Design Organizacional - Unidades Interligadas
O projeto Novo Design Organizacional - unidades interligadas, foi realizado pelo Toada Lab em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, utilizando metodologias e técnicas de inovação. O principal objetivo consiste em desenvolver um novo fluxo de trabalho que otimize o serviço de registro civil realizado pelas unidades interligadas, instaladas em maternidades maranhenses.
O Toada Lab, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), realizou com sucesso o "I Workshop das Unidades Interligadas". O projeto nasceu a partir do interesse da CGJ-MA em buscar a colaboração e expertise do Toada Lab para o desenvolvimento das etapas do projeto com metodologias de inovação. Essa etapa, faz parte de um projeto maior que consiste em desenvolver um design organizacional para as unidades interligadas presentes nas maternidades maranhenses, com o objetivo de estabelecer um modelo organizacional sólido, que visa padronizar os procedimentos para garantir maior eficiência e qualidade no fluxo de trabalho e que possa ser replicado e expandido para abranger todas as unidades interligadas do Maranhão.
Essa iniciativa busca promover melhorias significativas nos serviços prestados, otimizando o atendimento e contribuindo para o combate ao sub-registro em todo o estado. O Toada Lab e a CGJ-MA continuam trabalhando em conjunto para implementar e acompanhar as mudanças necessárias, com o compromisso de impulsionar o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo do sistema de registro civil no Maranhão.
A 1ª etapa do projeto, o I Workshop das Unidades Interligadas, ocorreu nos dias 13 e 14 de abril, excepcionalmente, nas instalações de Inovação da Universidade Ceuma e teve como objetivo discutir e encontrar soluções para os desafios enfrentados pelas unidades de registro civil instaladas em maternidades maranhenses, buscando tornar o serviço mais eficiente.
Participaram do workshop 26 pessoas, incluindo registradores e funcionários do serviço extrajudicial de registro civil de pessoas naturais, diretores e assistentes sociais das maternidades Materno-Infantil, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, além de operadores das Unidades Interligadas.
O workshop buscou compreender as dificuldades encontradas por algumas unidades interligadas com deficiências em seu funcionamento e baixo índice de registro civil, que foram identificadas em pesquisa realizada pelo Núcleo de Registro Civil da CGJ-MA. Nessa etapa, foram utilizadas através do Toada Lab, metodologias inovadoras tais como, o "Mapa da Empatia", "Canvas" e F.O.F.A (SWOT), para analisar e buscar soluções para os problemas identificados, resultando na criação de um modelo prévio dessa nova estrutura organizacional que se pretende.
Os(As) Laboratoristas Martina Lobato, Jesus Martins, Vanessa Gomes e Juliana Cordeiro, capacitados pela Trilha de Inovação do Toada Lab, em conjunto com o Núcleo de Registro Civil, foram responsáveis pela realização do treinamento, que utilizou a metodologia de design thinking para solução de problemas (solução de problemas com base no design).
"A primeira etapa consistiu na sensibilização e conscientização sobre o alto índice de sub-registro no Maranhão. A ausência de Registro de Nascimento torna essas pessoas invisíveis para a sociedade, impedindo seu acesso a serviços essenciais de saúde, educação e outros direitos fundamentais. Durante o curso, coletamos dados sobre a realidade atual por meio das ferramentas de inovação e identificamos maneiras de melhorar o fluxo organizacional das Unidades Interligadas. A segunda parte do projeto envolve redesenhar esse fluxo de trabalho para padronizar os procedimentos, de modo que esse modelo possa ser expandido para atender todo o Maranhão", explicou Martina Lobato, servidora da 3ª Vara da Fazenda Pública, Laboratorista e instrutora do treinamento.
O juiz Ferdinando Serejo, coordenador do Toada Lab, destacou a importância desse ambiente de inovação focado nas pessoas, onde ideias e ferramentas se unem para impulsionar o trabalho. A juíza Jaqueline Caracas, coordenadora do Núcleo de Registro Civil, expressou sua satisfação com os resultados acima das expectativas alcançados durante o workshop e anunciou que, em parceria com o Toada Lab, o novo modelo organizacional será implementado nas unidades interligadas, visando aprimorar os serviços oferecidos.
"A equipe convidada trabalhou de forma integrada, demonstrando a importância da atuação em rede nesse trabalho. Todos foram sensibilizados para a relevância desse projeto e o quanto ele representa um avanço no combate ao sub-registro", declarou a juíza.
A ação está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, mais especificamente com a meta 10.2, que visa empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra até 2030, e, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes no Brasil, item 6, que visa desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.
O projeto está em andamento e a segunda etapa em desenvolvimento.
Mais detalhes no link: https://www.tjma.jus.br/midia/toadalab/pagina/hotsite/505958/design-organizacional-de-unidades-interligadas
- E-mail do laboratório: toada.lab@tjma.jus.br