Projeto Zé Preca
O que é o Projeto Zé Preca?
O Zé Preca é um projeto do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, gestado dentro do Laboratório de Inovações do TJPA - Lab Pai D'égua, com o apoio da coordenadoria de precatórios, que visa facilitar o acesso à informações sobre precatórios, promovendo transparência e ampliando o acesso à justiça. O foco do projeto é a melhoria da comunicação externa com os beneficiários(as) de precatórios, através de uma linguagem simples, objetiva, leve e fincada em nossas raízes, utilizando como fundamento princípios do Visual Law.
Mas, que nome é esse?
O nome é, na verdade, o apelido do anfitrião e facilitador da comunicação entre o TJPA e os usuários. O nome completo é José do Precatório do Estado do Pará e ele sabe de tudo o que diz respeito a precatório só que com uma vantagem: o Zé Preca não usa o jurisdiquês. Ele fala uma linguagem simples, acessível e fincado em nossas raízes.
Surgido através da percepção da necessidade de uma comunicação mais eficiente com o beneficiário de precatórios no TJPA, o Projeto Zé Preca teve início utilizando a abordagem metodológica do Design Thinking, neste sentido foram observados 3 grandes desafios:
1 - Comunicação "Passiva": melhoria da acessibilidade dos usuários (as) e da qualidade das respostas, quando solicitadas (atualização do site, BI, Assistente virtual, Chatbot, Chat GPT, etc.)
2 - Comunicação "Ativa": imprimir um comportamento mais proativo da coordenadoria, de tal sorte que as informações sejam constantemente atualizadas e repassadas automaticamente aos referidos beneficiários via aplicativo de mensagem, e-mail, redes sociais, etc.
3 - Informar a estimativa de prazo para pagamento do precatório.
Desta feita, tais desafios guiaram a ideação e prototipação do Projeto.
Quais os objetivos do Projeto Zé Preca?
O Zé Preca visa ao aperfeiçoamento da comunicação externa com os beneficiários(as) de precatório facilitando o acesso e acompanhamento do andamento dos precatórios, com a utilização de painel de BI, chatbot, assistente virtual e inteligência artificial (IA). Além disso, o ZEPRECA busca facilitar o entendimento da disciplina de precatórios.
Objetiva-se, ainda, a melhoria da acessibilidade dos usuários(as) e da qualidade das respostas, quando solicitadas, bem como estabelecer um comportamento mais proativo da coordenadoria, a fim de que as informações sejam constantemente atualizadas e acessíveis via aplicativo de mensagem, e-mail e redes sociais.
Além disso, a intenção do Projeto é informar uma estimativa de prazo para pagamento do precatório.
Para o alcance desses objetivos, o Projeto Zé Preca utilizará linguagem simples e acessível aos usuários, repassando as informações através de um personagem, o José do Precatório do Estado do Pará, vulgo Zé Preca.
O Zé Preca tem domínio sobre a disciplina de precatórios e será um anfitrião no novo site, guiando e informando os usuários com uma linguagem comum e sem "jurisdiquês".
Quais o(s) objetivo(s) de desenvolvimento sustentável se relaciona(m) com o Projeto?
O Projeto Zé Preca está relacionado ao Objetivo 16, mais especificamente aos subitens 16.3, 16.6 e 16.10, quais sejam:
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
16.3. Promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.
16.6. Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes e todos os níveis.
16.10. Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais.
Qual a aplicabilidade do Projeto?
O Projeto Zé Preca é aplicável em todos os Tribunais e pode ser estendido para outros setores do Poder Judiciário, inclusive no que diz respeito à comunicação com as partes e advogados dos processos judiciais.
Cronograma do Projeto
Whiteboard do Projeto
- E-mail do laboratório: lab.paidegua@tjpa.jus.br