Implantação da linguagem simples na Justiça Eleitoral do Tocantins
Implantação da Linguagem Simples na Justiça Eleitoral do Tocantins
VISÃO GERAL DO PROJETO
A Justiça Eleitoral tem como missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a democracia, bem assim, garantir a transparência, eficácia, eficiência e efetividade do processo eleitoral.
Para alcançar esse objetivo, é fundamental que a população compreenda as informações e orientações fornecidas pela Justiça Eleitoral. Entretanto, na maioria das vezes, as informações disponibilizadas são complexas e difíceis de serem acessadas, o que pode gerar dúvidas e inseguranças no cidadão.
A par disso, a implantação da Linguagem Simples na Justiça Eleitoral do Tocantins tem como objetivo tornar a comunicação mais acessível e compreensível para o cidadão, o que, certamente, viabiliza o fortalecimento da democracia e o aumento da confiança do cidadão no processo eleitoral.
OBJETIVO DO PROJETO
Implantar a Linguagem Simples na comunicação da Justiça Eleitoral do Tocantins, incluindo informações em seu site, materiais impressos, orientações e instruções fornecidas aos cidadãos
Promover a capacitação dos servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins para o uso da Linguagem Simples em sua comunicação.
Desenvolver o guia de estilo para a Linguagem Simples.
Avaliar os resultados da implantação da Linguagem Simples na Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio de indicadores de compreensão e resposta da população.
PRINCIPAIS ENTREGAS
Modelos para Informes e documentos redigidos utilizando as técnicas de linguagem simples;
Servidores que produzem documentos capacitados em linguagem simples;
Guia de estilo de linguagem simples do TRE-TO publicado.
Periodo de Execução do Projeto:
O projeto será executado de maio a dezembro de 2023.
Plano Geral do Projeto e Cronograma de Execução:
Acesso a demais documentos do projeto incluídos no SEI do TRE-TO:
- E-mail do laboratório: labin@tre-to.jus.br