Implantação do Repositório de Ideias
Repositório de Ideias
O Repositório de Ideias é o ambiente em que as propostas de inovação são recepcionadas e conduzidas pelo Laboratório de Inovação segundo o Itinerário aprovado pela Comissão da Inovação.
O Itinerário, por sua vez, é o conjunto de fases pelas quais uma proposta pode passar, desde a sua propositura até sua avaliação e resultado final. Seu estabelecimento é competência da Comissão da Inovação, inicialmente prevista no art. 5º, I, da Política nº 60 do TRT9 [1] e posteriormente mantida pelo art 4º, I, do Ato n° 114 do TRT9 [2]. O Itinerário é, portanto, uma diretriz do Laboratório de Inovação, e, sendo efetivo compromisso com o público, deve ser amplamente comunicado. A partir desta e demais necessidades, como a de transparência e de divulgação das propostas, atividades e históricos de decisão, o Laboratório de Inovação identificou a oportunidade de implantar um Repositório de Ideias que pudesse deixar clara tanto a trajetória de cada proposta dentro do Itinerário quanto os elementos e artefatos produzidos em cada uma das fases.
No Repositório de Ideias, todo o público interno (em um primeiro momento) pode acompanhar as propostas de inovação, seu histórico de atividades e decisões, artefatos produzidos – especialmente aqueles produzidos pela aplicação de metodologias de design, experimentação, prototipação e avaliação –, justificativas de cada fase dentro do Itinerário, entre outras informações. Todo o público interno pode interagir com as propostas (a) acompanhando o desenvolvimento, (b) comentando e participando das discussões, (c) propondo novas ideias, (d) contribuindo para o aperfeiçoamento das propostas trazendo novas informações, ou eventualmente (e) compondo a equipe que estudará e desenvolverá a proposta quando priorizada.
O Repositório de Ideias é o ponto focal onde as diretrizes estabelecidas pela Comissão da Inovação, por meio do Itinerário, são demonstradas a partir do exercício das competências do Laboratório de Inovação. A ampla visibilidade e participação proporcionadas pelo Repositório de Ideias, em um ambiente baseado na horizontalidade e não na hierarquia como o Laboratório de Inovação, promove (a) a cultura da inovação, (b) a cocriação, (c) a integração entre pessoas, (d) a construção de uma visão multidisciplinar dos problemas e soluções, (e) a desburocratização dos fluxos de informação, (f) a comunicação clara do Itinerário enquanto compromisso do Laboratório de Inovação, (g) a transparência do histórico de decisões realizadas, (h) o uso de ferramenta de interação, cocriação, empatia e troca de conhecimento, (i) a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável – ao comunicar claramente como requisito de admissibilidade ao Itinerário o alinhamento aos Objetivos Estratégicos da Instituição e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
O Repositório de Ideias, portanto, mostra-se um instrumento essencial na promoção destes princípios e valores, todos extraídos da Resolução nº 395 do CNJ [3], da Política nº 60 do TRT9 [1] e do Ato n° 114 do TRT9 [2].
Ainda, ao promover estes princípios e valores, o Repositório de Ideias mostra-se capaz de auxiliar o exercício das competências do Laboratório de Inovação de (a) apoiar a Coordenadora ou o Coordenador e a Comissão da Inovação em todas as suas ações, (b) atuar junto à Seção de Projetos para controle e acompanhamento das ações de inovação (exercendo sua função de governança), (c) viabilizar meios para que os proponentes da inovação tenham orientação adequada para a concepção da proposta e fomentar atividades formativas nesse sentido (exercendo sua função de mentoria) e (d) atuar junto às áreas do tribunal envolvidas ou afetadas pela proposta, para que ofereçam os subsídios necessários ao desenvolvimento do projeto (exercendo sua função de orquestração), previstas no art. 1°, § 1º, do Ato Presidência nº 191, de 24 de agosto de 2022.
Objetivos Estratégicos
O Repositório de Ideias é alinhado aos Objetivos Estratégicos do Tribunal apresentados no Plano Estratégico Institucional 2021-2026 [5], especialmente os destacados a seguir.
Na perspectiva Sociedade, o Repositório de Ideias (a) fortalece a comunicação e as parcerias institucionais, com o uso de ferramentas digitais e (b) promover o trabalho decente e a sustentabilidade, na medida em que se propõe a ser um instrumento para (b1) ampliar a comunicação entre as áreas, (b2) facilitar a visualização e incentivar o acompanhamento do Itinerário, propostas e respectivas atividades, artefatos e decisões realizadas e (b3) criar ambiente de transparência e responsabilidade de decisões
Na perspectiva Processos Internos, o Repositório de Ideias (a) promove a integridade e a transparência em relação aos atos de gestão praticados e (b) fortalece a Governança e a Gestão Estratégica focando no valor gerado ao jurisdicionado, já que possui a entrega de valor e a orientação a tarefas como diretrizes, além de apresentar as discussões, resultados e decisões a possíveis interessados, não somente às equipes diretamente envolvidas.
Na perspectiva Aprendizado e Crescimento, o Repositório de Ideias busca (a) evoluir a gestão de pessoas visando colaboração, agilidade e inovação – ao ser plataforma de colaboração – e (b) aprimorar a Governança de TIC, a proteção de dados e a segurança cibernética – ao trazer os envolvidos para o centro das discussões e decisões.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
O Repositório de Ideias é alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente quanto aos Objetivos 8, 9 e 16. Os dois primeiros contidos no tema econômico e o último contido no tema institucional, segundo o relatório Justiça em Números 2022 [6].
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
O Repositório de Ideias promove o Objetivo 8 buscando “atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra” (detalhamento 8.2 do Objetivo 8) sendo plataforma de gestão do conhecimento, orientada a tarefas, capaz de proporcionar integração contínua, alinhada a um modelo de gestão por produto e ainda permitindo o rastreio de todo o ciclo de desenvolvimento de produto, segundo o Itinerário. Promove o Objetivo 8, ainda, ao ser instrumento para consecução dos objetivos da Política de Inovação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Política nº 60 do TRT9, de 14 de maio de 2021) e da Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário (Resolução nº 395 do CNJ, de 7 de junho de 2021), efetivamente promovendo “políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros” (detalhamento 8.3 do Objetivo 8).
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
O Repositório de Ideias promove o Objetivo 9 ao constituir infraestrutura de qualidade, com acesso equitativo e a preços acessíveis (detalhamento 9.1 do Objetivo 9) e ao dar visibilidade às diretrizes de inovação, permitindo a efetiva colaboração, co-autoria, e participação, aumentando o acesso às tecnologias de informação e comunicação (detalhamento 9.c do Objetivo 9).
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
O Repositório de Ideias promove o Objetivo 16 ao dar visibilidade a normativos, diretrizes e ao próprio Itinerário, promovendo o Estado de Direito (detalhamento 16.3 do Objetivo 16); ao permitir a colaboração, cocriação e participação e acesso ao histórico de decisões, desenvolvendo instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis (detalhamento 16.6 do Objetivo 16); ao facilitar o acesso ao conhecimento produzido, incentivando a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis (detalhamento 16.7 do Objetivo 16); ao visar assegurar amplo acesso, futuramente ao público externo, assegurando o acesso público à informação (detalhamento 16.10 do Objetivo 16); ao incorporar e consolidar, gradativamente, os valores da inovação na cultura organizacional do Tribunal, fortalecendo as instituições nacionais relevantes (detalhamento 16.a do Objetivo 16).
Políticas Judiciárias
O Repositório de Ideias atende, como anteriormente mencionado, aos princípios e valores da Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário (Resolução 395/2021 do CNJ) [3]. Não obstante, o Repositório de Ideias viabiliza a consecução de interesses, princípios e valores presentes em outras Políticas Judiciárias, notadamente a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário [7], a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) [8] e a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário [9].
Resultados Esperados
A Implantação do Repositório de Ideias é um projeto que pretende compreender as necessidades decorrentes das diretrizes e políticas relativas à inovação a que o Laboratório de Inovação está submetido e das próprias competências previstas para o Laboratório de Inovação; mapear funcionalidades e serviços essenciais do Laboratório de Inovação; avaliar as soluções disponíveis – instaladas ou não; gratuitas ou não; selecionar ferramentas para testes; realizar testes progressivos de uso e ajustes da ferramenta; disponibilizar o Repositório de Ideias para o público interno; realizar comunicação institucional e, finalmente, avaliar:
(1) a adesão do público ao Repositório de Ideias e os reflexos decorrentes;
(2) o aumento das contribuições, manifestações, interações nas propostas em andamento;
(3) o aumento do número de propostas de inovação realizadas ao Laboratório de Inovação.
Cronograma |
|||
Atividade |
Responsável |
Início |
Fim |
Levantamento de requisitos |
Laboratório de Inovação |
21/11/2022 |
27/11/2022 |
Avaliação preliminar de ferramentas e soluções |
Laboratório de Inovação |
28/11/2022 |
16/01/2023 |
Testes |
Laboratório de Inovação |
17/01/2023 |
06/08/2023 |
Análise de Viabilidade |
Laboratório de Inovação & Coordenadoria de Segurança da Informação e Redes |
27/03/2023 |
02/04/2023 |
Validação de ferramenta |
Laboratório de Inovação & Secretaria de Tecnologia da Informação e Sistemas Judiciários & Secretaria de Sistemas Administrativos & Coordenadoria de Segurança da Informação e Redes |
29/05/2023 |
20/08/2023 |
Implantação |
Coordenadoria de Segurança da Informação e Redes |
26/06/2023 |
09/07/2023 |
Divulgações institucionais |
Laboratório de Inovação & Assessoria de Comunicação |
14/08/2023 |
31/12/2023 |
Coleta de informações sobre adesão, interações e quantidade de propostas |
Laboratório de Inovação |
23/10/2023 |
29/10/2023 |
Relatar resultados atingidos |
Laboratório de Inovação |
30/10/2023 |
31/10/2023 |
[1] Política nº 60 do TRT9, de 14 de maio de 2021: “Institui a Política de Inovação no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região”, disponível em: https://www.trt9.jus.br/portal/arquivos/7080453.
[2] Ato n° 114 do TRT9, de 22 de Setembro de 2022: “Institui a Comissão da Inovação (CINOVA) no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região”, disponível em: https://www.trt9.jus.br/institucional/atoPortaria.xhtml?id=8098174.
[3] Resolução nº 395 do CNJ, de 7 de junho de 2021: “Institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário”, disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files/original1259312021060960c0bb3333a4f.pdf.
[4] Ato Presidência nº 191 do TRT9, de 24 de agosto de 2022: “Institui o Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região”, disponível em: https://www.trt9.jus.br/institucional/atoPortaria.xhtml?id=7523696.
[5] Plano Estratégico Institucional 2021-2026 do TRT9, disponível em: https://www.trt9.jus.br/portal/pagina.xhtml?secao=53&pagina=Plano_Estrategico
[6] Justiça em Números 2022 – Conselho Nacional de Justiça - CNJ, disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2022/09/justica-em-numeros-2022-1.pdf.
[7] Resolução Nº 240 do CNJ, de 09/09/2016: Dispõe sobre a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário, disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2342.
[8] Resolução Nº 370 de 28/01/2021: Estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3706.
[9] Resolução Nº 192 de 08/05/2014: Dispõe sobre a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário, disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2012.
- E-mail do laboratório: inovacao@trt9.jus.br