Participação no programa Startup JT
Statups JT
O TRT13 está tendo uma participação relevante no programa Programa Startups JT do CSJT. Dentre as 76 propostas enviadas por todos os regionais, o TRT13 foi responsável pela submissão de 7 propostas na primeira fase. Na segunda fase, onde apenas 20 propostas foram selecionadas, 3 são do TRT13: PJe Admissibilidade, PJe Corrige e Resumo Processual Automático.
O TRT13 é um dos líderes tanto na primeira quanto na segunda fase. Desde a chamada pública realizada pelo CSJT, servidores e magistrados do regional foram mobilizado e convidados a compartilhar com membros do Labor (Laboratório de Inovação do TRT13) suas ideias para que pudessem ser alvo de sugestões e aperfeiçoamentos pelas equipes de Inovação (DINOV) e Tecnologia (SETIC) do regional.
O processo criativo tem sido intenso, as equipes formadas por pessoas de negócio estão trabalhando em conjunto com os mentores de inovação e tecnologia. Seguindo o cronograma estabelecido pelo CSJT, semanalmente são feitas apresentações com o Conselho para acompanhamento da evolução de cada uma das 3 startups.
A metodologia utilizada para concepção das startups foi a sugerida pelo CSJT, Lean Inception. Além dela, os laboratoristas do TRT13 têm utilizado várias ferramentas e técnicas de design thinking como: brainwriting, zen voting, matriz eisenhower, duplo e triplo diamante para guiar os trabalhos das equipes técnicas e de negócio do nosso tribunal. Mais informações sobre a metodologia utilizada podem ser encontradas aqui:
https://drive.google.com/file/d/1hA4hwPvHb1TgJWHiDuVdH3ajt0QRgf5E/view
Segue abaixo um resumo sobre cada uma das ideias que estão sendo desenvolvidas no TRT13.
PJe Admissibilidade
O PJe Admissibilidade é uma StartUp de iniciativa da equipe da Secretaria da Corregedoria - SCR e da Secretaria-Geral Judiciária - SEGEJUD, que vem sendo desenvolvida com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação - SETIC e do Laboratório de Inovação - Labor (operacionalizado pela DINOV - Divisão de Inovação), tendo por escopo a aferição automatizada dos pressupostos objetivos de recorribilidade, tanto para recursos internos quanto para aqueles dirigidos a outra instância. A intenção é liberar força de trabalho a partir da aferição, por máquina, da regularidade de preparo — quando for o caso — e de representação, bem como de tempestividade.
Pitch da Startup:
https://drive.google.com/file/d/1LTtbZ3T7ZiT4mu5AlJ25G4rpTj-Eq32w/view
PJe Corrige
O PJe Corrige é uma Startup de iniciativa da equipe da Secretaria da Corregedoria - SCR, que vem sendo desenvolvida com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação - SETIC e do Laboratório de Inovação - Labor (operacionalizado pela DINOV - Diivisão de Inovação), tendo por objetivo tornar permanente a automatizada a atividade correicional voltada à detecção de falhas e inconsistências na marcha processual, envolvendo não apenas amostras do acervo, mas sua integralidade. Com o uso da ferramenta será possível ao operador, seja Servidor, Magistrado responsável pela unidade ou Corregedor, ter ciência prévia e instantânea das situações impróprias ou potencialmente impróprias de cada processo, sem necessidade de busca ativa da informação.
Pitch da Startup:
https://drive.google.com/file/d/12NScZwbkVoYLZEkUv12eZZykoIVUohTV/view
Resumo Processual Automático
O Resumo Processual Automático é uma Startup de iniciativa de servidores de 1º e 2º Graus e da Secretaria de Tecnologia da Informação - SETIC, que vem sendo desenvolvida com apoio do Laboratório de Inovação - Labor (operacionalizado pela DINOV - Divisão de Inovação), tendo como principal objetivo resumir automaticamente a situação processual levando em consideração seus movimentos e documentos, tais como ata de audiência, sentença e acórdão, bem como a fase processual. A tendência, com esse projeto, é aumentar a celeridade do lançamento do próximo andamento processual, já que analisar as principais informações de um processo por meio de um resumo por servidores, juízes, desembargadores e ministros trará uma grande redução de tempo na busca da informação no PJe, além de facilitar sobremaneira a leitura do texto para pessoas com deficiência visual.
Pitch da Startup:
https://drive.google.com/file/d/1i8PnX21lU0Z0Cr6TLxRFgXGgk9t_Bc2y/view
Mais informações sobre o processo de trabalho utilizado e os artefatos produzidos nas 3 Startups podem ser obtidas em: https://www.trt13.jus.br/labor
Mais informações sobre o programa Startup JT pode ser encontradas em: https://sites.google.com/tst.jus.br/startupjt
- E-mail do laboratório: labor@trt13.jus.br