Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ACA.SO JF5

  • 0

 

Projeto 

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ACA.SO JF5, VOLTADA PARA O APRIMORAMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL 

Gerente do Projeto 

Magnus Henrique de Medeiros 
E-mail do Gerente do Projeto 

 mhmedeiros@trf5.jus.br 
Unidade Demandante 

Gabinete do Juiz Auxiliar da Presidência 
Unidade(s) Técnica(s) 

Diretoria de Tecnologia da Informação 

Diretoria de Modernização da Presidência 

Divisão de Gestão Estratégica 

Divisão de Desenvolvimento Humano 

 

Histórico do Projeto  

Versão 

Data 

Autor 

1.0 

30/05/2023 

Magnus Henrique de Medeiros 

 

Justificativa 

Na Era da Informação, para além das competências técnicas e funcionais, faz-se cada vez mais presente a necessidade do desenvolvimento das competências digitais. 

Ser competente digitalmente ultrapassa a habilidade de operar tecnicamente dispositivo eletrônico, acessar redes e informações. Contempla a utilização segura e crítica das tecnologias no trabalho e na vida pessoal, mediante o uso de recursos para a obtenção de dados, realizar a sua avaliação, prover o armazenamento, produzir, apresentar e cambiar informações e conhecimento, seja com o fito de comunicar, aprender, compartilhar ou integrar redes de cooperação digital. 

O projeto em pauta é um desdobramento do Programa Ser Digital e visa à disponibilização de ambientes digitais para experiência imersiva propiciadas a servidores e estudantes, com o fito de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências digitais, em especial, a competência aprendizagem colaborativa. 

No âmbito da União Europeia há o Programa DigComp, onde se tem mapeadas as competências digitais recomendadas para os cidadãos, bem como o Programa DigCompEdu, o qual contempla as competências digitais sugeridas para os profissionais que atuam na área da educação. 

Segundo o portal das competências digitais da União Europeia, “o domínio destas competências é essencial para que os usuários possam adquirir as competências digitais necessárias para o sucesso no local de trabalho e para desempenharem um papel ativo como cidadãos confiantes”.

Na Justiça Federal da 5ª Região, como iniciativa análoga, há o programa Ser Digital, que tem como um dos objetivos desenvolver as competências digitais dos magistrados e servidores. Compreendendo que a efetividade da JF5 passa pela ampliação do potencial dos diversos atores que interagem em seu ecossistema e, com vistas ao disposto no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 04, que tem como propósito promover uma educação de qualidade, o que contempla, dentre outros aspectos, aumentar, substancialmente, até 2030, o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, bem como com habilidades em tecnologias de informação e comunicação, considerou, a Administração desta Corte, ser de fundamental importância, atuar na promoção do incremento das competências digitais dos atores que atuam nos ambientes interno e externo do ecossistema da Justiça Federal da 5ª Região, em especial, como já dito, a Competência Aprendizagem Colaborativa. 

 

Objetivo do Projeto 

Implementar o ambiente de aprendizagem digital colaborativa Aca.so, a ser populado pelos atores que integram o ecossistema da Justiça Federal da 5ª Região, para fins de experiências e vivências digitais do quadro de magistrados, servidores e jurisdicionados, com a finalidade de promover a construção de conhecimento organizacional estruturante para a governança institucional. Para tanto, deverão ser alcançados os seguintes objetivos intermediários. 

  • Realizar levantamento das necessidades institucionais quanto à estruturação da governança da Jf5 
  • Configurar o ambiente digital com base nas áreas de conhecimento priorizadas pela JF5 
  • Preparar mentores para atuar na formação, engajamento e manutenção da população que participará dos ambientes de aprendizagem do Aca,so 
  • Preparar mentores e consultores para atuar na disseminação e catalogação do conhecimento aplicado às dimensões da governança 
  • Catalogar conhecimento das dimensões da governança da JF5 

 

Alinhamento Estratégico 

  • Meta 9 de 2023 – Estimular a Inovação no Poder Judiciário. 
    • Realizar ações que visem à difusão da cultura da inovação em suas diversas dimensões e nas interações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, no âmbito do Poder Judiciário. 
  • ODS 04. Educação de Qualidade 

 

Escopo 

O projeto em sua entrega final contemplará um ambiente virtual de comunidade de aprendizagem digital colaborativa, com formação de mentores em habilidades comportamentais e técnicas para gerar formação, engajamento e manutenção da população que cambiará conhecimentos organizacionais voltados à estruturação da governança da JF5, devidamente levantados e catalogados. 

Tags: GESTAO 152 Capacitação 72 Meta 9 do Poder Judiciário 77 Jornada de Aprendizagem 9
  • E-mail do laboratório: inovexado@trf5.jus.br