Portal Acessível de Serviços ao Eleitor
Visão geral do Projeto
O Projeto Portal Acessível de Serviços ao Eleitor visa oferecer ao eleitorado do RN um ambiente digital que atenda às expectativas dos usuários dos serviços prestados pelo TRE, contemplando linguagem simples e compreensível, acesso facilitado e ágil, responsividade, respeito às diferenças/gênero e outros recursos que possibilitem uma interação mais amigável e inclusiva.
O eleitorado do Rio Grande do Norte soma 2.554.727 eleitores, dos quais 1.053.100 estão cadastrados do sistema ELO com grau de instrução entre analfabeto (6,09%), lê e escreve (10,03%) e ensino fundamental incompleto (25,11%). Por sua vez, quanto aos eleitores com deficiência, do total de 31.763, 17,28% (6.120) são deficientes visuais, 10,01% (3.544) são deficientes auditivos e 34,53% (12.227) têm algum tipo de deficiência que não seja a física.
Consulte:
É a partir do olhar empático do órgão para as dificuldades externadas pelos usuários externos, quanto à localização de acesso às informações no site da Internet do TRE, bem como para as demandas de melhoria nos serviços utilizados pelas pessoas com deficiência, que o projeto está sendo desenvolvido, com vistas a melhorar o acesso à justiça, com foco, principalmente, nos excluídos digitais.
Objetivos gerais
- Proporcionar ao eleitor uma prestação de serviços mais célere, com maior eficiência e qualidade;
- Aperfeiçoar os serviços ao eleitor, relacionados na Carta de Serviços do 1º Grau, quanto aos critérios de acessibilidade, usabilidade, responsividade e linguagem simples;
- Simplificar os serviços atualmente disponibilizados, adequando a linguagem empregada e as opções de acesso externo;
- Permitir a expansão para outros serviços da carta por meio de plano de trabalho unificado;
- Avaliar e testar múltiplos canais de atendimento ao eleitor;
- Aplicar metodologia do Design Thinking nas etapas cabíveis do projeto, respeitando à colaboração, criatividade e experimentação;
- Implantar, no ano de 2023, um projeto oriundo do laboratório de inovação, com avaliação de benefícios à sociedade e relacionado à Agenda 2030 (Meta 9/CNJ);
- Fortalecer a atuação do LIODS-RN enquanto equipe, a partir da troca de experiências e vivências.
Sites de referência
- https://cardapioweb.com/
- https://www.fabrica5.com.br/cardapio-online
- https://atricon.org.br/versao-interativa-da-carta-de-servicos-ao-cidadao-reune-produtos-oferecidos-pelo-tce-ceara/
- https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-disponibiliza-carta-de-servico-interativa-da-cgm-no-portal-da-transparencia
- https://portal.trt12.jus.br/videos/conheca-carta-de-servicos-ao-cidadao
- Justiça Multiportas – Conheça seus direitos, resolva seus problemas e solucione seus conflitos. Acesse os serviços do sistema de Justiça. (tjrs.jus.br)
Escopo
Dentro do escopo
- Realização de oficinas de imersão com público misto, interno e externo, incluindo neste pessoas com deficiência;
- Utilização de feedback, de uma amostra de usuários do portal do eleitor no site do TRE-RN, para orientar os trabalhos de ideação;
- Prototipação de soluções inovadoras, considerando a criação de tutoriais acessíveis aos principais serviços e desenvolvimento de produtos de divulgação das atualizações;
- Testagem de viabilidade em outros canais de atendimento, a exemplo do Whatsapp e da solução de OmniChannel.
Fora do escopo
- Implantação do protótipo vencedor, que será objeto de projeto específico de implementação;
- Atualização de demais itens da Carta de Serviços de 1º e de 2º graus que não estejam diretamente relacionados com o eleitor.
Estrutura analítica do Projeto
Metodologia do Projeto e etapas do processo de inovação
Nas etapas de Planejamento e Prototipação serão empregadas as 5 etapas do processo de Design Thinking, com uso também da ferramenta Miro.
A partir de oficinas envolvendo público externo e equipes técnicas, criar protótipos viáveis a serem validados.
Conceitos
- Experiência do Usuário: Apreciação de vários usuários e condições de utilização
- Teste com várias alegorias/conceitos (árvore/frutos, cardápio, etc)
- Inclusão de critérios de acessibilidade:
- Áudio descrição
- Transcrição em libras
- Transcrição em outros idiomas
- Contraste
- Lupa
- Fontes amigáveis
- Busca de critérios modernos de usabilidade
- Pensar a arquitetura de informação (localização facilitada)
- Propostas visuais e táteis (ainda por avaliar sua viabilidade):
- Hotsite
- Cartilhas
- Maquetes 3D
- Totem
- Podcast
- Palavras-chaves a nortear o trabalho:
- Laboratórios de inovação
- Colaboração
- Sociedade
- Agenda 2030
- Dignidade
- Sustentabilidade
- Respeito às diferenças/gênero
- Empoderamento de vulneráveis / Inclusão digital de minorias
- Linguagem simples
- Experiência do usuário
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O projeto de inovação se insere no escopo da Meta 9/2023 do Poder Judiciário, que tem como definição “estimular a inovação no Poder Judiciário com a implantação de projeto oriundo do laboratório de inovação, com avaliação de benefícios à sociedade e relacionado aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030”.
Quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, atende ao ODS 16, abrangido no Plano Estratégico 2021-2026 do TRE-RN - Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Cronograma
Fase | Atividade | Status | Técnicas | Início | Final |
Planejamento | Levantamento de colaboradores | Concluída | Entrevista | 02 a 05/05 | 05/05 |
Planejamento | 1ª reunião do LIODS | Concluída | Pesquisa | 04/05 | 04/05 |
Planejamento | Estudo e pesquisa em sites, textos sobre usabilidade de sites responsivos | Concluída | Pesquisa | 08/05 | 12/05 |
Planejamento | 2ª reunião do LIODS | Concluída | Brainstorming, registro e definições | 12/05 | 12/05 |
Elaboração preliminar | Escrita do projeto | Concluída | Gestão de riscos, roteiro para reunião com os colaboradores, definição de necessidades | 04/05 | 15/05 |
Planejamento: 1º marco | 1ª reunião de validação do Projeto | Concluída | - | 15/05 | 15/05 |
Planejamento: 1. Empatizar; 2.Definir | 1.1. Oficina 1 - Exploração e primeiras ideias | Concluída | Mapa de empatia, entrevista, brainstorming, mapa generativo | 17/05 | 17/05 |
Planejamento | Avaliação da oficina | Concluída | Reescrita/ajuste do Projeto | 18/05 | 23/05 |
Planejamento | Adequação do Projeto | Concluída | Reescrita/ajuste do Projeto | 19/05 | 23/05 |
Planejamento: 2º marco | 2ª reunião de validação do Projeto | Concluída | Apresentação do Projeto ajustado | 23/05 | 23/05 |
Planejamento: Adequações do Projeto | Escrita do Projeto | Concluída | Escrita colaborativa | 23/05 | 25/05 |
Planejamento: 3º marco | Entrega do Plano do Projeto | Concluída | Apresentação | 26/05 | 25/05 |
Planejamento: 1. Empatizar; 2.Definir | 1.2. Oficina 2 - Exploração e primeiras ideias (foco na experiência visual) | Não iniciado | Brainstorming: Um dia na vida... | 02/06 | 09/06 |
Planejamento: 3. Idealizar | 1.3. Oficina 3 - Avaliação de soluções com equipes técnicas | Não iniciado | Entrevista, personas | 15/06 | 21/06 |
Planejamento: 4º marco | Reunião de alinhamento: LIODS | Não iniciado | Discussão, apresentação | 26/06 | 26/06 |
Prototipação: 2.1. Elaboração | Elaboração do desenho do Portal | Não iniciado | Maquete, encenação, fluxograma, impressão 3D | 01/07 | 31/08 |
Prototipação: 2.2. Testes | Apresentação dos protótipos para testes | Não iniciado | Jornada do usuário | 01/07 | 31/08 |
Prototipação: 2.3. Adequações | Ajustes dos protótipo final após feedback dos usuários externos | Não iniciado | Matriz SWOT, matriz de feedback, testes de usabilidade | 01/08 | 31/09 |
Encerramento | Reunião para registro de lições aprendidas | Não iniciado | Apresentação, discussão, relatório | 15/10 | 15/10 |
Relatório da 1ª Oficina (Dia 17/05 - duração: 2h)
Roteiro
- Momento 1 - EMPATIA - Acolhida - 30 minutos
- Momento 2 - DEFINIÇÃO - Visão geral - 15 minutos
- Momento 3 - DEFINIÇÃO - Exploração - 30 minutos
- Momento 4 - DEFINIÇÃO - Painéis generativos: 30 minutos
- Momento 5 - EMPATIA - Encerramento - 15 minutos
Objetivos
- Identificar pontos positivos e negativos no portal de serviços ao eleitor do site do TRE;
- Analisar e discutir dificuldades no acesso aos serviços disponibilizados atualmente e apontar sugestões de melhoria por meio de Brainstorming;
- Elencar o máximo de informações sugeridas/pensadas durante os trabalhos;
- Utilizar técnicas de Empatia e Definição;
- Considerar as possibilidades para os serviços ofertados.
Público
- Pessoas com deficiência auditiva;
- Terceirizados do TRE (atendimento ao público externo);
- Estagiários do TRE;
- Servidores (áreas de comunicação e de acessibilidade);
- Eleitores.
Metodologia
- Design thinking
- Empatia
- Definição
Materiais utilizados
- Cartolina (Papel A3)
- Lápis grafite
- Borracha
- Pincéis atômicos coloridos
- Cola
- Lápis de Cor
Resultados
Pontos positivos identificados durante a exploração dos serviços disponibilizados:
- Foi possível encontrar os serviços desejados, sobretudo a partir da página inicial;
- Uma boa gama de serviços;
- Instruções claras;
- Os serviços de acessibilidade são suficientes.
Dificuldades encontradas durante a exploração dos serviços disponibilizados:
- O autoatendimento necessita de ferramentas autoexplicativas;
- Múltiplos caminhos para o mesmo serviço;
- O engessamento dos serviços no autoatendimento do TSE;
- Foco nas notícias e não nos serviços;
- Poucos elementos visuais/poucas cores;
- Falta de personalização do site;
- Horários de atendimento não muito claros;
- Postos de atendimento não muito claros;
- Os serviços não são muito objetivos;
- Há pouco destaque e cuidado visual nos serviços ao eleitor;
- O serviço de acessibilidade é pequeno e não permite a visualização adequada da tradução em libras;
- Há poluição visual nos serviços;
- Serviços relativos ao cadastro eleitoral necessitam mais objetividade nas explicações;
- Termos como “NOME SOCIAL”, “TÍTULO CANCELADO/SUSPENSO” não compreendidos;
- Não há uma forma simples de acompanhar uma solicitação.
Sugestões:
- Possibilidade de escolher com que perfil se deseja ver o site;
- Permitir registrar dúvidas e reclamações por meio de Chatbot;
- Tornar o site mais interessante do que respostas rápidas oferecidas por serviços como Google e Bing;
- Para oficina 2: considerar o chamamento de deficientes visuais ou baixa capacidade visual.
Avaliação da oficina:
Galeria de fotos
- E-mail do laboratório: alzira.inova@tre-rn.jus.br