O cuidado transforma: violência doméstica também é matéria de escola
É solução inovadora e inédita no contexto do Poder Judiciário catarinense a Contratação de solução de comunicação por meio de empresa com notória especialização nestes serviços voltada a jovens carentes, envolvendo serviços de produção audiovisual, roteirização, pré-produção, gravação e edição de conteúdo definido em conjunto com o Judiciário Catarinense, em linguagem acessível aos adolescentes, apresentação do conteúdo em escolas e gamificação por meio de aplicativo para celulares, além da verificação de aprendizagem quanto a percepção dos resultados decorrentes das apresentações dos temas propostos.
A violência é um fenômeno social, construído culturalmente ao longo da história da humanidade. Ela revela relações de desigualdades e de conflitos entre oprimidos e opressores. Neste contexto de desigualdades, as estruturas de poder e dominação exercem um papel significativo à oportunidade de educação social.
Nesse cenário desigual, o Poder Judiciário catarinense, atento a esse problema social gravíssimo, de proporções endêmicas, necessita uma solução de linguagem acessível à população mais afetada pelo sistema.
Foi identificada a necessidade de abertura de uma frente de abordagem do complexo tema, fundamentada no trabalho junto a jovens carentes, que necessitam de atenção do Estado e da introjeção do conceito de violência doméstica, de maneira a prevenir a ocorrência de novos casos por meio da educação e da conscientização.
A comunicação com os jovens carentes deve ser acessível e espelhar a realidade local, contemplando diversidade de mídias, e com facilidade de disseminação da mensagem a outros indivíduos, ampliando assim o seu alcance.
CRONOGRAMA:
Etapa 1 Contratação de startup 09/06/23
Etapa 2 Pré-produção, pesquisa e desenvolvimento, roteirização e seleção de atores 05/07/2023
Etapa 3 Produção e gravação das aulas 04/09/2023
Etapa 4 Entrega das aulas finalizadas 04/11/2023
Etapa 5 Ações de divulgação, entrega dos prêmios e indicadores 20/12/2023
- E-mail do laboratório: judlab@tjsc.jus.br