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Iniciativa

Sustentabilidade na Minha Escola e na Minha Cidade

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1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nome do Projeto:

Sustentabilidade na Minha Escola e na Minha Cidade

Demandante:

Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia

2. GERENTE DO PROJETO

Nome: Solange Mendes Garcia
Unidade Administrativa: Assessoria de Sustentabilidade e Acessibilidade (ASSESUA)
Telefone: (69) 3211-2019
E-Mail:  assessua@tre-ro.jus.br

 

Nome: Eduardo Ramos Espicalsky
Unidade Administrativa: Assessoria de Planejamento Estratégico (ASPLAN)
Telefone: (69) 3211-2293
E-Mail: asplan@tre-ro.jus.br

 

3. HISTÓRICO DE REVISÕES

Data

Versão

Descrição

Responsável

11/05/2023

1.0

Primeira minuta

Solange

11/05/2023

 

 

Eduardo

4. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

  • Lei n. 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pelo Decreto n. 10.936/2022;
  • Decreto n. 11.043/2022, aprova o Plano Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Decreto n. 10.240/2020, implementação do Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos e seus componentes de uso doméstico;
  • Resolução CNJ n. 400/2021, que dispõe sobre a Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário;
  • Agenda 2030 da ONU, especialmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável n. 1, 4, 8, 10, 11, 12, 13, 15, 16 e 17.

5. CLIENTES

Servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, colaboradores terceirizados, professores e alunas e alunos de escola de ensino fundamental, pública ou privada, localizada no Estado de Rondônia.

6. PARTES INTERESSADAS - STAKEHOLDER

  • Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável;
  • Assessoria de Sustentabilidade e Acessibilidade - ASSESUA;
  • Todos colaboradores das áreas administrativa e judiciária do TRE-RO, professores e alunos das escolas selecionadas para realização do Programa, toda e qualquer pessoa que vive no planeta.

7. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O projeto se faz importante em razão da fundamental necessidade de sensibilizar os integrantes da comunidade do estado de Rondônia, servidores e colaboradores desta Justiça sobre a cultura da sustentabilidade e o papel das Instituições, do cidadão e das próximas gerações na construção de atitudes responsáveis.

8. OBJETIVO DO PROJETO

Contribuir no desenvolvimento, especialmente de alunas(os) do ensino fundamental, da consciência para a forma como descartamos nossos resíduos diariamente, através da realização junto às escolas selecionadas do concurso de desenho com o tema SUSTENTABILIDADE, aula de educação ambiental no Batalhão Ambiental além de transferência de conhecimento para destinação sustentável de resíduos orgânicos e recicláveis.

9. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Promoção da Sustentabilidade

  • Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais
  • Promover a sustentabilidade

10. DESCRIÇÃO DO ESCOPO

O projeto tem como principais entregas:

1. Delimitação da parceria com a escola da cidade de Porto Velho que culminará na realização do Concurso de Desenho utilizando o tema central Sustentabilidade, com participação dos alunos da escola selecionada

Público-alvo: Alunas e alunos de escola de ensino fundamental com idade entre 06 e 10 anos

Definições:

Para a participação dos estudantes, o Concurso de Desenhos será subdividido nas seguintes categorias:

·         1ª categoria – estudantes na faixa etária de 06 a 07 anos;

·         2ª categoria – estudantes na faixa etária de 08 a 09 anos; e

·         3ª categoria – estudantes na faixa etária de 10 anos completos.

Os critérios de produção, entrega e premiação serão definido em regulamento próprio de cada Concurso, que deve levar em consideração a localização da escola, os trabalhos já realizados pela escola com o tema sustentabilidade e o alcance da ação na comunidade em que a escola está inserida.

 

2. Visita das crianças para aula de educação ambiental no Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Rondônia

Público-alvo: Alunas e alunos de escola de ensino fundamental com idade entre 06 e 10 anos

Estão previstas tratativas com a Polícia Militar para visita das crianças para aula de educação ambiental no Batalhão Ambiental

 

3. Repasse das técnicas utilizadas pelo TRE-RO para destinação sustentável dos resíduos sólidos e orgânicos à escola escolhida.

Público-alvo: Diretoria e professores da escola de ensino fundamental com idade entre 06 e 10 anos

O TRE-RO adota a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos através da reciclagem, compostagem, a recuperação e reutilização. A Assessoria de Sustentabilidade do Tribunal informará as técnicas utilizadas pelo TRE-RO para destinação sustentável dos resíduos sólidos e orgânicos à diretoria da escola escolhida, como a separação dos resíduos, destinação, contato da cooperativa, técnicas de compostagem para transformação dos resíduos orgânicos em adubo.

11. CRONOGRAMA DE MARCOS

Principais marcos entregáveis do projeto:

Marcos

Previsão

Responsável

Início das tratativas para parceria com a escola escolhida

Até junho/2023

ASSESUA

Repasse das técnicas utilizadas pelo TRE-RO para destinação sustentável dos resíduos sólidos e orgânicos

Até junho/2023

ASSESUA

Início das tratativas para realização do concurso com autuação de processo administrativo SEI

Até junho/2023

ASSESUA

Minuta de Portaria da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora para a DG

Até Junho/2023

ASSESUA

Reunião com os membros da Comissão Organizadora para definições quanto às ações do projeto

Até 15 dias úteis após abertura do processo

ASSESUA

Visita à direção da Escola escolhida pelos componentes da Comissão Organizadora dos critérios do Concurso e Cronograma

Até 11/08/2023

Comissão Organizadora

Tratativas com a Polícia Militar para visita das crianças para aula de educação ambiental no Batalhão Ambiental

Até 30/06/2023

ASSESUA

Elaboração do Regulamento do Concurso com o cronograma

18/08/2022

Comissão Organizadora

Aquisição das placas de premiação e molduras dos desenhos vencedores para entregar à Escola

08/09/2023

 

12. ALINHAMENTO À AGENDA 2030 DA ONU

O projeto está alinhado à Agenda 2030 da ONU , notadamente em relação à ODS 4 – Educação de Qualidade, e ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis.

13. Alinhamento aos princípios da gestão de inovação no Poder Judiciário:

– Foco no usuário: observância, sempre que possível, da construção de solução de problemas a partir dos valores da inovação consistentes na concepção do usuário como eixo central da gestão;

– Participação: promoção da ampla participação de magistrados e servidores, bem como de atores externos ao Poder Judiciário, sempre buscando a visão multidisciplinar;

– Sustentabilidade socioambiental: promoção da sustentabilidade socioambiental; e

– Desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030.

14. PREMISSAS INICIAIS

Apoio da alta administração e engajamento para desenvolver as atividades PROPOSTAS.

15. RESTRIÇÕES INICIAIS

Principais limitações: baixa disponibilidade de recursos humanos, disponibilidade/tempo e ausência de adesão às atividades propostas.

16. DESIGN THINKING

O projeto utilizará a técnica da gamificação, para proporcionar maior engajamento e atenção de alunos de diferentes faixas etárias, além de facilitar a mensuração dos resultados. 

17. ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO - EAP

(Listar as entregas e decompô-las em componentes menores, estabelecendo data e responsável para cada atividade)

ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO

Cronograma

Responsável

Início

Término

Preparação dos Ambientes (auditório)

 

 

SEAP

Divulgação das ações do Projeto

 

 

ASCOM

Certificado de Participação

 

 

Comissão Organizadora

Placas de Premiação

 

 

Comissão Organizadora

Coffee Break para as crianças

 

 

Cerimonial

18. CUSTOS

O projeto terá os custos diretos das placas de premiação.

19. RISCOS PREVIAMENTE IDENTIFICADOS

Probabilidade

Impacto

(Efeito que o risco exerce sobre o projeto)

Grau de Risco

(Probabilidade x Impacto)

Índice

Probabilidade de Ocorrência

Índice

Impacto

Índice

Descrição

1

Improvável

1

Muito baixo

1 a 2

Muito Baixo - Impacto mínimo no projeto

2

Pouco provável

2

Baixo

3 a 5

Baixo - Impacto no projeto

3

Provável

3

Médio

6 a 10

Médio - Impacto no projeto

4

Muito provável

4

Alto

12 a 16

Alto - Impacto no projeto

5

Quase Certo

5

Muito alto

20 a 25

Muito Alto - Comprometimento no projeto

 

Tabela de identificação e plano de resposta aos riscos:

Nº

Risco Encontrado

Probabilidade

Impacto

Grau do Risco

Ação de Contingência

Responsável pela ação de contingência

1

Falta de apoio da Alta Administração

Improvável

Alto

Muito baixo

Aguardar outra ocasião

ASSESUA

2

Falta de tempo por ocasião de outras demandas

Provável

Médio

Médio

Priorizar a ação

ASSESUA

20. ENTREGAS ESPERADAS

- Participação direta e indireta de ao menos 100 (cem) crianças de 6 a 10 anos, com disseminação da cultura da sustentabilidade;

- Replicação de técnicas de destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos.

21. EQUIPE DO PROJETO

(Servidores diretamente responsáveis pela realização dos trabalhos)

Nome

Papel

Telefone(s)

E-mail

Solange Mendes Garcia

Gerente

(69) 3211-2019

assesua@tre-ro.jus.br

Eduardo Ramos Espicalsky

ASPLAN

(69) 3211-2293

eduardo.espicalsky@tre-ro.jus.br

José de Barros Gonçalves Filho

Comissão Organizadora

(69) 3211-2049

Jose.barros@tre-ro.jus.br

 

Tags: Meta 9 2023 110
  • E-mail do laboratório: asplan@tre-ro.jus.br