Visual Law
OBJETIVO ___
Interação entre o design, a tecnologia e o Direito, o visual law consiste em método de simplificação de linguagem aplicado em documentos jurídicos, com vistas a facilitar a comunicação e democratizar o conhecimento.
PROCEDIMENTO ADOTADO
De acordo com uma pesquisa coordenada pela Universidade de Minnesota (EUA) no ano de 1986, as apresentações que utilizam recursos visuais são, em média, 43% mais persuasivas. Já a Rodhes University, em 2005, revelou que os documentos, visualmente elaborados, são até 95% mais fáceis de serem compreendidos.
O vezo comum aponta que as peças e documentos jurídicos empregam expressões e tecnicismos acessíveis a uma pequena parcela da sociedade. O cidadão, maior interessado na entrega da prestação jurisdicional, em regra, não conta com as habilidades e formação necessárias para compreender o sentido do texto jurídico. O sistema de justiça, feito embrionariamente para ele, é o mesmo a exclui-lo e a obstaculizar o acesso à informação.
Por conta disso, a técnica de visual law propõe uma abordagem democrática, na medida em que visa ao emprego de uma linguagem mais acessível a todos; ao uso de textos mais concisos e diretos e à aplicação de diversas técnicas visuais, a exemplo da utilização de imagens, infográficos, vídeos, linhas do tempo, QR codes e outras ferramentas para melhorar a experiência do usuário.
O Poder Judiciário deve ser palco de inclusão, a contemplar seus membros internos e os partícipes sociais, propiciando uma comunicação simples, transparente e acessível. Como dizia Goethe: Todos os dias deveríamos ler um bom poema, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas palavras bonitas.
- E-mail do laboratório: seggest@trt14.jus.br