Engenharia Reversa do IGEST
O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT5 (LIODS-TRT5), apresenta o projeto de Engenharia Reversa do IGEST.
Diante da demanda das unidades judiciárias de primeiro grau em ter um direcionamento para auxiliar na escolha da priorização de tratamento dos processos trabalhistas, o LIODS-TRT5, sob a tutela da Secretaria de Gestão Estratégica e da Coordenadoria de Projetos Especiais, juntamente com a Coordenadoria de Estatística e Pesquisas e um analista de TI, idealizou um projeto que, com base no algoritmo de cálculo do IGEST, de forma reversa, pudesse chegar aos cem processos que mais impactam nesta apuração, atribuindo pesos e elencando um ranking de prioridade.
O objetivo é criar uma funcionalidade tecnológica inovadora que auxilie as unidades judiciárias de 1º grau na gestão do passivo dos processos em andamento, contribuindo no alcance dos objetivos estratégicos da Instituição TRT5, tais como: Garantir a duração razoável do processo e Assegurar o tratamento adequado aos conflitos trabalhistas.
A nova tecnologia a ser criada também visa o cumprimento da missão Institucional que é Realizar justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania.
Outra contribuição será a melhoria da nota no IGEST em busca do cumprimento das metas nacionais 1,3 e 5 do CNJ e dos objetivos estratégicos do TRT5: Garantir a duração razoável do processo e Assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas, e da missão Institucional: Realizar justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania. Também busca o alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU destacados a seguir:
Objetivo 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
Objetivo 16. Paz, Justiça e Instituições eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
O projeto está na sua fase inicial de concepção e prototipação, é uma inovação que, se obtiver resultados satisfatórios, trará ganhos inestimáveis para a produtividade das unidades, proporcionando um melhor alinhamento entre a realidade e os números alcançados.
Recebemos relatos de diretores de Varas do Trabalho do TRT5 que estão utilizando a funcionalidade e esperam obter melhorias na prestação jurisdicional.
Lições aprendidas: o público alvo da iniciativa são os gestores das unidades jurisdicionais do primeiro grau, entendemos e constatamos que a iniciativa não consegue atingir a totalidade deste público pela multiplicidade de perfis de diretores, alguns mais atentos ao uso de ferramentas, outros mais tradicionais na sua atividade.
Foi concluído em novembro de 2023.
Links de notícias do projeto:
https://liods.trt5.jus.br/liods/_noticias/66044
https://liods.trt5.jus.br/liods/_noticias/68040
https://liods.trt5.jus.br/liods/_noticias/69771
Responsáveis:
ALDEMARO SENA GOMES JÚNIOR - LIODS-TRT5
FABIO ALMEIDA DE SANTANA - CESTP-TRT5
ADRIANO HENRIQUE DIAS SHULTZ - SETIC - TRT5
- E-mail do laboratório: liods-trt5@trt5.jus.br