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Iniciativa

Educação Política pela Representatividade dos Povos Tradicionais

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Visão Geral do Projeto

2.1 Justificativa do projeto

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), por meio do Programa Eleitor do Futuro, desenvolveu, ao longo dos seus 20 anos de existência, diversas ações voltadas para a educação para cidadania política em instituições de ensino da Capital, da Região Metropolitana e do Interior do Estado, mantendo também a disponibilização de orientações de atividades e materiais didáticos sobre o programa aos cartórios eleitorais interessados em realizar atividades similares em sua área de abrangência.

Consolidada as ações nas áreas urbanas,o LIODS-TRE-BA verificou uma lacuna de atendimento ao público correspondente aos estudantes de escolas das comunidades quilombolas e indígenas, bem como ausência da institucionalização das ações nas escolas do campo.Vale lembrar que, em sua maioria, essas populações não estão situadas em municípios-sede de zonas eleitorais, portanto geograficamente mais distantes, estando muitas em zonas rurais, o que, aliado a especificidades culturais, requer ações criteriosamente planejadas para estes públicos.

Importa destacar que, para consolidação da democracia, faz-se necessário garantir participação e respeito à igualdade de direitos, com reconhecimento e valorização da diversidade, nas formas mais plurais possíveis. Para tanto, é indispensável que as ações socioeducativas desenvolvidas voltem-se para combater o apagamento sociopolítico sofrido, no caso em questão, pelos povos tradicionais, de modo a permitir que sejam ouvidos no processo eleitoral e preparando-os para participar de modo efetivo nos pleitos eleitorais.

Ademais disso, o TSE tem incentivado ao desenvolvimento de ações específicas ao fomento da diversidade na política, de maneira a alcançar grupos representativamente minorizados e inseri-los no contexto político, seja ativo, seja passivo.

 

2.2 Objetivo do projeto

Promover eventos, preferencialmente presenciais, em parceria com instituições que atuam nas comunidades quilombolas e indígenas, bem como nas escolas do campo, à exemplo da Secretaria Estadual de Educação, direcionados à educação política voltada à conscientização dos direitos de cidadania, visando ao estímulo à participação ativa no processo democrático e ao surgimento de lideranças, com enfoque para a importância da representatividade e do combate à desigualdade racial e social.

 

 

2.3 Objetivos Específicos

2.3.1 Fomentar a participação dessas comunidades na política brasileira;

2.3.2 Disseminar a importância do voto consciente, por meio de troca de experiências, diálogo sobre inclusão e esclarecimentos sobre o processo eleitoral e o funcionamento e importância da urna eletrônica para a segurança das eleições;

2.3.3 Ampliar o alcance das ações relativas à educação para a cidadania, integradas com aquelas desenvolvidas por outras unidades da Justiça Eleitoral, à exemplo dos serviços de alistamento eleitoral e eventos de promoção de inclusão da mulher, buscando a eficácia do resultado almejado, bem como a otimização dos recursos humanos e financeiros.

2.3.4 Disponibilizar documentário ao final do projeto, visando conscientizar estudantes abrangidos pelos demais projetos educacionais quanto à importância da representatividade para o processo democrático

 

 ODS 04 ODS 10

 

Abordagens

Metodologia utilizada

O Projeto Educação Política pela Representatividade dos Povos Tradicionais foi desenvolvido por meio da metodologia do Design Thinking, com encontros presenciais bem como virtualmente utilizando a ferramenta Jamboard.

https://jamboard.google.com/d/1jFkXPxLuHzJrTBj8O02tOhAoQcaAey4DthA-gw6GDPk/viewer?f=5

 

    .Etapa 1 - Imersão: Mapa de Stakeholders e Design Challenge - Construindo nosso desafio (Concluído)

   . Etapa 2 - Empatia: Personas e Mapa de empatia (Concluído)

   . Etapa 3 - Prototipação e apresentação para o grupo Alvo- proposta de solução (Concluído)    https://www.tre-ba.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Junho/tre-ba-levara-acoes-educativas-e-de-cidadania-aos-indigenas-de-banzae

   . Etapa 4 – Implementação- Primeiro na cidade de Banzae. (Concluído)    

https://www.tre-ba.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Julho/comunidades-indigenas-de-banzae-sao-beneficiadas-com-acoes-do-tre-ba

https://www.tre-ba.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Julho/tre-ba-leva-servicos-eleitorais-e-acoes-de-cidadania-ao-municipio-de-banzae

 

 

Avaliação dos benefícios a sociedade

 

Fomento a educação para a cidadania.

Fortalecimento a relação institucional com a sociedade.

 

 

Tags: Meta 9 2023 110 Meta 9 do Poder Judiciário 77
  • E-mail do laboratório: liods@tre-ba.jus.br