Contratações Sustentáveis
O projeto surgiu a partir de uma dor da Seção de Gestão Socioambiental e Acessibilidade (SGSOA), referente à análise dos critérios de sustentabilidade das contratações do Superior Tribunal Militar. A principal queixa da equipe era a sobrecarga de trabalho importa por analisar cada contratação a ser realizada pelo tribunal.
Para entender melhor o problema levamos a equipe envolvida para uma oficina de design thinking, junto com servidores da área de compras, tecnologia da informação e servidores aleatórios que em algum momento demandaram alguma contratação. Nessa oficina inicial conseguimos aprender sobre o problema e ficou evidente que a sobrecarga de trabalho sentida pela equipe da SGSOA não era por conta de carência de pessoal, mas uma consequência de como o processo é conduzido. Após divergirmos a respeito do tema, entramos na etapa de convergência, buscando redefinir o problema.
Conclui-se que as atribuições não definidas e o pouco conhecimento que os demandantes possuem sobre contratações sustentáveis são a causa do problema. Desse modo, chegamos ao que devemos resolver: como podemos simplificar a análise dos critérios de sustentabilidade para o demandante? Os próximos passos são o refinamento das características da persona e a criação de propostas de solução.
O projeto está alinhado ao ODS 12 da Agenda 2030 da ONU.
- E-mail do laboratório: agest@stm.jus.br