Projeto: Quer saber como faz? Acesse a Carta de Serviços Inclusiva.
Projeto:
Quer saber como faz?
Acesse a Carta de Serviços ao Cidadão Inclusiva
O projeto Carta de Serviços ao Cidadão Inclusiva foi idealizado durante a Trilha da Acessibilidade, atividade realizada pela equipe do Laboratório de Inovação do TRT16 - INOVALAB TRT16, que reuniu diversas unidades para a construção de uma solução para o desafio de ampliar o Acesso à Justiça, com intuito de facilitar e ampliar a comunicação com a público interno e externo, conferindo especial atenção às pessoas com deficiência que desejam acessar aos serviços da Justiça do Trabalho no Maranhão.
Nesta atividade, foram utilizadas as técnicas de design thinking, obedecendo às etapas de empatia, ideação, protótipo e implementação, a partir do mapeamento de desafios para a melhoria do atendimento ao público externo e interno, especialmente às pessoas com deficiência.
A Justiça do Trabalho neste Regional conta com 48 unidades jurisdicionais, que realizam atendimento aos jurisdicionados, por diversos canais, sendo estes presenciais e virtuais, tais como: balcão virtual, whatsapp, portal de serviços, e-mail, telefone etc.
A iniciativa visa promover a acessibilidade digital, contribuindo para a melhoria da comunicação e acesso ao usuário em geral, buscando-se a maior celeridade e qualidade de dados.
A partir de diversas demandas apontadas pelos participantes, passou-se à concepção de um novo conceito de atendimento “inclusivo, célere e efetivo”, alinhado ao Programa Justiça 4.0, destacando-se fatores como colaboração, descentralização e inteligência artificial, promovendo atendimento avançado, dentro dos padrões de inclusão e acessibilidade.
Portanto, este Tribunal cumprindo sua missão institucional no sentido de fortalecer sua relação institucional com a sociedade, desenvolverá em parceria com o Setor de Ouvidoria em conjunto com a TI e demais unidades direta e indiretamente envolvidas, para implementação de iniciativas, a partir de um protótipo-piloto de uma Carta de Serviços do Cidadão Inclusiva, para experimentação pelas unidades judiciais e administrativas deste Regional.
Objetivos do Projeto:
-
Foco no usuário
-
Acessibilidade digital
-
Usabilidade do portal
-
Simplicidade e objetividade da ferramenta
-
Linguagem neutra
-
Transparência
-
Desenvolvimento humano
-
Promoção da cidadania
-
Perguntas e respostas frequentes
-
Busca inteligente
-
Redução de chamadas telefônicas nas unidades de Ouvidoria e Varas do Trabalho
Links de acesso ao Plano do Projeto e etapas de execução:
- Trilha da Acessibilidade
- Projeto: Quer saber como faz? Acesse a Carta de Serviços Inclusiva
- Relatório de conclusão Meta 9 - Carta de Serviços Inclusiva
- E-mail do laboratório: inovalab@trt16.jus.br