Gestão por Painéis
Plano de Projeto da Meta 9
Título: Gestão por Painéis
Descrição: Implantar e adaptar solução que contemple painéis gerenciais customizáveis, de forma automatizada, com a finalidade de alcançar maior transparência, eficiência e agilidade no processo de tomada de decisões.
Satus: Finalizado.
Data: Janeiro – novembro/2023
Tags: Meta 9 – ODS 16
O que?
Implantar, com as devidas adaptações às particularidades de tecnologia e cultura de gestão locais, solução que contemple painéis gerenciais customizáveis, de forma automatizada, com a finalidade de alcançar maior transparência, eficiência e agilidade com suporte qualificado ao processo de tomada de decisões.
Por que?
São muitos e diversos os processos de gestão sob execução no Tribunal, processos esses atendendo direcionamento do nível de governança constantemente demandado por metas, requisitos e exigências tanto do Plano Estratégico interno, quanto de órgãos de controle externo. Produzir e distribuir informações em diferentes grão, em todos os elos da cadeia de valor do Tribunal, em ritmo frenético e crescente, isso tudo ainda no patamar de agilidade e transparência imperativo à eficiência e à conformidade (complience), tem se tornado um desafio gigantesco, senão intransponível, sem o aparato apropriado de ferramentas de automação.
Quem?
TRE-GO: parceria.
Presidência: patrocínio.
DG/ASGGE: gerente.
STIC: apoio técnico e execução
Unidades: validação.
Abordagem:
Reuniões, Consultas, Parceria e utilização da ferramenta Microsoft Power BI.
Onde?
No site do TRE-PB e na intranet.
Quando?
Abril – novembro/2023
Investimento:
Diárias: R$ 31.248,00
Passagens: R$ 35.564,16
Total: R$ 66.812,16.
Etapas de Execução:
1. Reunião para identificar requisitos de implantação (Janeiro/2023): envolveu as áreas de governança, tecnologia da informação e segurança cibernética.
2. Apresentação de proposta de projeto à alta gestão (Fevereiro - Abril de 2023): nos meses de fevereiro e abril os macro gestores se reuniram com o representante do TRE-GO, oportunidade em que foram demonstrados os modelos e funcionalidades dos painéis customizados de BI.
3. Envio de ofício da Presidência solicitando ao TRE-GO a formalização de parceria (Abril/2023).
4. Priorização dos painéis (Agosto de 2023): os gestores se reuniram e priorizaram os painéis a serem implantados no tribunal.
5. Planejamento da equipe de implantação dos painéis (Agosto e Setembro/2023): foi dimensionado o tempo e a equipe necessária. Em seguida, foi viabilizado o deslocamento com o pagamento de diárias e passagens aéreas.
6. Implantação dos Painéis de BI (Outubro de 2023): foram implantados 30 painéis de BI, com informações e dados customizados das áreas de governança, estratégia, orçamento, sustentabilidade, pessoal e jurisdicional.
Avaliação dos benefícios à sociedade:
Entende-se que o produto final promoveu melhorias quanto à transparência das informações e agilidade na tomada de decisões.
- E-mail do laboratório: liods@tre-pb.jus.br