PROPOSTA META 9/2023: Ferramenta para edição colaborativa "EDITE"
PROPOSTA META 9/2023
Ferramenta para edição colaborativa "EDITE"
Origem do Projeto:
Havia a necessidade de edição de documentos de forma colaborativa que possibilitasse o acesso online por servidoras e servidores, magistradas e magistrados deste Regional. São edições de documentos elaborados a muitas mãos, que exigiam a manifestação conjunta de setores diversos (zonas e TRE), que de certo modo sofriam atrasos em função da impossibilidade ou dificuldade de reunir a equipe, a fim de discutir e decidir a respeito do tema, uma vez que o TRE/AC utiliza em sua infraestrutura básica o software de escritório Microsoft Office, na sua versão 2013, e por mais que um determinado documento fosse acessível para várias unidades em compartilhamentos comuns de rede, sua edição era exclusiva, uma vez que tal software faz um bloqueio no arquivo editado, impedindo que outros usuários façam, ao mesmo tempo, a edição do arquivo.
Tendo em mente que "a necessidade é a mãe da invenção", buscou-se, a partir das demandas de melhoria do sistema de edição de trabalhos apresentados pela Diretoria-Geral (DG) e Assessoria de Planejamento (ASPLAN), a construção da ferramenta, denominada, de pronto, como "Edite", em alusão ao verbo editar “ato de trazer a público, de produzir, dar ao conhecimento”, remetendo, ainda, à origem da palavra: "dádiva", "presente". E, de fato é, posto que permite a atuação das pessoas de modo conjunto, envolvendo todos os colaboradores o que se reflete em maior engajamento e interação, nesse particular.
Unidades envolvidas na realização da ação: Diretoria-Geral (DG), Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (ASPLAN) e Seção de Redes (SEREDE).
Período de realização: de 30/03/2022 a 31/07/2023
ODS relacionado à ação: atendimento ao ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, mais especificamente o item 16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis
Implementação:
Trata-se de apresentar o ecossistema de edição colaborativa do Tribunal:
Tal sistema foi projetado, configurado e personalizado usando softwares open source, a saber:
- Sistema operacional Ubuntu Server, 22.04.
- Sistema de Banco de dados Mysql 8.
- Sistema de Armazenamento e Sincronização de Arquivos Owncloud (nuvem privada).
- Sistema de Colaboração e edição colaborativa conhecido como LibreOffice Online.
Funcionalidades:
A ferramenta, conforme acima elencado, foi configurada utilizando softwares opensource, nos quais são essenciais a utilização do armazenamento de arquivos Owncloud e o Software de escritório LibreOffice online, bem como a ferramenta de MFA, authelia:
Owncloud: Sistema de Armazenamento e sincronização de arquivos, semelhante ao drive do Google, ou ao Onedrive da Microsoft, com funcionalidades semelhantes de sincronização, armazenamento e, principalmente, versionamento dos arquivos, como forma de administrar as mudanças feitas e garantir mais segurança na transição entre versões.
LibreOffice Online: Versão online do conhecido software de escritório Libre Office.
Authelia: Software de Segurança opensource que confere autenticação multifatorial de acesso ao sistema.
A integração entre o Owncloud e o LibreOffice online é feita a partir do uso do protocolo Wopi (Web Application Open Platform Interface):
A junção desses sistemas proporciona um sistema de colaboração eficiente, com as principais ferramentas de escritório, disponíveis, como o Editor de Textos, Planilhas e apresentações:
1- Armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos (integrado ao Active Directory):
2- Edição Colaborativa em edição de Textos (diretamente no navegador):
3- De planilhas:
4- De Apresentações:
5- A citada ferramenta proporcionou que vários colaboradores, geograficamente dispersos, pudessem colaborar entre si, em processos chaves da instituição.
6- Com Segurança MFA (Do componente Authelia, que se utiliza do aplicativo google authenticator)
A partir das considerações feitas, a ferramenta de todo gratuita e funcional, se constitui em uma alternativa aos players do mercado, como Google Workspace e Microsoft 365.
FASE ATUAL: a ferramenta foi disponibilizada, inicialmente, para suprir a demanda da unidade ASPLAN, posto que esta, necessita, invariavelmente, compartilhar documentos, planilhas, relatórios, atas e outros documentos com as unidades gestoras.
A partir dessa fase inicial, passou-se à divulgação da funcionalidade objetivando disseminar seu uso e aperfeiçoamento no âmbito da Justiça Eleitoral do Acre.
As unidades deste Regional são orientadas a avaliar a ferramenta e apresentar sugestões para o aprimoramento da ferramenta. Tais contribuições podem ser feitas por contato direto com a Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (ASPLAN) e Seção de Redes (SEREDE), que as avalia e, se for o caso, implementa. Sendo, pois, indispensáveis as contribuições dos usuários.
Por fim, o In-Náua (Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do TRE-AC), tem na proposta ora apresentada, que a ferramenta traduza, em sua essência, a necessidade da Instituição no sentido de ser elemento a otimizar os trabalhos relacionados à edição colaborativa de documentos.
- E-mail do laboratório: liods@tre-ac.jus.br