Robô Mário Lúcio
ROBÔ MÁRIO LÚCIO
Descrição
O Robô de Automação Mário Lúcio é uma solução desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão - Toada Lab, para resolver os desafios enfrentados pela Central de Mandados, utilizando a tecnologia de RPA (Automação de Processos Robóticos).
Objetivo
A solução inovadora visa utilizar a tecnologia para superar obstáculos típicos da Central de Mandados, tornando o processo de distribuição de mandados mais eficiente, ágil e preciso, uma vez que o robô é capaz de reduzir significativamente o tempo gasto na leitura dos mandados, proporcionando rapidez e agilidade no atendimento aos cidadãos que necessitam dos serviços oferecidos pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.
Justificativa
Um dos problemas enfrentados pela unidade é o quadro reduzido de servidores, face à alta demanda de mandados recebidos (cerca de 600 a 800, diariamente) e o tempo gasto para a leitura dos mesmos. Para solucionar tal dificuldade, o Toada Lab desenvolveu uma automação capaz de ler os mandados, identificar o distrito correto de distribuição do documento e, por fim, distribuí-lo a um oficial de justiça. O robô, batizado de Mário Lúcio, é uma homenagem ao oficial de justiça Mário Lúcio Ferreira, servidor da Central de Mandados do TJMA, falecido em 2020 durante a pandemia. Essa tecnologia é capaz de otimizar o processo de distribuição de mandados, tornando-o mais rápido e eficiente.
Abordagem ou recursos/métodos/ferramentas utilizados/funcionamento
O robô, uma automação denominada RPA (Automação Robótica de Processos), é capaz de aprender, simular e executar processos de negócios baseados em regras específicas a partir de tecnologias inteligentes, aptas a executar tarefas repetitivas da rotina de trabalho, anteriormente desempenhadas por humanos.
Desta forma, o robô lê o mandado, identifica o distrito para qual deve ser distribuído e, em seguida, distribui ao Oficial de Justiça do distrito identificado na modalidade de sorteio. Caso o robô não encontre um distrito válido no texto do mandado, ele encaminha o documento para a análise dos servidores da Central de Mandados.
Etapas da execução
I - Etapas realizadas:
- Identificação do problema e definição como projeto para cumprimento da Meta 9;
- Formalização do grupo de trabalho no projeto;
- Desenvolvimento e planejamento do cronograma de execução do projeto;
- Cadastramento do projeto na Plataforma Renovajud;
- Desenvolvimento do protótipo do robô;
- Capacitação da área piloto no novo fluxo de distribuição de mandados - para que o robô funcione de maneira adequada e esperada, os oficiais de justiça passaram por uma capacitação objetivando a padronização dos mandados e a correta utilização dos códigos atribuídos aos distritos dos termos judiciários da Comarca da Ilha de São Luís.
II - Etapas em andamento:
- Implantação do protótipo do robô;
- Mensuração dos resultados após a implantação.
III. Etapas a realizar:
- Divulgar os resultados alcançados com a implantação do projeto e os benefícios para a sociedade
Avaliação dos benefícios à sociedade
A automação atende à Meta Nacional nº. 9 de 2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consiste em estimular a inovação no Poder Judiciário e visa a implantação, no ano de 2023, de um projeto oriundo do laboratório de inovação, com avaliação de benefícios à sociedade e relacionado à Agenda 2030 .O projeto enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, mais especificamente na ODS - Meta 16.6 que visa, para as Nações Unidas, desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis e para o Brasil, ampliar a transparência, a accountability e a efetividade das instituições, em todos os níveis.
Com a mensuração de resultados após a implantação do robô, será possível fazer um comparativo relacionado ao lapso temporal, ou seja, quanto tempo um servidor leva para distribuição de uma quantidade de mandados e quanto o robô, em um mesmo intervalo de tempo, consegue distribuir a mesma quantidade. Com a diminuição do tempo na distribuição dos mandados, redução de tempo em atividades repetitivas de servidores e consequentemente, aumento da produtividade, será possível observar e mensurar as vantagens da inovação ao TJMA, ao jurisdicionado e à sociedade civil em geral, considerando o princípio da celeridade da prestação jurisdicional.
- E-mail do laboratório: toada.lab@tjma.jus.br