de ampliar o intercâmbio de projetos na área de inovação institucional e pesquisas científicas.
A Rede Mineira de Laboratórios de Inovação conta com 17 membros, dentre eles representantes do Legislativo, Executivo, instituições de ensino e Judiciário – como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A Rede possui o objetivo de estabelecer um ambiente propício para fomentar a cooperação entre os partícipes para o intercâmbio de experiências e informações, mediante a implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo, visando à consolidação de programas e ações interinstitucionais de inovação e pesquisa científica e tecnológica.
O encontro aconteceu de forma presencial em Ouro Preto e foi organizado pelas professoras Renata Guerra de Sá Cota, Izabel da Silva, Nisielly Silva, Paula Santos, Rosilene Matos e Ane Vieira, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O evento teve a participação especial do professor André Luís Silva, organizador do livro "Empreendedorismo Universitário", publicado pela Paco Editorial.
A abertura do evento foi realizada pela professora Renata Guerra de Sá Cota, que ressaltou a importância da atuação da Rede Mineira e da aproximação entre a academia e as instituições que integram a Rede.
Já o professor André Luís Silva apresentou artigos do livro, falou sobre sua jornada profissional e explorou temas importantes, como “Empreender como escolha e não como necessidade”, “Business Model Canvas e Lean Canvas” e “Incubadoras de empresas e Aceleradoras de startup”.
Na ocasião, os membros da Rede visitaram o Instituto Tecnológico Vale (ITV/Ufop), conheceram os laboratórios e as atividades de pesquisa e capacitação do ITV, apresentados pelo diretor Vidal Félix Navarro Torres.
Representaram o Tribunal de Justiça de Minas Gerais a gerente da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), Priscila Souza; os laboratoristas Gisele Soares, Júlia Vieira, Izabela Acorroni e Helen Araújo; as voluntárias do UAILab Andréa Ferreira, Alexandra Aguiar e Tatiana Guimarães e a representante da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) Lorena Colares.
A próxima Confraria da Inovação está prevista para acontecer em 15/9, no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região - MG (TRT3).
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial