Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
Iniciativas Eventos Laboratórios Repositório
  • Plataforma da Rede de Inovação do Judiciário
  • Início

Conteúdo Público

Iniciativa

Calendários Virtuais e Acessíveis do TST

  • 1

Projeto Calendários Virtuais e Acessíveis do TST

 

O projeto Calendários Virtuais e Acessíveis do Tribunal Superior do Trabalho - TST tem como objetivo disponibilizar os principais calendários do Tribunal em meio virtual para que a pessoa (principalmente público externo) possa integrar à sua agenda pessoal do Google ou outra agenda, podendo visualizar do computador, do smartphone, com total acessibilidade. Inspirados na Oficina de Inovação Inclusifique, realizada em dezembro de 2022, ao perceber uma oportunidade de solução criativa e necessária sob o aspecto da dimensão de Acessibilidade digital, o Laboratório de Inovação do TST - InovaTST identificou como desafio/oportunidade a disponibilização de Calendários Acessíveis. Mais especificamente o Calendário Oficial do TST (que contempla o planejamento das sessões dos órgãos judicantes e dos feriados do Tribunal). Este desafio e necessidade foi reforçado com a manifestação da Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, informando que o Calendário Oficial do TST disponibilizado em formato PDF não atende aos critérios de Acessibilidade.

 

Acesse aqui! Os Calendários Virtuais Acessíveis do Tribunal Superior do Trabalho - TST

 

 

Diante desse desafio, o Laboratório de Inovação iniciou a etapa de EXPLORAÇÃO DO PROBLEMA, para entender melhor a necessidade e o problema real. Analisando a multiplicidade e DIVERGÊNCIA obtida nos estudos, conseguiu-se CONVERGIR para a real NECESSIDADE/PROBLEMA:

 

 

 

Necessidade / Problema

 

O Calendário Oficial do TST não é acessível para pessoas com deficiência visual e com isso não presta informação e serviço de forma inclusiva a todas as pessoas, especialmente às pessoas com deficiência visual. Diante disso, traçou-se a seguinte pergunta  DESAFIADORA:



Desafio

 

Como tornar o Calendário Oficial do TST acessível a todas as pessoas, principalmente às pessoas com deficiência visual. A partir da pergunta desafiadora, para solucionar uma necessidade existente, o Laboratório de Inovação conheceu e identificou múltiplas soluções criativas para resolver o problema real.

 

Com análise das múltiplas soluções, convergiu-se para experimentação de uma solução eleita com base nos seguintes critérios:

- Atendimento aos critérios de Acessibilidade

- Custo

- Prazo de implantação

- Esforço de manutenção

- Viabilidade técnica

- Perenidade da solução

- Sustentabilidade

- Trâmites burocráticos;

 

Solução Criativa

 

A solução escolhida foi o Google Calendário, pelos seguintes motivos:

 

- Custo: O Google Calendário é uma solução gratuita, e o TST possui contrato de utilização do Google Workspace.

 

- Prazo de Implantação: A criação de calendários Google é praticamente imediata e pode ser feita por qualquer usuário.

 

- Esforço de manutenção: caso um evento seja alterado ou tenha a data alterada, basta editar o evento do calendário para uma atualização instantânea e sincronizada.

 

- Viabilidade técnica: qualquer usuário do Tribunal com uma conta do Google pode criar agendas adicionais no Google e compartilhar o acesso, inclusive tornando pública para que as pessoas possam adicionar em seus calendários, por meio de um simples link.

 

- Perenidade da solução: a contratação do Google Workspace pelo TST possui prazo de vigência longo, e com o término é possível migrar os calendários preenchidos para outra solução.

 

- Sustentabilidade: os calendários do Google podem ser visualizados na tela do computador, smartphone, por quem tem ou não tem conta do Google e sua atualização é instantânea e sincronizada por ser armazenada em nuvem.

 

- Burocracia: a criação, manutenção, exclusão de calendários do Google pode ser feito por qualquer usuário ou conta corporativa da unidade administrativa, sem dependência ou empecilho com programação ou outro nível técnico/tático/estratégico.



Experimentação

 

"Nada sobre nós sem nós". 

Observando este lema usado pelas pessoas com deficiência, disponibilizou-se a solução para ser utilizada por pessoas com deficiência visual do TST, para experimentação da solução e colher feedback. A solução foi testada por 3 deficientes visuais, com níveis diferentes de severidade, para melhor percepção e feedback. Todos foram unânimes em destacar que a solução atende e é acessível, inclusive com softwares leitores de tela e aplicativos de calendários/agenda.

 

 

Uma solução criativa se torna inovação quando gera valor para alguém. Portanto, ficou demonstrado o potencial de geração de valor da solução. Além do aspecto acessibilidade, várias pessoas também perceberam valor na solução, com:

- Atualização imediata dos eventos;

- Acesso instantâneo ao serviço, adicionando o calendário à agenda pessoal;

- Melhora na organização da vida profissional e pessoal;

- Auxílio na previsão e planejamento de eventos, projetos e reuniões;

- Disponibilização de informações mais completas sobre o evento;

 

 

 

 Solução para Página Web dos Calendários 

 

Página web de disponibilização dos Calendários Virtuais:

A partir do feedback de geração de valor da solução criativa experimentada pelo público-alvo, identificou-se que era preciso disponibilizar a solução dos calendários virtuais em página web também acessível.

Por isso, iniciou-se um subproduto do projeto, para construção de página web: Desenvolvimento Ágil - Iterativo.

 

Desenvolvimento Ágil - Iterativo

 

O projeto passou pelas fases de execução com construção iterativa da página de Calendários Virtuais com critérios de acessibilidade.

Além da ASDIN (Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão) realizar a análise e encaminhar às pessoas com deficiência para testarem e darem o feedback, a DIESIS também adaptou a página de forma proativa adotando os critérios de Acessibilidade de acordo com o novo Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital do governo (lançado em 20/9/2023 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI).

https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/gestao-lanca-guia-de-boas-praticas-para-acessibilidade-digital

 

A avaliação do site foi realizada utilizando a ferramenta AccessMonitor WCAG.

https://accessmonitor.acessibilidade.gov.pt/

 

A cada nova implementação de melhoria na página foi disponibilizada aos colaboradores para feedback e levantamento de novas melhorias a serem implantadas. Rodando-se ciclos de desenvolvimento, até obtenção do nível satisfatório para inauguração e disponibilização da solução ao público.

 

 

Após as adaptações iterativas, com o feedback positivo da ASDIN, das pessoas com deficiência e do software de avaliação de acessibilidade, entende-se que a solução atingiu seu objetivo com a disponibilização de página acessível contendo uma solução também acessível para os calendários do TST. Transformando um serviço em digital e acessível para o público.

 

Situação

 

O projeto está em andamento conforme o cronograma estipulado e se encontra na fase de ajustes finais para sua finalização em 31/10/2023. O projeto teve como etapas:

  • Planejamento e início (1°/3/2023);
  • Execução (1º/3/2023 - 17/10/2023):
    • Com atualização do conteúdo da página dos calendários do Tribunal, com adoção de critérios de acessibilidade web, ação realizada em conjunto com Assessoria de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão ASDIN - Validando os modelos criados de página e calendário web acessíveis;
    • Modelagem dos calendários utilizando o "Calendário Google";
    • Criação e Atualização dos calendários para a página do TST;
  • Conclusão do Projeto (31/10/2023).

 

Implantação

 

A solução foi aplicada em ambiente oficial e com disponibilização para plena utilização no site do Tribunal e com acessibilidade para todos os usuários, tanto inserir eventos quanto para visualização destes.

 

Alavancagem

 

Serão mensurados os resultados do impacto da solução na sociedade, com o intuito de verificar se a solução criativa gerou uma verdadeira inovação. O resultado foi a ampla aceitação do serviço digital, tornando o Tribunal mais eficiente na prestação dos serviços a toda a sociedade (incluindo pessoas com deficiência), aumentando a inclusão, transparência e demonstrando uma instituição responsável e eficaz na promoção do acesso à justiça. Além de explicitar a preocupação do TST e atuação da instituição para com a temática da acessibilidade. Assim como atingir a Meta Nacional de 2023 para o Poder Judiciário no que se refere a Meta 9  - Implantar, no ano de 2023, um projeto oriundo do laboratório de inovação, com avaliação de benefícios à sociedade e relacionado à Agenda 2030, servindo de inspiração para outros órgão públicos na adoção de iniciativas semelhantes. Esta ação contribui com as demais ações brasileiras no alcance aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS e tornar o Tribunal mais eficiente na prestação dos serviços a toda a sociedade (incluindo pessoas com deficiência), aumentando a inclusão, transparência e demonstrando uma instituição responsável e eficaz na promoção do acesso à justiça.



Relação com os ODS da Agenda 2030

 

Esta solução criativa contribui diretamente para com a Agenda 2030, por meio do ODS: 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) - “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”. Meta: 16.6 - Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

 

 

 

Benefício a Sociedade

 

O principal benefício para os usuários (colaboradores, jurisdicionado e sociedade em geral) foi democratizar a agenda do Tribunal com acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, com linguagem simples e objetiva, e acessível em diversas plataformas como computador, celular, tablet entre outros.

 

Gestão da Solução

 

Com o encerramento do Projeto, inicia-se um processo de gestão da produto/serviço com melhoria contínua. Para tanto, ficam estabelecidos os responsáveis pela gestão e processo de trabalho. Responsabilidades de gestão e processo de trabalho:

- A gestão da página de calendários ficou com a unidade SEGGE (Francisco Henrique Mendonça Nina Cabral);

- A gestão do calendário "Sessões dos Órgãos Judicantes" é de responsabilidade da SEGJUD (Dr. Pedro Augusto de Carvalho Gontijo);

- A gestão do calendário "Feriados do TST" é de responsabilidade da SEGGE (Francisco Henrique Mendonça Nina Cabral);

- A gestão do calendário "Calendário Administrativo" é de responsabilidade do GDGSET (Dr. Marcelo de Araujo Maciel).

- A gestão do calendário "Eventos do TST/CSJT" é de responsabilidade da SEGGE (Francisco Henrique Mendonça Nina Cabral), após encaminhamento pela Presidência.

 

Conclusão

 

Com o término do projeto que resultou a implementação dos Calendários Virtuais Acessíveis do TST no qual tem a adoção de critérios de acessibilidade, que pode ser implementada por pessoas com perfil de editor de conteúdo, com uma análise mais detida sobre os critérios de acessibilidade, utilizando inclusive uma solução gratuita de avaliação da página, para aperfeiçoamento dos diversos critérios. Dentre as soluções testadas a solução de avaliação de página que apresentou os melhores resultados foi: https://accessmonitor.acessibilidade.gov.pt/. Também foram utilizadas diversas extensões do navegador Google Chrome dentre as recomendadas pelo Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital elaborado pelo Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil Acesso Digital, disponível - https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-digital/material-de-apoio. Reforçamos a importância de a acessibilidade consolidar-se como cultura organizacional, tornando-se prática na dimensão de acessibilidade web, fazendo com que todas as pessoas com perfil de conteudista no portal do TST estejam interessadas e preparadas para adotar os critérios de acessibilidade previsto no novo Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital do governo (lançado em 20/9/2023 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI). https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/gestao-lanca-guia-de-boas-praticas-para-acessibilidade-digital e façam a avaliação da página por meio da solução https://accessmonitor.acessibilidade.gov.pt/, bem como verificações manuais da acessibilidade efetiva por meio de checklists das diretrizes recomendadas para a acessibilidade digital (eMAG e WCAG, por exemplo) e de testes de uso da solução.

Registra-se como motivo relevante para o sucesso do projeto o ritmo prioritário com que todas as camadas (estratégica, tática e operacional) trataram o projeto, fazendo com que as ações acontecessem de forma tempestiva e precisa, com sincronismo na interdependência de atividades, e com apoio e dedicação das unidades, servidores responsáveis pela implementação no seus diversos níveis de atuação.

 

Afinal, "A solução precisa ser feita por quem e para quem precisa da solução".

 


 

Tags: Meta 9 2023 110 TST 5 Meta 9 do Poder Judiciário 58 Meta 9 Prêmio CNJ de Qualidade 18 Calendários Virtuais do TST 1 Meta 9 31 Meta 9 Projeto Calendários Virtuais e Acessíveis do TST 1
  • E-mail do laboratório: diesis@tst.jus.br