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Iniciativa

Falando Simples Para Ouvir Melhor

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Falando Simples Para Ouvir Melhor - Aplicando a Linguagem Simples no Site da Ouvidoria do TRE/SE

 

Objetivo

O Programa Linguagem Simples visa facilitar a compreensão, por parte do público externo, das páginas do sítio Internet do TRE-SE que contém informações sobre serviços e canais de atendimento.

Mais especificamente, objetiva reestruturar as páginas da Ouvidoria Eleitoral, utilizando-se de técnicas de Linguagem Simples, de forma a permitir um entendimento mais facilitado às informações e serviços.

 

Fundamentação

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

16.10 Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais.

16.3 Promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.

16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

10.2 Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

10.3 Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.

 

Princípios da Política de Gestão da Inovação (Resolução nº 395/CNJ)

  • Foco no Usuário (Art 3º, II)
  • Acessibilidade (Art 3º, VI)
  • Transparência (Art 3º, X)
  • Desenvolvimento Humano (Art 3º, V)

 

Lei nº 13.460 (26/06/2017) - Participação, Proteção e Defesa dos Direitos de Usuários de Serviços Públicos

Art. 5º O usuário de serviço público tem direito à adequada prestação dos serviços, devendo os agentes públicos e prestadores de serviços públicos observar as seguintes diretrizes:

XIV - utilização de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos;

 

Macrodesafio do Poder Judiciário (Resolução nº 325/CNJ)

Garantia dos Direitos Fundamentais

  1. Art 5º, XIV - é assegurado a todos o acesso à informação (...)

 

Metodologia

De início, será realizada uma Oficina de Linguagem Simples para capacitação da equipe técnica do TRE-SE, em parceria com Joseane Aparecida Corrêa - Auditora Fiscal de Controle Externo do TCE-SC e Especialista em Linguagem Simples.


Para a identificação do público de interesse do presente projeto e da persona, será realizada uma pesquisa de contexto e uma análise do site para identificar o perfil de quem acessa o site da Ouvidoria, páginas mais acessadas, geolocalização, informações do dispositivo, etc.


Será utilizada a técnica de Linguagem Simples para a reformulação dos conteúdos das páginas objeto deste projeto, de acordo com o perfil do público de interesse.


Para mensuração dos benefícios para a sociedade, serão utilizados testes de usabilidade, entrevistas e a coleta de estatísticas de acesso ao sítio do TRE-SE, antes e depois da implementação do projeto.

 

Cronograma final

Atividade

Datas

  1. Capacitação de Servidores - Oficina de Linguagem Simples

15 e 16/05/2023

  1. Desenvolvimento do Trabalho

Maio a Outubro/2023

  1. Mentoria da Validação de Planejamento (1º Encontro)

23/05/2023

  1. Formação de equipe e reunião inicial

20 a 27/06/2023

  1. Análise de Documentos

03/07/2023

  1. Pesquisa de Contexto

18/08/2023

  1. Definição de Documentos a reescrever

22/08 a 04/09/2023

  1. Mentoria Diagnóstico da Arquitetura e Público de Interesse (2º Encontro)

14/9/23

  1. Leitura/Avaliação/Reescrita de Documentos

05/9 a 20/10/23

  1. Redesenho/Protótipo da nova página da Ouvidoria

05/9 a 31/10/23

  1. Definição da Persona

3 a 6/10/23

  1. Planejamento  de Pesquisa

9/10 a 13/10/23

  1. Mentoria de Pesquisa  (3º Encontro)

6/11/23

  1. Aplicação da pesquisa inicial

out/nov

  1. Revisão de Documentos

dezembro

  1. Mentoria após pesquisa (4º Encontro)

dezembro

  1. Aplicação da pesquisa final

dezembro

  1. Avaliação Final do Conteúdo

dezembro

  1. Atualização das páginas do sítio do TRE na internet

novembro/dezembro

 

Benefícios à Sociedade

Ao final do projeto, espera-se que :

  1. as páginas da Ouvidoria do TRE-SE tenham sido reestruturadas com o uso de técnicas de Linguagem Simples;
  2. a avaliação final do projeto demonstre um ganho no entendimento das informações e, consequentemente, no acesso aos serviços, por parte do público de interesse.

  

Parcerias

Joseane Aparecida Corrêa - Auditora Fiscal de Controle Externo do TCE-SC e Especialista em Linguagem Simples.

 

Relatório final do projeto.

 

Tags: LINGUAGEM - SIMPLES 204 Meta 9 2023 111 Acessibilidade 22
  • E-mail do laboratório: i9se@tre-se.jus.br